Edição V. 20, Ed. 7 - 18/02/2020
A sala virtual como ferramenta de ensino e aprendizagem em Biologia
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaAs dificuldades dos alunos em Biologia podem ter relação com o tipo de metodologia utilizada pelo docente. Em tempos de uso constante de novas tecnologias, dispositivos móveis e internet, o professor pode fazer dessas ferramentas novos aliados. Nesse contexto, o uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Classroom contribui para o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem, além para a construção coletiva e colaborativa do conhecimento. Esse ambiente foi utilizado nas aulas de Biologia em uma turma de 1º ano de Ensino Médio em uma escola estadual da cidade de Formiga/MG. Os resultados mostram que a média das notas da turma sofreu considerável aumento, além de aprovação de 89% dos estudantes. Conclui-se com isso que essa plataforma, com o devido planejamento, pode fazer com que as aulas tornem-se mais dinâmicas, atrativas, contribuindo para a melhoria do desempenho acadêmico dos discentes.
Leia este artigoO Arco de Maguerez e a Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação em Saúde
Saúde e Biologia e BiociênciasA Educação em Saúde é uma das possibilidades de inserção da aprendizagem ativa, já que preconiza uma educação crítica, emancipatória e histórica na promoção da Saúde – e não o enfoque sobre as doenças. A Aprendizagem Baseada em Projetos pode sugerir questões e atividades e potencializar ações não apenas para o indivíduo como também para os seus espaços de vivência e atuação.
Leia este artigoInfância e criança sob o olhar de Cecília Meireles: uma leitura de suas crônicas no Diário de Notícias
História da EducaçãoEste texto pretende discutir o pensamento de Cecília Meireles sobre os conceitos de infância e criança, baseado em suas crônicas escritas de 1930 a 1933. Assumimos como pressuposto que os conceitos apresentados pela escritora constituem importante fonte de pesquisa para o estudo da história da infância e da criança, no Brasil da primeira metade do século XX. Lançamos mão, para isso, de estudos da Sociologia da Infância.
Leia este artigoA construção de maquetes físicas como recurso didático para o ensino de projeto arquitetônico na educação profissional técnica de nível médio
Avaliação, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasO objetivo deste trabalho é analisar a construção de maquetes físicas de edificações como ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico em um curso técnico de Edificações na modalidade Integrado ao Ensino Médio de uma escola da rede federal de ensino. Busca-se um melhor aprendizado para os alunos, estimulando sua criatividade e seu interesse pelo conteúdo por meio de uma adequação das aulas, considerando a identificação dos estilos de aprendizagem. Como a construção da maquete favoreceria os estilos preferenciais dos estudantes, definiram-se algumas diretrizes para que os alunos se desenvolvessem em todas as dimensões. Ao final da atividade, parte significativa dos alunos que experimentaram essa abordagem atestou a sensação de ter a compreensão das aulas melhorada em função do desenvolvimento da maquete física e do ensino direcionado, recomendando a atividade para as próximas turmas.
Leia este artigoO ensino da produção de textos escritos na Educação Básica: relato de uma prática com o gênero charge
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO trabalho com a produção de gêneros discursivos – escritos e multimodais – é extremamente relevante para a formação dos alunos, uma vez que contribui para a ampliação dos seus graus de letramento e de multiletramento. Contudo, antes de iniciar um trabalho de produção de textos, é preciso realizar atividades voltadas a familiarizar os alunos com as características sociocomunicativas do gênero que será produzido.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui