Edição V. 20, Ed. 29 - 04/08/2020

Inclusão: um direito de todos

Educação Especial e Inclusiva

Inclusão é o processo de inserção de pessoas com deficiência no âmbito social. O alicerce para essa integração é a escola; as políticas públicas garantem essa implantação baseada em leis que lutam pela igualdade e pelo direito à educação para todos. A LDB/96 assegura esse direito às pessoas com necessidades educacionais especiais, exigindo adequação de currículos, métodos, técnicas e recursos para atender às especificidades, porém a realidade de hoje demonstra que as instituições de ensino não estão preparadas nem estruturadas para receber a nova demanda. Teóricos acreditam que a segregação não auxilia os deficientes nem os considerados normais e que a escola deveria, pelo currículo, valorizar as diferenças e competências de cada indivíduo.

Leia este artigo

Do projeto à ação: uma experiência cidadã com alunos de uma escola pública

Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Este artigo relata um projeto de uma escola da rede pública municipal de Mesquita/RJ; o conceito inicial era leitura e linguagens, mas foram tomadas as perspectivas de Paulo Freire, de leitura do mundo, para chegar a uma educação crítica. O tema foi, considerando a emancipação do município, falar de sua agricultura, de agricultura familiar e do uso de agrotóxicos. O trabalho envolveu visita à prefeitura e a um hortifrúti, com resultados bastante significativos.

Leia este artigo

Jogos da cultura popular e jogos eletrônicos na Educação Física Escolar: uma revisão integrativa com reflexões acerca da ludicidade, lazer, corpo e movimento

Educação Infantil, Educação Física e Folclore e Datas Importantes

Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre ludicidade, lazer, corpo e movimento inseridos nos estudos científicos correspondentes aos jogos da cultura popular e jogos eletrônicos. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Medline e Lilacs no período de 2010 a 2020 com uso das palavras-chave: “jogos da cultura popular”, “jogos eletrônicos” associados a “ludicidade”, “lazer”, “corpo” e “movimento”. Foram selecionados nove estudos. A análise dos artigos resultou nas categorias Ludicidade e Lazer e Corpo e Movimento. Conclui-se que os estudos demonstram que, com base no conteúdo jogos da cultura popular/tradicional, é possível uma prática pedagógica pela Educação Física, devido a suas características de participação ativa e de maneira lúdica dos sujeitos envolvidos; Jogos Eletrônicos complementam os Jogos da Cultura Popular no componente de Jogos e Brincadeiras na Educação Física, pois auxiliam na promoção de discussões e reflexões acerca de valores e significados importantes na formação dos alunos no campos da ludicidade, lazer, corpo e movimento.

Leia este artigo

A Covid-19, o retorno às aulas e o custo social do fechamento das escolas - o que pode ser feito?

Saúde, Geografia, História, Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O retorno às aulas no período pós-pandemia exige diversos critérios e movimentos de governos – em todas as esferas – e escolas para atender às orientações da Organização Mundial da Saúde. Enquanto isso, o ensino remoto vem mostrando que a desigualdade social se estende às condições educacionais – não só na escola como nas famílias, pois os recursos disponíveis têm níveis extremamente diferentes.

Leia este artigo

O uso de histórias em quadrinhos no ensino: teoria, prática e BNCC

Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo relata uma pesquisa em desenvolvimento sobre leitura e escrita, e discutimos o uso da HQ em sala de aula como recurso para estímulo. Com base na literatura, na BNCC e em dados preliminares do campo, apresentamos um caminho para a inserção dos quadrinhos em sala e reflexões iniciais sobre o tema.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco