Edição V. 6, Ed. 20 - 13/06/2006

Em tempos de Copa do Mundo

O Brasil no primeiro tempo Estava a perder No segundo jogou pra valer E ganhou de 5x2.

Leia este artigo

ProInfo - Programa Nacional de Informática na Educação

Proinfo é um programa educacional que promove o uso da telemática - conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações - como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio, por meio também de equipamentos tecnológicos além do suporte pedagógico, para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem.

Leia este artigo

Só mais uma mulher que adora futebol

Ela ficava na janela porque a mãe e o pai trabalhavam fora e os irmãos... Eles já tinham vida própria e seguiam na faculdade sem ter tempo para muita coisa além de muito estudo, trabalho e suas namoradas. A janela era sua TV, seu rádio, seu cinema, sua melhor diversão.

Leia este artigo

Gravidez precoce e desigualdade social

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que uma em cada cinco gestantes no Brasil é adolescente. No ano passado, foram mais de 628 mil meninas grávidas, também segundo o Instituto. Como esses números se traduzem na vida real? Olhar para o universo de meninas, entre 13 e 15 anos, de comunidades de baixa renda, que estão engravidando pela primeira vez e relacionar a gravidez precoce com a reprodução do ciclo da pobreza é o a cineasta Sandra Werneck ("Cazuza - O Tempo não Pára", "Pequeno Dicionário Amoroso", entre outros) mostra no documentário "Meninas", desde maio nos cinemas do Rio de Janeiro.

Leia este artigo

Cortázar: ler um livro é sempre botar o dedo no gatilho

O texto de Cortázar que aqui publicamos é praticamente inédito. Trata-se de uma comunicação pronunciada durante o Encontro Internacional de Escritores promovido pelo grupo Liberté, em Montreal, no Quebec, em 1980. Cortázar era representante dos escritores argentinos no Encontro, ao qual tenho comparecido assiduamente, como membro de seu Comitê Permanente. O tema proposto a todos os participantes era "O Escritor e o Leitor". O texto de Cortázar, escrito originalmente em francês, foi gravado durante a reunião. De sua transcrição nos anais do Encontro é a tradução que hoje se oferece deste importante pronunciamento de tanta significação para os escritores em geral, para os escritores da América Latina em particular.

Leia este artigo

Vida de elétron

Em meio a uma banda proibida em uma nuvem eletrônica, alguns elétrons conversam para passar o tempo.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco