Edição V. 19, Ed. 22 - 24/09/2019

Como você aprende? Escuta ativa sobre o processo de aprendizagem de alunos de uma turma de 9º ano nas aulas de Ciências

Biologia e Biociências, Avaliação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Ao buscar um novo olhar para a prática docente e a forma como os alunos aprendem, este estudo investigou a forma como os alunos gostariam de aprender e ser avaliados nas aulas de Ciências, com o objetivo de favorecer uma maior participação dos educandos no ambiente escolar diante dos conteúdos curriculares propostos em cada ano de escolaridade. A pesquisa ocorreu em um colégio estadual localizado no Município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, com um grupo de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Este trabalho é de natureza qualitativa, de cunho exploratório, tendo como instrumentos de mapeamento questionário e diário de bordo. Após a análise dos resultados, percebemos que a presença da afetividade e do lúdico é algo desejado pelos alunos nas aulas e as avaliações são preferidas pela maioria dos alunos no modelo tradicional de ensino.

Leia este artigo

“Peça pena severa para quem me dá artilharia”: medidas socioeducativas e a educação

Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo mostra o que são as medidas socioeducativas e como a sociedade vê esse jovem socioeducando, entender o conceito de ato infracional do ponto de vista do ECA, além das medidas socioeducativas e a educação. As medidas não estão cumprindo seu papel ressocializador. Nossa sociedade cai no erro sempre ao pensar em formas mais eficazes e duras de punição.

Leia este artigo

Conscientização para hábitos alimentares saudáveis na escola

Nutrição e Alimentos, Saúde e Biologia e Biociências

O conteúdo relacionado à saúde deve ser tratado como tema transversal nas escolas e em todos os níveis de ensino, visto que está relacionado ao bem-estar das crianças e à manutenção da saúde na vida adulta. O presente trabalho apresenta um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Waldomiro Pitta, localizado em Cambuci/RJ, com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável.

Leia este artigo

A pedagogia engajada e a práxis da transformação do mundo – um ensaio sobre a educação libertadora

Formação de Professores e Política Educacional

É preciso que os educadores se engajem no processo de uma educação libertadora, pois não há prioridade entre lutas econômicas, sociais, políticas, culturais e/ou educacionais. O que há é uma estrutura de poder hegemônico que precisa ser combatido. Removido. Superado. É preciso ter disposição para a mudança.

Leia este artigo

Filosofia e Pandemia: o mundo pós-isolamento social

Vamos tratar dos temas EAD, Gamificação e Ensino Híbrido

Canal no YOUTUBE: Acesse aqui

Bate papo sobre o ensino de História

Clique na imagem para ver a programação:

Live no canal Youtube LAPEHIS UFVJM: bit.ly/3h3aBXF

Seminário Virtual Internacional do Grupo Educação, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video no link: https://youtu.be/ckWJGWZfFnM

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco