Edição V. 20, Ed. 16 - 05/05/2020

Desafios da docência: enfrentamentos do fazer pedagógico na formação dos professores na contemporaneidade

Formação de Professores e Política Educacional

O presente artigo, de cunho qualitativo, tem como objetivo descrever os embates que envolvem a formação dos professores no que tange ao atendimento ao público diversificado na contemporaneidade, numa abordagem da complexidade do trabalho dos docentes e os desafios que enfrentam na dinâmica que envolve tanto domínios de conhecimentos e processos de ensino quanto as relações existentes no campo da afetividade no âmbito das organizações e representações escolares. No texto busca-se também o reconhecimento das pesquisas desenvolvidas por pesquisadores com vistas ao desdobramento dos vieses que compõem os conceitos e estudos sobre a formação profissional no embate da contemporaneidade, em que discorrem questionamentos e abordagens sobre formação de professores, análise do comportamento e afetividade docente. Desse modo a formação docente corporifica-se como um dos grandes desafios da contemporaneidade; o papel do educador revela uma representatividade crucial na consolidação de futuros profissionais que exerçam sua profissionalidade de forma consciente.

Leia este artigo

Aprendizagem significativa por meio da automação residencial e mapas conceituais: conhecimentos prévios de alunos sobre energia

Física

Neste artigo são feitas considerações gerais de uma investigação que é a primeira etapa de uma pesquisa de doutorado em Ensino. O principal objetivo foi coletar informações sobre o ponto de vista de estudantes do 3º ano do Ensino Médio a respeito do uso de mapas conceituais e de protótipos de automação residencial no processo de ensino-aprendizagem do conceito de energia.

Leia este artigo

Uma página por dia - sugestão a um guia espiritual

Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Física, Filosofia e Política Educacional

Uma carta escrita a um guru indiano procura discutir as relações entre a Ciência e a filosofia, a fé e as experiências, devoção e avanço tecnológico. Apresenta uma proposta para levar o mundo a uma evolução científica vinculada ao autoconhecimento, ao despertar para a Ciência como ferramenta para melhorar o mundo para todos.

Leia este artigo

Políticas públicas na Educação brasileira: viabilidade da execução das 20 metas do PNE nas perspectivas pedagógicas e sociais

Política Educacional

O presente estudo pretende apresentar uma discussão pautada na análise sobre a viabilidade da execução das 20 metas propostas pelo Plano Nacional de Educação para o decênio de 2014-2024. De forma crítica, o estudo contrapõe as referidas metas diante da práxis pedagógica e da social, haja vista todos os pressupostos teóricos previamente estabelecidos para superar as dificuldades educacionais históricas nesses referidos setores. O estudo lança mão do debate aberto acerca da execução e monitoramento das atuais políticas públicas no que se refere ao cumprimento do PNE, tendo em vista o início de sua segunda etapa de vigência, em 2019. Metodologicamente, o estudo ancora-se nos aspectos de pesquisa quantitativa com orientação básica e com aprofundamentos exploratórios. Os resultados revelam o nível de investimento e preocupação dedicados à execução do plano e sua relevância; o trabalho poderá servir como base a futuras pesquisas na educação básica brasileira.

Leia este artigo

O estágio supervisionado como caminho à atuação do licenciado em Pedagogia

Formação de Professores

Na licenciatura em Pedagogia, o estágio supervisionado possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências, pois permite ao futuro professor ajustar sua própria prática ainda durante a sua graduação e, assim, ter a possibilidade de se modificar, adequar e entender a atuação profissional ao longo do processo. Sem isso, a teoria se desconectaria da prática e esta se tornaria desconexa da teoria, o que dificultaria a atuação do licenciado na sala de aula.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

18/08 a 15/09 às 20h | A inesperada aventura da escola em casa

Veja a programação. Assista aos diálogos:

instagram.com/livrariadatravessa

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco