Edição V. 19, Ed. 29 - 12/11/2019

Relatório de um estágio supervisionado em Sociologia

Antropologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A pesquisa realizada para conclusão da disciplina Estágio Supervisionado em uma escola de tempo integral localizada no interior cearense mostra que é possível alcançar uma educação de qualidade numa escola pública, em que os atores (professores, alunos, servidores, gestores) sejam respeitados e considerados corresponsáveis pelas ações educativas.

Leia este artigo

Febre terçã

Saúde, Antropologia, Psicologia, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Dentro de um ônibus velho, lotado e tórrido, num dia de muito calor e numa viagem longa atravessando várias ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, várias coisas podem acontecer, além da conversa das amigas. E muitas vezes essas coisas acontecem mesmo.

Leia este artigo

Dislexia: apontamentos e reflexões

Educação Especial e Inclusiva

Com o aumento do número de crianças com necessidades educacionais especiais, incluindo disléxicas, é necessária a atenção primordial de gestores e professores em relação a elas, de modo a conduzir o processo educativo de maneira a contribuir para que elas construam seu conhecimento da melhor maneira possível.

Leia este artigo

Rotação por Estações no ensino de Biologia: uma experiência com metodologias ativas em turmas da EJA e do Ensino Médio

Biologia e Biociências, Computação e Tecnologias, Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

Consenso entre os estudiosos, a evasão escolar é um dos grandes desafios da educação, especialmente nos segmentos que ocorrem no terceiro turno. Este trabalho relata uma experiência com a aplicação da metodologia ativa Rotação por Estações no ensino de Biologia em turmas do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos do terceiro turno em escolas públicas do Rio de Janeiro. Os dados coletados indicaram melhoras no desempenho dos alunos, no engajamento para realização das tarefas, na frequência às aulas e redução na evasão.

Leia este artigo

Entre práticas e teorias: Subprojeto Letras/Português sob o olhar dos residentes do Programa de Residência Pedagógica da UFPI

Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este estudo tem como objetivo retratar como foi concebido, concretizado e desenvolvido o Subprojeto Letras/Português, do Programa de Residência Pedagógica da UFPI. Foi realizada análise documental dos relatórios de residentes de escolas-campo, de modo a conhecer suas avaliações e pontos de vista. Como pressupostos teóricos, utilizamos autores que postulam a importância da articulação entre práticas e teorias para a formação inicial de professores. Verificamos que a experiência foi bem-sucedida na aproximação da teoria à prática; a articulação foi favorecida por um trabalho conjunto e plural entre todos os atores que fazem o PRP da UFPI e pela receptividade positiva dos que atuam nas escolas-campo.

Leia este artigo

COVID-19

Coronavírus: O que você precisa saber e fazer

coronavirus.saude.gov.br.

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Caminho para a liberdade

Mirian Goldenberg faz um resumo do clássico estudo de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina: “O segundo sexo".

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco