Edição V. 18, Ed. 19 - 25/09/2018

A condição autoral em vias de extinção: o plágio no universo escolar e acadêmico

Formação de Professores

As facilidades trazidas pelo mundo digital podem ser utilizadas de forma oportunista, irresponsável, criminosa, pelo desrespeito à produtividade intelectual: é o plágio, em suas várias formas. O Código Penal Brasileiro prevê punições para os que o praticam e existem programas de computador que ajudam a identificar essa prática, mas o primeiro passo tem que ser dado por professores de todos os níveis de ensino.

Leia este artigo

As contribuições da hermenêutica gadameriana para o processo ensino-aprendizagem

Formação de Professores

O artigo apresenta os resultados de pesquisa bibliográfica sobre a importância da Hermenêutica Filosófica de Gadamer e suas contribuições para a educação. Destaca os conceitos de diálogo, experiência e compreensão, como conceitos chave que se aplicam à educação. Mostra a importância da experiência e a possibilidade de, por meio dela, haver uma educação para a transformação de sentidos.

Leia este artigo

As fake news e o ensino de Ciências e Biologia

Biologia e Biociências

A fim de aproximar do cotidiano os conhecimentos a serem trabalhados em Ciências e Biologia e motivar os estudantes, as fake news foram usadas para estudar diversos temas dessas áreas. Ao final, os grupos de alunos prepararam apresentações para os demais discentes da escola e identificaram características dessas notícias falsas, quase sempre alarmistas.

Leia este artigo

Ritmos e expressões musicais: uma experiência

Educação Artística

Uma experiência em Educação Infantil desenvolve a prática de confecção de instrumentos de percussão, a descoberta de sons corporais, o conhecimento de elementos da música e provoca a emoção das crianças.

Leia este artigo

Projeto Maré de Poemas: relatando experiências pedagógicas e educacionais

Cidadania e Comportamento

Projeto desenvolvido por uma ONG leva educadores, programadores visuais e artistas de diversas áreas a elaborar um concurso de poesias para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA nas escolas de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, com base em temáticas atuais e objetivando incentivar a leitura e a escrita – especialmente da literatura brasileira.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco