Edição V. 6, Ed. 30 - 22/08/2006

Constituição no varejo

Ronald Dworkin, analisando o caso Roe versus Wade de 1973, que abriu o precedente a favor do aborto com base na hipótese da viabilidade da vida fetal, aponta para um fato curioso. Quem defende o aborto aposta numa visão específica do que significa uma constituição como a norte-americana. Quem é contra, defende uma visão oposta. Isso indica que, de uma forma ou de outra, a visão que se tem acerca do sentido e significado de uma constituição, varia de acordo com os interesses particulares e as visões políticas acerca de pontos específicos, como, por exemplo, o direito ao aborto.

Leia este artigo

Os 40 anos de A revolução brasileira

A revolução brasileira foi um livro de grande repercussão. Publicado durante a ditadura militar, a obra questionava os fundamentos da política do Partido Comunista Brasileiro (PCB) anterior ao Golpe de 64. Naquele contexto em que a esquerda ainda procurava entender o golpe e ensaiava estratégias de enfrentamento com a ditadura, qual foi a importância das reflexões trazidas pela obra de Caio Prado Jr.?

Leia este artigo

O lugar dos estudos literários

A divergência de opiniões nem sempre aponta para caminhos antagônicos, como pode parecer em um primeiro momento. Foi o que percebemos após a apresentação dos professores Eduardo Portella e Hans Ulrich Gumbrecht na mesa plenária de abertura do Congresso Internacional de Literatura Comparada, da Abralic - Associação Brasileira de Literatura Comparada -, que aconteceu este mês na Uerj, e revelou o quanto pode ser polêmica a reflexão sobre o papel dos estudos literários em nossa sociedade.

Leia este artigo

Porque os candidatos ao Governo do Rio devem pensar muito em Educação

Todos os candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro são unânimes em dizer que a maior preocupação deles é com a violência que devasta nosso estado. Há tanta preocupação em relação a este assunto que alguns dizem que qualquer dia estaremos presos em casa e os ladrões soltos. Para resolver um pouco esse estado de emergência seria preciso, depois de tratar da saúde - com hospitais funcionando e com medidas profiláticas -, tratar da educação, um caso quase igual ao tratamento de uma doença.

Leia este artigo

Recriando a criação

Entro em uma sala com pé-direito alto, iluminada pela luz fria característica das oficinas e laboratórios. A metade inferior de suas paredes é pintada de verde claro, a outra metade, de branco. Ao fundo, algumas prateleiras de concreto. Sobre elas, caixas de madeira, resistências, outras caixas com componentes eletrônicos. Um homem de cerca de 50 anos, baixo, forte, de voz entusiasmada corre para apanhar uma das caixas. Na superfície, dois botões grandes - um verde e outro vermelho. Feliz, o homem diz que aquele equipamento se chama "botoeira", um tipo de interruptor de grandes máquinas elétricas. Ele explica que ao fazer o equipamento no laboratório, com a ajuda dos alunos, a escola fez uma grande economia.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco