Edição V. 20, Ed. 25 - 07/07/2020

Educação Infantil e dificuldades de aprendizagem: a hiperatividade trabalhada por meio de estratégias de ensino

Educação Especial e Inclusiva

O presente estudo apresenta, de forma ampla, uma discussão acerca das principais abordagens pedagógicas para trabalhar a carência e a dificuldade de aprendizagem de crianças hiperativas em sala de aula. O objetivo principal é evidenciar um conjunto de atividades tidas como estratégicas para alcançar um ritmo de ensino-aprendizagem concomitante aos conteúdos e abordagens metodológicas apresentadas, bem como o acompanhamento das atividades propostas. O aporte teórico lança mão das contribuições de autores como Rufino, Lima e Cavalcante, Vygotsky e Piaget dentre outros. É feita uma abordagem de natureza qualitativa, com vistas à revisão de literatura. O estudo apresenta possibilidades do trabalho pedagógico de maneira viável, principalmente no que se refere a toda uma conjuntura que descreve o trabalho pedagógico com crianças hiperativas.

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Vamos aprender brincando, ou melhor, jogando

Geografia

Uma atividade de Geografia utilizando um software de apresentação dá aos alunos protagonismo no processo de ensino-aprendizagem, além de incentivar a interação entre eles e despertar o interesse pelos conteúdos trabalhados. É a prova de que a ludicidade e as tecnologias podem contribuir muito para a educação.

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Tópicos especiais acerca das relações raciais nos anos 1930-1950

Antropologia, História e Sociologia

O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica; tem como objetivo primordial discutir os motivos pelos quais a Unesco patrocinou uma série de pesquisas sobre as relações raciais no Brasil. Para tanto, autores como Maio, Souza, Viana e Guimarães foram estudados para o desenvolvimento epistemológico.

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Uma abordagem interdisciplinar para o estudo da fotossíntese no Ensino Fundamental

Biologia e Biociências, Física e Vivências de Sala de Aula

Dois experimentos realizados com materiais simples e de fácil aquisição contribuem para estudar de maneira interdisciplinar o fenômeno da fotossíntese. São atividades planejadas para turmas do Ensino Fundamental, a fim de ajudar na construção do conhecimento das Ciências da Natureza e garantir a alfabetização científica dos alunos.

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Cine-debate: abordando a importância das áreas verdes através de Cienciarte

Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Espaços Urbanos

A escassez de áreas verdes é um problema socioambiental que compromete em diversos aspectos a vida das pessoas, sendo considerada uma questão de saúde pública que afeta principalmente populações de baixa renda residentes em grandes aglomerados urbanos. O ambiente escolar é um espaço privilegiado para a abordagem desse problema, de forma a se despertar o interesse dos estudantes para a questão, visando ao debate e seu enfrentamento pela participação social. A questão motivadora do desenvolvimento desta atividade foi: como abordar a importância das áreas verdes de uma forma artística e lúdica? O trabalho relatado aqui se deu baseado no aporte metodológico do cine-debate, fundamentando-se em Cienciarte. A atividade revelou-se uma forma diferente para a abordagem do tema, dando oportunidade à abstração, ao refletir e ao externar o pensamento por meio do diálogo, possibilitando ao educando um papel ativo no processo de aprendizagem.

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