Edição V. 20, Ed. 25 - 07/07/2020
Educação Infantil e dificuldades de aprendizagem: a hiperatividade trabalhada por meio de estratégias de ensino
Educação Especial e InclusivaO presente estudo apresenta, de forma ampla, uma discussão acerca das principais abordagens pedagógicas para trabalhar a carência e a dificuldade de aprendizagem de crianças hiperativas em sala de aula. O objetivo principal é evidenciar um conjunto de atividades tidas como estratégicas para alcançar um ritmo de ensino-aprendizagem concomitante aos conteúdos e abordagens metodológicas apresentadas, bem como o acompanhamento das atividades propostas. O aporte teórico lança mão das contribuições de autores como Rufino, Lima e Cavalcante, Vygotsky e Piaget dentre outros. É feita uma abordagem de natureza qualitativa, com vistas à revisão de literatura. O estudo apresenta possibilidades do trabalho pedagógico de maneira viável, principalmente no que se refere a toda uma conjuntura que descreve o trabalho pedagógico com crianças hiperativas.
Leia este artigoVamos aprender brincando, ou melhor, jogando
GeografiaUma atividade de Geografia utilizando um software de apresentação dá aos alunos protagonismo no processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar a interação entre eles e despertar o interesse pelos conteúdos trabalhados. É a prova de que a ludicidade e as tecnologias podem contribuir muito para a educação.
Leia este artigoTópicos especiais acerca das relações raciais nos anos 1930-1950
Antropologia, História e SociologiaO presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica; tem como objetivo primordial discutir os motivos pelos quais a Unesco patrocinou uma série de pesquisas sobre as relações raciais no Brasil. Para tanto, autores como Maio, Souza, Viana e Guimarães foram estudados para o desenvolvimento epistemológico.
Leia este artigoUma abordagem interdisciplinar para o estudo da fotossíntese no Ensino Fundamental
Biologia e Biociências, Física e Vivências de Sala de AulaDois experimentos realizados com materiais simples e de fácil aquisição contribuem para estudar de maneira interdisciplinar o fenômeno da fotossíntese. São atividades planejadas para turmas do Ensino Fundamental, a fim de ajudar na construção do conhecimento das Ciências da Natureza e garantir a alfabetização científica dos alunos.
Leia este artigoCine-debate: abordando a importância das áreas verdes através de Cienciarte
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Espaços UrbanosA escassez de áreas verdes é um problema socioambiental que compromete em diversos aspectos a vida das pessoas, sendo considerada uma questão de saúde pública que afeta principalmente populações de baixa renda residentes em grandes aglomerados urbanos. O ambiente escolar é um espaço privilegiado para a abordagem desse problema, de forma a se despertar o interesse dos estudantes para a questão, visando ao debate e seu enfrentamento pela participação social. A questão motivadora do desenvolvimento desta atividade foi: como abordar a importância das áreas verdes de uma forma artística e lúdica? O trabalho relatado aqui se deu baseado no aporte metodológico do cine-debate, fundamentando-se em Cienciarte. A atividade revelou-se uma forma diferente para a abordagem do tema, dando oportunidade à abstração, ao refletir e ao externar o pensamento por meio do diálogo, possibilitando ao educando um papel ativo no processo de aprendizagem.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui