Edição V. 6, Ed. 17 - 23/05/2006
Porque votar aos 16 anos é um direito
A Emenda Constitucional de 10 de maio de 1985, incorporada à Constituição "Cidadã" de 1988 permitiu que o jovem fizesse a opção de votar aos 16 anos - o voto obrigatório é a partir dos 18 anos e até os 70 anos. Apesar da música do Ultraje a Rigor Inútil ("A gente não sabemos escolher presidente / A gente não sabemos tomar conta da gente / A gente não sabemos nem escovar os dente / Tem gringo pensando que nóis é indigente / Inútil! / A gente somos inútil!..."), e de não ser obrigatório, milhares de jovens de 16 e 17 anos fizeram uso deste direito nos últimos 20 anos e, a cada ano, outros milhares ingressam na faixa etária que permite ir às urnas e dar sua contribuição para o futuro do país por pura opção e vontade de participar.
Leia este artigoEscravos X Senhores: papel da Justiça na libertação dos cativos
Mesmo na sociedade escravista brasileira do século XIX era possível aos escravos entrarem na Justiça contra seus senhores e ganharem sua liberdade, mesmo que depois tivessem que lutar o tempo todo para mantê-la, como revelaram as pesquisas da professora Keila Grinberg (Unirio/Ucam).
Leia este artigoA História de duas Aldeias e uma Cidade
Localizada na Vila de Visconde de Mauá, no meio da Serra da Mantiqueira, o Colégio Estadual Antônio Quirino mantém, desde 2000, um programa de intercâmbio com uma escola alemã de ensino médio. A partir de 2004, cinco escolas sul-africanas também passaram a participar do projeto.
Leia este artigoComo fazer para que o aprendizado seja ativo e não passivo
Nada é impossível. Tudo depende da maneira, do método empregado de conduzir, de orientar seus alunos, reinventando e criando novos mecanismos de aprendizagem em sala de aula para desenvolver cidadãos com outro olhar, mais apurado, sobre a Educação. Propostas que envolvam, principalmente, a pesquisa em sala de aula são muito bem-vindas. Ou seja, situações que promoverão o questionamento e a construção de novos argumentos pelos alunos, contribuindo assim para a criação de cidadãos mais conscientes e que, além de "sujeitos" de seu aprendizado, enxerguem a Educação como um todo, o que implica em fazer relações entre disciplinas e temas abordados em aula.
Leia este artigoExcesso de alunos em sala de aula não combina com qualidade educacional
Atualmente, há uma busca pela qualidade na área educacional, e várias pessoas incluem nos seus discursos esta questão. O Brasil está em uma campanha de ter todas as crianças dentro da escola, mas não podemos esquecer de que elas não devem estudar em unidades sem estrutura, ou colocadas como "a toque de caixa". Não é assim que teremos qualidade educacional: tendo excesso de alunos em sala, dificultando a participação dos alunos, gerando atrasos no desenvolvimento escolar.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui