Edição V. 7, Ed. 23 - 12/06/2007
Introdução
Antes de começar a narração do meu dia-a-dia, nada mais justo que me apresente. Fui batizado como Evaristo Ramalho de Souza, mas hoje sou conhecido como professor Souza. Se me gritarem na rua sem o "professor" talvez não entenda que é comigo. Chamarem-me de "Evaristo", então, é como evocar a presença de alguém que quase esqueci. Não me vejo sem o ensino.
Leia este artigoA educação é, antes de tudo, um problema filosófico, declara a diretora do ensino primário da prefeitura
Continuando sua análise dos problemas do ensino no Brasil, ponto básico indispensável à compreensão do seu programa de realizações, disse-nos a professora Juracy Silveira:
Leia este artigoÚltima semana para se inscrever no vestibular do Cederj
Termina nesta sexta-feira, dia 15 de junho, às 17h, o prazo para se inscrever no vestibular 2007/2 do Cederj. Estão sendo oferecidas cerca de 3,2 mil vagas para cursos superiores a distância pela Uenf, Uerj, UFF, UFRRJ, UniRio e UFRJ. Todos os cursos são gratuitos e os aprovados serão regularmente matriculados nessas instituições.
Leia este artigoBanana, menina!
Trazida pelos primeiros colonizadores portugueses logo no início da ocupação do Brasil, a banana chegou para ficar. O clima quente, a facilidade de cultivo e, porque não, o sabor doce, bem como suas qualidades nutritivas, facilitaram a fixação dessa imigrante do sudeste da Ásia. E ainda levava vantagem sobre as primas brasileiras por poder ser apreciada crua.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."