Edição V. 22, Ed. 3 - 25/01/2022

Análise expositiva e crítica do livro "Os sete saberes necessários à educação do futuro", de Edgard Morin

Instituição Escola

No livro Os sete saberes necessários à educação do futuro, Morin expõe pensamentos e análises importantes sobre problemas fundamentais da educação que até o momento vêm sendo deixados de lado, mas são essenciais para a educação do futuro. A linguagem utilizada é clara e de fácil compreensão; em alguns momentos, o autor cita outros filósofos e pensadores para reforçar suas ideias e proporcionar uma leitura mais dialógica. O objetivo é apontar estratégias para fazer acontecer uma educação de qualidade, mas sempre dando embasamento para justificar tais estratégias.

Leia este artigo

A importância de considerar o Fundeb como política pública de Estado na garantia do direito à Educação Básica

Direito e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo principal avaliar se a efetivação do direito à Educação Básica sofre implicações se o Fundeb for considerado política pública estatal. Definindo o caráter do fundo e avaliando alguns de seus aspectos financeiros, pretende-se analisar em que medida o programa contribui para a garantia do acesso à educação por parte da população brasileira e como a atribuição de um status estruturante pode se fazer necessária para que tais efeitos se prolonguem no tempo.

Leia este artigo

Relatório de estágio supervisionado no ensino de Ciências Naturais

Vivências de Sala de Aula

O Estágio Supervisionado II é um componente com o qual o estudante se insere no cotidiano escolar das escolas municipais. O início da regência é uma forma de preparação para a atuação profissional como professor e para maior experiência por meio da vivência em sala de aula. A regência só ocorre depois que as observações são realizadas no Estágio I. As atividades envolvem a caracterização e análise da unidade escolar, itinerância curricular formativa, objetivos educacionais como cronograma de aulas, plano de ensino, sequências didáticas e avaliações da aprendizagem.

Leia este artigo

Estratégias de ensino-aprendizagem nas salas ambientes

Educação Infantil

Este texto propõe compreender como são trabalhadas as estratégias de ensino-aprendizagem e as dificuldades para manutenção de um projeto com salas ambientes. Trata-se de uma pesquisa sobre a implantação e manutenção do referido projeto nas escolas municipais de Cuiabá. Os participantes são cinco gestores que iniciaram o trabalho com as salas ambientes desde sua implantação. A metodologia utilizada para este estudo é de Análise de Conteúdo; seu instrumento de coleta é entrevista semiestruturada. Sua manutenção envolve formação, estrutura física e dimensão social.

Leia este artigo

Carta de uma criança da classe popular a sua professora pós-ensino remoto

Filosofia, Psicologia, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Educação Física

Nestes tempos de pandemia, uma criança escreve uma carta para sua professora lamentando a falta de encontros com seus colegas, com a professora e as atividades da escola. Ela conta um pouco de seu cotidiano em casa, da expectativa inicial de volta às aulas presenciais às noites sem sono, só pensando em rever todas aquelas pessoas e aqueles ambientes tão familiares e queridos. “Todo dia a mesma coisa”. Lembra algumas dificuldades, como a falta de espaço em casa, não poder ver os coleguinhas pelo celular sempre, não poder brincar com os amiguinhos. Mas, para sua alegria, a segunda-feira está chegando.

Leia este artigo

História dos cuidados da saúde no ensino a partir da Educação Científica Baseada em Investigação

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Abordar questões de saúde na escola é de extrema importância, para possibilitar aos estudantes o entendimento da saúde na perspectiva que contempla questões sociais, culturais, emocionais e ambientais. Em vista disso, apresentamos uma proposta didática para trabalhar com a história do conceito de saúde e de cuidado em saúde. A atividade foi inspirada na metodologia da Educação Científica Baseada em Investigação (IBSE), que tem como objetivo incentivar o protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem a partir de: envolvimento, exploração, explicação, partilha, ampliação e avaliação.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco