Edição V. 19, Ed. 11 - 11/06/2019

Os efeitos do absenteísmo docente no desempenho discente: um estudo na Educação Básica pública

Avaliação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Esta pesquisa tem como objetivo relacionar a influência do absenteísmo docente por doença ao desempenho discente medido pelo (Ideb). Foram analisados e contrastados os resultados do Ideb com o absenteísmo por doença de professores. Foram pesquisados, junto à Seplag-MG, os dados primários sobre absenteísmo justificado de professores estaduais e resultados do Ideb. Para testar se as variáveis absenteísmo docente e Ideb apresentavam o mesmo comportamento, foi utilizado o teste estatístico de Mann-Whitney.

Leia este artigo

Desafios em contextualizar o currículo da Escola Municipal Joaquim Rodrigues de Sousa Martins

Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O artigo reflete sobre o currículo de uma escola municipal de Picos/PI, a fim de construir um currículo contextualizado que desperte o interesse da população local para uma nova visão dos saberes e experiências da comunidade. Os resultados mostram que a escola enfrenta desafios, pois apresenta dificuldades em relação à política local, à cultura e à falta de orientação de muitos professores, que estão pouco preparados para trabalhar com base na contextualização do currículo.

Leia este artigo

Uso das TDICs na inclusão de um aluno autista: um estudo de caso

Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa objetivou analisar o uso das TDICs no processo de inclusão escolar de um aluno com laudo de autismo na turma do 3º ano de uma escola particular em Contagem/MG. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi observação participativa. O método escolhido foi um estudo de caso. Os resultados apontam avanço na aprendizagem da criança com o uso da tecnologia em sala de aula, com jogos matemáticos e a comunicação alternativa.

Leia este artigo

Ideia intuitiva de limite usando o círculo e a circunferência

Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta um relato de experiência na disciplina Análise, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. Tal atividade consistiu em elaborar e aplicar uma aula que trate de algum conteúdo matemático cujas ideias advenham da Análise, de maneira problematizada. Abordamos a noção intuitiva de limite através da área do círculo em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de um colégio estadual no subúrbio do Rio de Janeiro. A abordagem de maneira problematizada permitiu discutir ideias e ouvir os educandos, construindo uma prática não convencional com uso de vídeos e material concreto.

Leia este artigo

Design Thinking como oportunidade para fortalecer a carreira docente

Formação de Professores

O Design Thinking pode servir para orientar e fomentar a carreira de professor, que tem sido pouco procurada nas universidades públicas e privadas que oferecem cursos de licenciatura. Repensar a prática docente pode ser um caminho para recuperar a importância de uma profissão essencial para a sociedade.

Leia este artigo

Anseios para uma Escola do/no século XXI a partir de uma proposta pedagógica libertadora

Formação de Professores e Instituição Escola

O currículo deve se adequar aos pressupostos de uma educação dialógica, problematizadora, mais do que ser uma listagem de conteúdos inseridos em disciplinas, dando significado aos eventos que fazem parte da escola, a fim de formar cidadãos criteriosos, críticos e não subalternos.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco