Edição V. 20, Ed. 9 - 10/03/2020

O ensino de História na perspectiva da Educação Inclusiva: desafios, possibilidades e estratégias para o Ensino Fundamental II

História e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem por proposta introduzir uma reflexão sobre o ensino de História numa perspectiva inclusiva, apontando para os desafios, possibilidades e estratégias metodológicas voltadas a alunos com deficiência nas séries do segundo segmento do Ensino Fundamental.

Leia este artigo

A experimentação no ensino de Ciências – reações químicas no Ensino Fundamental

Química e Vivências de Sala de Aula

O objetivo do presente relato de experiência é descrever as atividades experimentais desenvolvidas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Educação Básica do Município de Rubim/MG, em Ciências, envolvendo conteúdos relacionados às reações químicas e tipos de reações químicas.

Leia este artigo

Anorexia e bulimia em jovens estudantes: o transporte para a falsa perfeição

Nutrição e Alimentos e Saúde

Na última semana de fevereiro ao início de março de cada ano, ocorre a Semana Nacional de Conscientização sobre Desordem Alimentar nos Estados Unidos e no Canadá. Esse evento nos inspirou para ser tema deste trabalho. Abordamos riscos e mitos relacionados a transtornos alimentares: anorexia e bulimia. Analisando se poderia haver alguma relação entre a anorexia santa e a anorexia da contemporaneidade, descobrimos que há, sim, uma relação entre elas, pois nossas conclusões sugerem que não somente os padrões estéticos e os aspectos relacionados à saúde são os principais motivos do desenvolvimento dos distúrbios alimentares, mas também um ideal obsessivo de alcançar a perfeição ou medida angustiante de se expressar pela linguagem corporal. Além disso, conduzimos entrevista evidenciando essas constatações. Em virtude do que foi mencionado, expusemos falhas em relação a uma medida mais efetiva sobre a prevenção e tratamento dessas doenças no Brasil e trouxemos uma alternativa bem interessante para tratamento de transtorno alimentar: a iogaterapia que oferece mudança no comportamento e na visão de modo totalmente integrado à saúde emocional e física, que colabora bastante para o tratamento dessas doenças.

Leia este artigo

A importância das expressões algébricas no cálculo do índice de massa corporal (IMC)

Matemática

Uma atividade com turma de 8º ano trabalhou os conceitos de expressões algébricas usando como base o cálculo do índice de massa corporal, tornando as aulas mais dinâmicas e aplicáveis à vida dos estudantes, contribuindo de forma lúdica para a aprendizagem significativa desse conteúdo.

Leia este artigo

Estudo da alotropia do carbono utilizando a música em uma estratégia didática: evidências de uma aprendizagem significativa

Química e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho investigou o quanto a música pode ser utilizada em estratégia didática, facilitando o ensino-aprendizagem em Química. A pesquisa de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação, teve como referencial a Teoria de Aprendizagem Significativa e foi realizada com alunos do primeiro ano do Ensino Médio regular noturno. A coleta dos dados foi desenvolvida por meio de questionários, entrevistas dialógicas informais com os discentes e a análise da música A Causa e o Pó, do cantor e compositor Lenine. Aulas sobre ligação covalente, geometria molecular, propriedades dos materiais e o fenômeno da alotropia, com ênfase no elemento carbono, atuaram como organizadores prévios na formação de subsunçores. Os resultados indicam que a música melhora a atenção, a participação e, consequentemente, o interesse dos alunos, facilitando a assimilação dos conceitos e desenvolvendo habilidades e competências exigidas pelo processo de ensino-aprendizagem em Química.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco