Edição V. 6, Ed. 17 - 23/05/2006

Porque votar aos 16 anos é um direito

A Emenda Constitucional de 10 de maio de 1985, incorporada à Constituição "Cidadã" de 1988 permitiu que o jovem fizesse a opção de votar aos 16 anos - o voto obrigatório é a partir dos 18 anos e até os 70 anos. Apesar da música do Ultraje a Rigor Inútil ("A gente não sabemos escolher presidente / A gente não sabemos tomar conta da gente / A gente não sabemos nem escovar os dente / Tem gringo pensando que nóis é indigente / Inútil! / A gente somos inútil!..."), e de não ser obrigatório, milhares de jovens de 16 e 17 anos fizeram uso deste direito nos últimos 20 anos e, a cada ano, outros milhares ingressam na faixa etária que permite ir às urnas e dar sua contribuição para o futuro do país por pura opção e vontade de participar.

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Escravos X Senhores: papel da Justiça na libertação dos cativos

Mesmo na sociedade escravista brasileira do século XIX era possível aos escravos entrarem na Justiça contra seus senhores e ganharem sua liberdade, mesmo que depois tivessem que lutar o tempo todo para mantê-la, como revelaram as pesquisas da professora Keila Grinberg (Unirio/Ucam).

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A História de duas Aldeias e uma Cidade

Localizada na Vila de Visconde de Mauá, no meio da Serra da Mantiqueira, o Colégio Estadual Antônio Quirino mantém, desde 2000, um programa de intercâmbio com uma escola alemã de ensino médio. A partir de 2004, cinco escolas sul-africanas também passaram a participar do projeto.

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Como fazer para que o aprendizado seja ativo e não passivo

Nada é impossível. Tudo depende da maneira, do método empregado de conduzir, de orientar seus alunos, reinventando e criando novos mecanismos de aprendizagem em sala de aula para desenvolver cidadãos com outro olhar, mais apurado, sobre a Educação. Propostas que envolvam, principalmente, a pesquisa em sala de aula são muito bem-vindas. Ou seja, situações que promoverão o questionamento e a construção de novos argumentos pelos alunos, contribuindo assim para a criação de cidadãos mais conscientes e que, além de "sujeitos" de seu aprendizado, enxerguem a Educação como um todo, o que implica em fazer relações entre disciplinas e temas abordados em aula.

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Excesso de alunos em sala de aula não combina com qualidade educacional

Atualmente, há uma busca pela qualidade na área educacional, e várias pessoas incluem nos seus discursos esta questão. O Brasil está em uma campanha de ter todas as crianças dentro da escola, mas não podemos esquecer de que elas não devem estudar em unidades sem estrutura, ou colocadas como "a toque de caixa". Não é assim que teremos qualidade educacional: tendo excesso de alunos em sala, dificultando a participação dos alunos, gerando atrasos no desenvolvimento escolar.

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Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

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Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

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15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

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31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

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Seção Divulgação Científica

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Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

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