Edição V. 6, Ed. 3 - 31/01/2006
Estranho e provocador
Levado às telas, recentemente, pelo projeto "Professor Vai de Graça ao Cinema", do programa Cine Escola, "Impulsividade" (vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance de 2005)apresenta uma situação insólita: um belo adolescente chupa o dedo polegar como um bebê. A cena provoca estranhamento, mas, também, um interesse imediato pelo destino do personagem principal da trama.
Leia este artigoEducar o educador
(In: Gullar, Ferreira. Indagações de Hoje. Rio de Janeiro, José Olympio, 1989. pp.152-157)
Leia este artigoHegel Fitness Center
Ando tramando alguma revolta luciferiana contra os determinismos genéticos, mas até agora não consegui encontrar nada que ao menos se compare ao que o personagem de John Milton fez em "O Paraíso Perdido". Vou explicar. Depois de seis meses de uma rigorosa dieta, quilos perdidos e massa muscular reposta ao devido lugar, não é nada reconfortante saber que suas taxas de triglicérides ainda estão estratosféricas."Você deve ter algum problema no fígado", disse o meu médico. Ótimo.
Leia este artigoAno novo com força nova
2006 vem chegando de mansinho, mas daqui a pouco começa a correria. Novas turmas, novos rostos, novas expectativas. Muitos já devem estar às voltas com o planejamento, outros ainda com aquela preguicinha boa das férias esperam o ano andar um pouco mais rápido para, então, voltarem aos papéis, à tela do computador, às tabelas, aos gráficos etc.
Leia este artigoBiblioteca Virtual em Saúde Adolfo Lutz
A Fundação Oswaldo Cruz, numa iniciativa conjunta da Casa de Oswaldo Cruz (COC), da Editora Fiocruz, do Museu Nacional e do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciência da Saúde (Bireme), e apoiado por diversas entidades, parlamentares, Ministério da Cultura e das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. (Eletrobrás), disponibilizou para os internautas um site - Biblioteca Virtual de Saúde Adolpho Lutz (BVS) - que conta a trajetória do médico e cientista brasileiro e onde são apresentados seus trabalhos na área de medicina e pesquisa científica.
Leia este artigoEnsino de filosofia e o enredo das definições de filosofia
Esta comunicação tem o propósito de tomar as definições de filosofia comuns nos manuais didáticos, ou as definições de filosofia utilizadas no ato do seu ensino e analisarem que medidas atendem ao apelo de determinações, bem como o seu contrário, quando centradas, são, na verdade, descentradas e propiciam deslocamentos, ou seja, o que há de desinteressante no ensino de filosofia quando o viabilizamos a partir de uma definição, em termos de fechamento, e quando mesmo definindo-lhe damos o seu avesso. Estas proposições têm sua razão de ser pelo fato de que tal ensino tem lá suas peculiaridades e estas não estão reservadas apenas ao cuidado que se deve ter com o que lhe é próprio, mas a um certo descentramento comum em sua prática.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."