Edição V. 19, Ed. 22 - 24/09/2019
Como você aprende? Escuta ativa sobre o processo de aprendizagem de alunos de uma turma de 9º ano nas aulas de Ciências
Biologia e Biociências, Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaAo buscar um novo olhar para a prática docente e a forma como os alunos aprendem, este estudo investigou a forma como os alunos gostariam de aprender e ser avaliados nas aulas de Ciências, com o objetivo de favorecer uma maior participação dos educandos no ambiente escolar diante dos conteúdos curriculares propostos em cada ano de escolaridade. A pesquisa ocorreu em um colégio estadual localizado no Município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, com um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Este trabalho é de natureza qualitativa, de cunho exploratório, tendo como instrumentos de mapeamento questionário e diário de bordo. Após a análise dos resultados, percebemos que a presença da afetividade e do lúdico é algo desejado pelos alunos nas aulas e as avaliações são preferidas pela maioria dos alunos no modelo tradicional de ensino.
Leia este artigo“Peça pena severa para quem me dá artilharia”: medidas socioeducativas e a educação
Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo mostra o que são as medidas socioeducativas e como a sociedade vê esse jovem socioeducando, entender o conceito de ato infracional do ponto de vista do ECA, além das medidas socioeducativas e a educação. As medidas não estão cumprindo seu papel ressocializador. Nossa sociedade cai no erro sempre ao pensar em formas mais eficazes e duras de punição.
Leia este artigoConscientização para hábitos alimentares saudáveis na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Biologia e BiociênciasO conteúdo relacionado à saúde deve ser tratado como tema transversal nas escolas e em todos os níveis de ensino, visto que está relacionado ao bem-estar das crianças e à manutenção da saúde na vida adulta. O presente trabalho apresenta um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Waldomiro Pitta, localizado em Cambuci/RJ, com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável.
Leia este artigoA pedagogia engajada e a práxis da transformação do mundo – um ensaio sobre a educação libertadora
Formação de Professores e Política EducacionalÉ preciso que os educadores se engajem no processo de uma educação libertadora, pois não há prioridade entre lutas econômicas, sociais, políticas, culturais e/ou educacionais. O que há é uma estrutura de poder hegemônico que precisa ser combatido. Removido. Superado. É preciso ter disposição para a mudança.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui