Edição V. 19, Ed. 11 - 11/06/2019
Os efeitos do absenteísmo docente no desempenho discente: um estudo na Educação Básica pública
Avaliação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional
Esta pesquisa tem como objetivo relacionar a influência do absenteísmo docente por doença ao desempenho discente medido pelo (Ideb). Foram analisados e contrastados os resultados do Ideb com o absenteísmo por doença de professores. Foram pesquisados, junto à Seplag-MG, os dados primários sobre absenteísmo justificado de professores estaduais e resultados do Ideb. Para testar se as variáveis absenteísmo docente e Ideb apresentavam o mesmo comportamento, foi utilizado o teste estatístico de Mann-Whitney.
Leia este artigoDesafios em contextualizar o currículo da Escola Municipal Joaquim Rodrigues de Sousa Martins
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula
O artigo reflete sobre o currículo de uma escola municipal de Picos/PI, a fim de construir um currículo contextualizado que desperte o interesse da população local para uma nova visão dos saberes e experiências da comunidade. Os resultados mostram que a escola enfrenta desafios, pois apresenta dificuldades em relação à política local, à cultura e à falta de orientação de muitos professores, que estão pouco preparados para trabalhar com base na contextualização do currículo.
Leia este artigoUso das TDICs na inclusão de um aluno autista: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula
Esta pesquisa objetivou analisar o uso das TDICs no processo de inclusão escolar de um aluno com laudo de autismo na turma do 3º ano de uma escola particular em Contagem/MG. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi observação participativa. O método escolhido foi um estudo de caso. Os resultados apontam avanço na aprendizagem da criança com o uso da tecnologia em sala de aula, com jogos matemáticos e a comunicação alternativa.
Leia este artigoIdeia intuitiva de limite usando o círculo e a circunferência
Matemática e Vivências de Sala de Aula
Este trabalho apresenta um relato de experiência na disciplina Análise, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. Tal atividade consistiu em elaborar e aplicar uma aula que trate de algum conteúdo matemático cujas ideias advenham da Análise, de maneira problematizada. Abordamos a noção intuitiva de limite através da área do círculo em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de um colégio estadual no subúrbio do Rio de Janeiro. A abordagem de maneira problematizada permitiu discutir ideias e ouvir os educandos, construindo uma prática não convencional com uso de vídeos e material concreto.
Leia este artigoDesign Thinking como oportunidade para fortalecer a carreira docente
Formação de ProfessoresO Design Thinking pode servir para orientar e fomentar a carreira de professor, que tem sido pouco procurada nas universidades públicas e privadas que oferecem cursos de licenciatura. Repensar a prática docente pode ser um caminho para recuperar a importância de uma profissão essencial para a sociedade.
Leia este artigoAnseios para uma Escola do/no século XXI a partir de uma proposta pedagógica libertadora
Formação de Professores e Instituição EscolaO currículo deve se adequar aos pressupostos de uma educação dialógica, problematizadora, mais do que ser uma listagem de conteúdos inseridos em disciplinas, dando significado aos eventos que fazem parte da escola, a fim de formar cidadãos criteriosos, críticos e não subalternos.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui