Edição V. 18, Ed. 22 - 06/11/2018

Contribuições para a formação inicial docente em Matemática – Experiências do Projeto Bolsa Licenciatura

Matemática

Algumas atividades desenvolvidas com alunos de turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio trabalharam conceitos matemáticos que costumam trazer dificuldades de aprendizagem. Dentro do projeto de supervisão do estágio, foi possível desenvolver com os licenciandos práticas docentes que certamente contribuirão para sua prática posterior em sala de aula

Leia este artigo

A importância da aprendizagem filosófica na Educação Básica na realização das atividades cotidianas

Filosofia

A exibição do filme Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, ajuda a construir a capacidade de filosofar sobre aspectos do cotidiano de um estudante dedicado, a fim de encontrar formas para compreender sua existência, dar-lhe um significado, buscando um rumo a seguir.

Leia este artigo

Aspectos históricos da educação e do ensino de Ciências no Brasil: do século XVI ao século XX

História

A história do ensino de Ciências no Brasil sofre as consequências das mudanças políticas no país, ainda na época da Colônia, a começar pela educação dada pelos jesuítas logo após a chegada dos portugueses e até os dias atuais, com as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as diretrizes curriculares.

Leia este artigo

Quatro olhares sobre o Projeto Maré Postal

Educação Artística

Um projeto ligado às Artes, desenvolvido por uma ONG da Paraíba, vem apresentando resultados relevantes para as escolas envolvidas e traz mudanças de comportamento de estudantes matriculados na Educação Básica, motivando sua participação nos encontros e cerimônias de entrega de prêmios.

Leia este artigo

História da África e cultura afro-brasileira: desafios e possibilidades no contexto escolar

História

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da obrigatoriedade de abordar a História da África e da Cultura Afro-Brasileira valorizando a contribuição dos africanos para a formação da nossa cultura e, entre outros aspectos, a superação de preconceitos. Uma pesquisa de campo permitiu conhecer o que pensam os professores sobre a obrigatoriedade do trabalho com a temática, qual a importância, as dificuldades de realizar o trabalho com esse tema, entre outros aspectos. Os resultados deixam claro, que para a concretização plena da lei, é necessário que haja formação para os profissionais desenvolverem de forma satisfatória essa temática.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

20/10 às 18h | Mulheres na EaD: partilhando experiências e realidades antes e durante a pandemia

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco