Edição V. 22, Ed. 3 - 25/01/2022

Análise expositiva e crítica do livro "Os sete saberes necessários à educação do futuro", de Edgard Morin

Instituição Escola

No livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Morin expõe pensamentos e análises importantes sobre problemas fundamentais da educação que até o momento vêm sendo deixados de lado, mas são essenciais para a educação do futuro. A linguagem utilizada é clara e de fácil compreensão; em alguns momentos, o autor cita outros filósofos e pensadores para reforçar suas ideias e proporcionar uma leitura mais dialógica. O objetivo é apontar estratégias para fazer acontecer uma educação de qualidade, mas sempre dando embasamento para justificar tais estratégias.

Leia este artigo

A importância de considerar o Fundeb como política pública de Estado na garantia do direito à Educação Básica

Direito e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo principal avaliar se a efetivação do direito à Educação Básica sofre implicações se o Fundeb for considerado política pública estatal. Definindo o caráter do fundo e avaliando alguns de seus aspectos financeiros, pretende-se analisar em que medida o programa contribui para a garantia do acesso à educação por parte da população brasileira e como a atribuição de um status estruturante pode se fazer necessária para que tais efeitos se prolonguem no tempo.

Leia este artigo

Relatório de estágio supervisionado no ensino de Ciências Naturais

Vivências de Sala de Aula

O Estágio Supervisionado II é um componente com o qual o estudante se insere no cotidiano escolar das escolas municipais. O início da regência é uma forma de preparação para a atuação profissional como professor e para maior experiência por meio da vivência em sala de aula. A regência só ocorre depois que as observações são realizadas no Estágio I. As atividades envolvem a caracterização e análise da unidade escolar, itinerância curricular formativa, objetivos educacionais como cronograma de aulas, plano de ensino, sequências didáticas e avaliações da aprendizagem.

Leia este artigo

Estratégias de ensino-aprendizagem nas salas ambientes

Educação Infantil

Este texto propõe compreender como são trabalhadas as estratégias de ensino-aprendizagem e as dificuldades para manutenção de um projeto com salas ambientes. Trata-se de uma pesquisa sobre a implantação e manutenção do referido projeto nas escolas municipais de Cuiabá. Os participantes são cinco gestores que iniciaram o trabalho com as salas ambientes desde sua implantação. A metodologia utilizada para este estudo é de Análise de Conteúdo; seu instrumento de coleta é entrevista semiestruturada. Sua manutenção envolve formação, estrutura física e dimensão social.

Leia este artigo

Carta de uma criança da classe popular a sua professora pós-ensino remoto

Filosofia, Psicologia, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Educação Física

Nestes tempos de pandemia, uma criança escreve uma carta para sua professora lamentando a falta de encontros com seus colegas, com a professora e as atividades da escola. Ela conta um pouco de seu cotidiano em casa, da expectativa inicial de volta às aulas presenciais às noites sem sono, só pensando em rever todas aquelas pessoas e aqueles ambientes tão familiares e queridos. “Todo dia a mesma coisa”. Lembra algumas dificuldades, como a falta de espaço em casa, não poder ver os coleguinhas pelo celular sempre, não poder brincar com os amiguinhos. Mas, para sua alegria, a segunda-feira está chegando.

Leia este artigo

História dos cuidados da saúde no ensino a partir da Educação Científica Baseada em Investigação

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Abordar questões de saúde na escola é de extrema importância, para possibilitar aos estudantes o entendimento da saúde na perspectiva que contempla questões sociais, culturais, emocionais e ambientais. Em vista disso, apresentamos uma proposta didática para trabalhar com a história do conceito de saúde e de cuidado em saúde. A atividade foi inspirada na metodologia da Educação Científica Baseada em Investigação (IBSE), que tem como objetivo incentivar o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem a partir de: envolvimento, exploração, explicação, partilha, ampliação e avaliação.

Leia este artigo

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Até 10/10 | Inscrições abertas para o programa Futuras Cientistas

O programa Futuras Cientistas oferece 470 vagas para alunas do 2º ano do Ensino Médio e suas professoras. As selecionadas recebem brindes exclusivos e bolsa-auxílio, além de vivenciar a experiência de fazer ciência.

Inscrições até 10 de outubro.
Confira o edital em: linktr.ee/futurascientistas

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

11/02 WhatsApp em sala de aula? Saiba como a ferramenta pode apoiar o ensino

Leia aqui


13/12 Lições para promover uma revolução na educação pública brasileira

Leia aqui


26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco