Edição V. 7, Ed. 47 - 27/11/2007

Um bicho esquisito

No momento exato em que escrevo essa crônica, estou diante de um imenso mistério. Sinto esse mistério sempre que escuto Take Five, de Paul Desmond. Especialmente quando ela é executada pelo quarteto de Dave Brubeck com o próprio Dave no piano, o Desmond no saxofone alto, Joe Morello nas baquetas e Eugene Wright no baixo. Poucas vezes me senti tão perto do sublime quanto nos momentos em que distraidamente sou pego por uma música como Take Five. Agora ela está tocando no meu PC e me pergunto: que tipo de criatura é capaz de fazer uma música como essa? Esse espanto não é só meu. Na tragédia de Sófocles, Antígona, o coro (espécie de narrador coletivo, porta-voz da cidade e usado no teatro antigo) enuncia: "muitas são as maravilhas, mas nenhuma é maior do que o homem". Mais à frente o coro de Sófocles completa o raciocínio: "dotado de arte e engenho para além do que se imagina, o talento para encontrar recursos ora o encaminha para o mal ora para o bem, confundindo as leis da Terra e a justiça que aos deuses jurou respeitar".

Leia este artigo

Quando sala de aula e laboratório de informática são o mesmo lugar

O Ciep 477 Professora Rosa da Conceição Guedes, em Arrozal, distrito do município de Piraí, foi uma das cinco escolas selecionadas pelo programa Um Computador por Aluno (UCA), da Presidência da República, para testar um dos modelos de notebooks educacionais analisados pelo programa.

Leia este artigo

Professor  na  Educação a Distância

Ser presença como professor na Educação a Distância (EaD) é, antes de tudo, avançar na compreensão do que é "aprender" e quais são os significados do espaço de aprendizagem, seja este espaço a escola presencial, seja a escola virtual. Não há uma teoria da aprendizagem aceita de forma geral. De todo modo, sabe-se que a aprendizagem se realiza numa perspectiva de participação real e ativa do sujeito que aprende.

Leia este artigo

Fluxos Musicais

O site Fluxos Musicais - trajetórias sonoras do nomadismo traz debates, entrevistas e programas especiais, entre outras peculiaridades das interações musicais no mundo.

Leia este artigo

A Evolução do Ensino de Ciências

Nosso objetivo neste pequeno artigo é abordar a evolução do ensino de Ciências nos últimos 50 anos, desde o antigo curso Ginasial (1ª a 4ª série) até o Ensino Fundamental de hoje (5ª a 8ª série).

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

20/10 às 18h | Mulheres na EaD: partilhando experiências e realidades antes e durante a pandemia

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco