Edição V. 7, Ed. 17 - 02/05/2007
Educação a distância: quanto mais longe, mais perto
Muito se especula sobre o deslocamento da montanha até Maomé, mas poucos questionam as razões de Maomé não ter ido à montanha. Sabe-se lá se ele não tinha meios de transporte para tal? Se a montanha era de dificílimo acesso? Se Maomé não tinha condições financeiras para arcar com uma viagem até a montanha? Por incrível que pareça, às vezes, o mais viável é mesmo a montanha ir a Maomé, como acontece quando o assunto é educação a distância.
Leia este artigoO contexto da revolução industrial
A Revolução Industrial foi um conjunto de profundas transformações sócioeconômicas ocorridas na Europa a partir de 1750, onde se observa a saída relativa do sistema feudal e agrário para um sistema capitalista.
Leia este artigoGramatical (Cabaz)
Só em letras imprimo minha alma. Mais do que texto sou contexto indecifrável. Meu sinônimo é antônimo de si mesmo. Um sujeito indefinido que é objeto de um erro gramatical. Entre modos e tempos, triste verbo que ecoa na forma nominal. Orações que são subordinadas aos meus vícios de linguagem. Um início em letras ordenadas e um fim numa expressão oral.
Leia este artigoHipertensão Arterial
Trabalho de Conclusão de Curso objetivando a obtenção da nota de VT de Patologia e Imunologia Básica sob orientação do professor Márcio Barbosa.
Leia este artigoPara que ensinar filosofia?
Desde 1997, o professor Walter Kohan preocupa-se com a filosofia nos ensinos fundamental e médio das escolas brasileiras. Formado em filosofia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), Kohan dedica-se à pesquisa e à reflexão que envolve a prática em sala de aula. Em 2002, ele veio para a Uerj, onde se integrou ao Núcleo de Estudos Filosóficos da Infância (Nefi).
Leia este artigoFGV - Centro de Políticas Sociais
Lançado cerca de 20 dias antes do anúncio oficial do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o site Equidade e eficiência na educação: motivação e metas apresenta de forma simples e interativa os resultados da pesquisa de mesmo nome, feita pelo Centro de Políticas Sociais (CPS) da FGV. Mas seus objetivos vão além da mera disposição de dados estatísticos.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."