Edição V. 20, Ed. 29 - 04/08/2020

Inclusão: um direito de todos

Educação Especial e Inclusiva

Inclusão é o processo de inserção de pessoas com deficiência no âmbito social. O alicerce para essa integração é a escola; as políticas públicas garantem essa implantação baseada em leis que lutam pela igualdade e pelo direito à educação para todos. A LDB/96 assegura esse direito às pessoas com necessidades educacionais especiais, exigindo adequação de currículos, métodos, técnicas e recursos para atender às especificidades, porém a realidade de hoje demonstra que as instituições de ensino não estão preparadas nem estruturadas para receber a nova demanda. Teóricos acreditam que a segregação não auxilia os deficientes nem os considerados normais e que a escola deveria, pelo currículo, valorizar as diferenças e competências de cada indivíduo.

Leia este artigo

Do projeto à ação: uma experiência cidadã com alunos de uma escola pública

Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Este artigo relata um projeto de uma escola da rede pública municipal de Mesquita/RJ; o conceito inicial era leitura e linguagens, mas foram tomadas as perspectivas de Paulo Freire, de leitura do mundo, para chegar a uma educação crítica. O tema foi, considerando a emancipação do município, falar de sua agricultura, de agricultura familiar e do uso de agrotóxicos. O trabalho envolveu visita à prefeitura e a um hortifrúti, com resultados bastante significativos.

Leia este artigo

Jogos da cultura popular e jogos eletrônicos na Educação Física Escolar: uma revisão integrativa com reflexões acerca da ludicidade, lazer, corpo e movimento

Educação Infantil, Educação Física e Folclore e Datas Importantes

Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre ludicidade, lazer, corpo e movimento inseridos nos estudos científicos correspondentes aos jogos da cultura popular e jogos eletrônicos. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Medline e Lilacs no período de 2010 a 2020 com uso das palavras-chave: “jogos da cultura popular”, “jogos eletrônicos” associados a “ludicidade”, “lazer”, “corpo” e “movimento”. Foram selecionados nove estudos. A análise dos artigos resultou nas categorias Ludicidade e Lazer e Corpo e Movimento. Conclui-se que os estudos demonstram que, com base no conteúdo jogos da cultura popular/tradicional, é possível uma prática pedagógica pela Educação Física, devido a suas características de participação ativa e de maneira lúdica dos sujeitos envolvidos; Jogos Eletrônicos complementam os Jogos da Cultura Popular no componente de Jogos e Brincadeiras na Educação Física, pois auxiliam na promoção de discussões e reflexões acerca de valores e significados importantes na formação dos alunos no campos da ludicidade, lazer, corpo e movimento.

Leia este artigo

A Covid-19, o retorno às aulas e o custo social do fechamento das escolas - o que pode ser feito?

Saúde, Geografia, História, Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O retorno às aulas no período pós-pandemia exige diversos critérios e movimentos de governos – em todas as esferas – e escolas para atender às orientações da Organização Mundial da Saúde. Enquanto isso, o ensino remoto vem mostrando que a desigualdade social se estende às condições educacionais – não só na escola como nas famílias, pois os recursos disponíveis têm níveis extremamente diferentes.

Leia este artigo

O uso de histórias em quadrinhos no ensino: teoria, prática e BNCC

Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo relata uma pesquisa em desenvolvimento sobre leitura e escrita, e discutimos o uso da HQ em sala de aula como recurso para estímulo. Com base na literatura, na BNCC e em dados preliminares do campo, apresentamos um caminho para a inserção dos quadrinhos em sala e reflexões iniciais sobre o tema.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco