Edição V. 21, Ed. 44 - 07/12/2021

Perspectivas e realidade da Educação Especial nas escolas estaduais urbanas e do campo no município de Santa Terezinha/MT

Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as perspectivas e realidades da Educação Especial nas escolas estaduais de Educação Básica no município de Santa Terezinha/MT. A situação problema deste estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, baseia-se em elencar os direitos dos estudantes com deficiência e/ou que necessitem atendimento especializado em relação ao acesso à educação no município de Santa Terezinha/MT. Para sua elaboração, realizamos pesquisa bibliográfica e em documentos oficiais, entrevista e aplicação de questionário.

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Wordwall: ferramenta digital auxiliando pedagogicamente a disciplina de Ciências

Educação a Distância

As frequentes mudanças que ocorrem no campo educacional exigem que o docente busque apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedagógica para auxiliar o professor de Ciências em sua metodologia, para dinamizar as aulas como forma de despertar a atenção dos alunos e inovar as práticas didáticas, tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem, significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma sequência didática a ser realizada nos momentos assíncronos por meio do Google Classroom.

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As interfaces entre a Tertúlia Literária Dialógica e as competências socioemocionais

Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta as interfaces da Tertúlia Literária Dialógica em analogia às competências socioemocionais. Aqui escolhemos analisar cinco competências: autoconhecimento, autocontrole, consciência social, habilidades sociais e tomada responsável de decisões. A Tertúlia Literária Dialógica é uma metodologia consolidada que oferece grandes benefícios por meio do desenvolvimento dos sete princípios apontados por Flecha: diálogo igualitário, dimensão instrumental, transformação, inteligência cultural, criação de sentido, solidariedade e igualdade de diferenças.

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Ensinar e aprender em tempos pandêmicos: (re)inventando práticas pedagógicas

Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta um breve recorte a partir de uma reflexão empírica sobre as práticas pedagógicas de professores em tempos pandêmicos. A intenção é abordar de forma qualitativa três aspectos importantes para a aprendizagem: o uso das tecnologias digitais nos processos de ensino-aprendizagem, a ação docente e o ato reflexivo sobre as estratégias de ensino. Nesse tripé, procura-se, com o suporte teórico de autores que abordam o tema, enriquecer as estratégias de ensino-aprendizagem com recursos digitais de extrema importância para o ensino em tempos de pandemia.

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Bullying na escola e suas implicações na aprendizagem

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O artigo discute impactos do bullying no processo de ensino-aprendizagem, elucidando as características dessa violência, seus personagens e possíveis causas. Aponta algumas medidas para a contenção dessa problemática, enfatizando a importância da parceria família-escola em sua prevenção e combate. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com suporte teórico de autores como Fante, Pereira e Silva, entre outros. Observa-se que os maus-tratos nas relações interpessoais podem contribuir para evasão escolar, assim como dificuldades de aprendizagem, problemas no psiquismo e na vida social dos alunos envolvidos.

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Ensino investigativo de Botânica em livros didáticos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental a partir da BNCC

Botânica, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A BNCC destaca o letramento científico como mecanismo para tornar os alunos ativos no processo de ensino-aprendizagem em ciências. O objetivo desta pesquisa foi analisar a abordagem investigativa de Botânica em livros didáticos do Ensino Fundamental com base na BNCC. Dentre os problemas identificados destaca-se a falta de atividades práticas, a falta de perspectiva evolutiva que favoreça a compreensão das características de cada grupo e seus processos adaptativos e a falta de contextualização do conteúdo, que o aproxime da realidade do aluno.

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