Edição V. 20, Ed. 27 - 21/07/2020
A modelagem matemática como recurso de ensino e aprendizagem de expressões algébricas equivalentes em uma turma de 8º ano
Matemática e Vivências de Sala de AulaA escola e a Matemática devem trabalhar juntas para preparar seus discentes para a sociedade, formando cidadãos com responsabilidade, capazes de exercer crítica e ativamente qualquer função neste mundo permeado pela ciência e tecnologia. Uma experiência com balança pode contribuir para melhorar as atividades em sala de aula e garantir melhor aprendizagem.
Leia este artigoArte afro-brasileira e a Lei nº 10.639/03: reflexões
História da Educação, Educação Artística e Política EducacionalA vivência de docente da disciplina de Arte nos traz uma indagação constante com relação à temática afro, tema recorrente no currículo escolar de todas as séries da Educação Básica. Temos como objetivo reportar ao conceito de arte afro-brasileira e refletir sobre a Lei nº 10.639/03. O assunto que norteou a pesquisa foi a necessidade de aprofundamento de estudos com essa temática. A Lei foi promulgada há quase duas décadas e as discussões acerca dela são ainda recentes e jamais se esgotarão. Leis e documentos que sistematizam a temática afro-brasileira foram citados numa perspectiva diacrônica e sincrônica. O método utilizado nesta pesquisa é documental, baseado em vasta bibliografia. Nas considerações finais destaca-se a importância de trabalhar com a temática em toda a Educação Básica. A pesquisa se deu em vasto levantamento de documentos e leis sobre a temática e possibilitou diversas reflexões.
Leia este artigoInteligência emocional na Educação: o desenvolvimento de competências socioemocionais de alunos em uma instituição pública de ensino de Porciúncula/RJ
Vivências de Sala de AulaAo trabalhar a inteligência emocional dos alunos, o educador passa de transmissor de conhecimentos para facilitador de aprendizagens. É fundamental ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender a realidade escolar e a temática da afetividade com base em interações com os demais sujeitos da escola, propiciando espaços para a reestruturação de conhecimentos.
Leia este artigoEducação brasileira: trajetória e desafios
Instituição Escola, Outras Mais Específicas e Política EducacionalOs sistemas de educação brasileiros, tanto o público quanto o privado, apresentam dificuldades de evolução positiva por assumirem lógicas economicistas. Isso é comprovado pela permanência dos índices do Ideb que são divulgados. Para melhorar, é preciso que o Estado gerencie os recursos, a escola forme cidadãos conscientes e a sociedade esteja atenta para acompanhar os processos educacionais e se comprometa a buscar o bem-estar de toda a população.
Leia este artigoDos videogames à sala de aula: uma sequência de ensino para a Educação Patrimonial
História e Vivências de Sala de AulaEste trabalho relata uma experiência de ensino realizada no 7º ano do Ensino Fundamental nas disciplinas de História e Educação Patrimonial. Essa experiência demonstrou a necessidade da valorização e preservação da identidade regional. Os alunos reproduziram digitalmente o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natividade/TO, uma cidade do tempo do Brasil Colonial.
Leia este artigoSeção Divulgação Científica
Educação e pandemia
Pandemia e Educação na imprensa
11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino
13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira
26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar
Pesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."