Edição V. 18, Ed. 21 - 23/10/2018

A interdisciplinaridade está interligada à Educação e busca construir um novo paradigma escolar

Educação a Distância e Formação de Professores

É possível identificar o sentido da interação entre as diversas disciplinas no processo de reorganização do saber ao observar a importância da tarefa do professor como mediador do processo de ensino e aprendizagem, de não se deixar aprisionar pelo medo ou pelo comodismo. Ao buscar subsídios teóricos e metodológicos para ressignificar o aprender, amplia o universo de conhecimentos do seu aluno, estabelecendo pontes entre o objeto do conhecimento e o sujeito da aprendizagem.

Leia este artigo

O olhar dos professores sobre as avaliações externas e seus impactos nas práticas pedagógicas

Formação de Professores e Política Educacional

Avaliações externas redirecionam metas para as unidades escolares pelo bom desempenho das escolas; as avaliações têm o objetivo de relacionar a permanência do aluno na escola com a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Enem é apontando como uma das principais avaliações, que pedem estratégias para melhorar as habilidades dos alunos na busca de bons resultados; outros veem essas avaliações como um ranking que gera desigualdade e competição entre escolas ao invés de trazer melhorias.

Leia este artigo

Paraquedas, funções e computadores: por que não programar?

Matemática

Este artigo é destinado aos professores de Ensino Médio que tentam alternativas para o ensino de Matemática. A forte inclinação das atuais gerações para o uso do computador parece ser combustível para uma resposta negativa ao aprendizado da “rainha de todas as ciências”. Utilizando fatos históricos e rudimentos de Física, o conceito de função é trazido à tona e mostra sua força diante do mundo real, num contexto fascinante: foguetemodelismo, para mostrar a potencialidade do computador, que vai muito além de seu uso recreativo.

Leia este artigo

Biologia na palma da mão – desenvolvimento do aplicativo BioAulas

Biologia e Biociências

As tecnologias da informação e da comunicação, por sua combinação de informática e telecomunicações, permitem o acesso das pessoas a conteúdos disponibilizados a distância, graças à difusão das informações. Um aplicativo de celular permite que os alunos tenham acesso aos conteúdos abordados nas aulas de Biologia, o que reduz a preocupação e o tempo gasto para copiar as anotações feitas no quadro-negro.

Leia este artigo

O professor-pesquisador na Educação Básica: da teoria à pratica, na produção do conhecimento

Formação de Professores

A construção do conhecimento se dá de diversas formas, e há algumas que são mais propícias à educação; por isso é preciso levar à escola a metodologia científica de pensar e fazer os processos de ensino e aprendizagem. Para isso, é preciso também desenvolver as características e condições de leitura e escrita, de modo que as informações sejam trabalhadas da melhor forma.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco