Edição V. 6, Ed. 20 - 13/06/2006

Em tempos de Copa do Mundo

O Brasil no primeiro tempo Estava a perder No segundo jogou pra valer E ganhou de 5x2.

Leia este artigo

ProInfo - Programa Nacional de Informática na Educação

Proinfo é um programa educacional que promove o uso da telemática - conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações - como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio, por meio também de equipamentos tecnológicos além do suporte pedagógico, para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Leia este artigo

Só mais uma mulher que adora futebol

Ela ficava na janela porque a mãe e o pai trabalhavam fora e os irmãos... Eles já tinham vida própria e seguiam na faculdade sem ter tempo para muita coisa além de muito estudo, trabalho e suas namoradas. A janela era sua TV, seu rádio, seu cinema, sua melhor diversão.

Leia este artigo

Gravidez precoce e desigualdade social

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que uma em cada cinco gestantes no Brasil é adolescente. No ano passado, foram mais de 628 mil meninas grávidas, também segundo o Instituto. Como esses números se traduzem na vida real? Olhar para o universo de meninas, entre 13 e 15 anos, de comunidades de baixa renda, que estão engravidando pela primeira vez e relacionar a gravidez precoce com a reprodução do ciclo da pobreza é o a cineasta Sandra Werneck ("Cazuza - O Tempo não Pára", "Pequeno Dicionário Amoroso", entre outros) mostra no documentário "Meninas", desde maio nos cinemas do Rio de Janeiro.

Leia este artigo

Cortázar: ler um livro é sempre botar o dedo no gatilho

O texto de Cortázar que aqui publicamos é praticamente inédito. Trata-se de uma comunicação pronunciada durante o Encontro Internacional de Escritores promovido pelo grupo Liberté, em Montreal, no Quebec, em 1980. Cortázar era representante dos escritores argentinos no Encontro, ao qual tenho comparecido assiduamente, como membro de seu Comitê Permanente. O tema proposto a todos os participantes era "O Escritor e o Leitor". O texto de Cortázar, escrito originalmente em francês, foi gravado durante a reunião. De sua transcrição nos anais do Encontro é a tradução que hoje se oferece deste importante pronunciamento de tanta significação para os escritores em geral, para os escritores da América Latina em particular.

Leia este artigo

Vida de elétron

Em meio a uma banda proibida em uma nuvem eletrônica, alguns elétrons conversam para passar o tempo.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco