Edição V. 19, Ed. 16 - 13/08/2019

Documentos históricos: ferramenta do historiador e da práxis pedagógica do docente

História e Formação de Professores

Há muitos anos, os documentos históricos eram utilizados no método pedagógico tradicional como comprovação de que algo aconteceu ou como reforço de conteúdo. Este artigo busca refletir sobre eles e seu uso pedagógico nas escolas. Por revisão bibliográfica, foi possível refletir sobre a utilidade e funcionalidade para o ensino, com o aporte teórico de autores como Haidt, Hobsbawm e Libâneo, entre outros.

Leia este artigo

Políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Educação a Distância e Política Educacional

Este estudo apresenta uma análise das políticas públicas desenvolvidas para a Educação de Jovens e Adultos, marcadas pelas campanhas de alfabetização e por características de provisoriedade. Apresenta as funções e finalidades específicas da EJA presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais, traz a discussão sobre a escola como local de excelência para a realização dos processos de ensino e aprendizagem em uma relação dialógica, dialética, democrática, inclusiva e problematizadora numa sociedade multicultural e reflete sobre uma recente resolução que apresenta a Educação a Distância como possibilidade de realização na EJA, desconsiderando que o reingresso de muitos adultos à escola é permeado por dificuldades de um hiato temporal.

Leia este artigo

Abordagem da temática ambiental no 1º ciclo do Ensino Fundamental: propostas didáticas e reflexões

Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Química e Vivências de Sala de Aula

As ações do ser humano afetam a natureza e a qualidade de vida no nosso planeta. Por isso, as atividades relacionadas à Educação Ambiental dizem respeito a todos os níveis de educação. Este trabalho apresenta atividades pensadas por alunos de uma escola normal para que fossem utilizadas no primeiro segmento do Ensino Fundamental.

Leia este artigo

Produção de vídeos em aulas de Biologia por alunos do Ensino Médio

Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Neste trabalho, analisa-se uma proposta pedagógica que envolveu a produção de vídeos por alunos como estratégia para facilitar o aprendizado da temática proposta em aulas de Biologia do Ensino Médio e a recepção desses vídeos por estudantes espectadores. São quatro vídeos e as respostas dadas a um questionário pelos estudantes produtores e espectadores sobre os vídeos exibidos e sobre o aprendizado decorrente da atividade proposta. Os alunos tiveram seu aprendizado favorecido em relação ao conteúdo proposto e puderam explicitar sua criatividade por meio dos vídeos produzidos.

Leia este artigo

Seleção de mediadores e conteudistas - Diretoria de Extensão

Inscrições abertas

Informações:
https://www.cecierj.edu.br/extensao/

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Caminho para a liberdade

Mirian Goldenberg faz um resumo do clássico estudo de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina: “O segundo sexo".

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco