Edição V. 7, Ed. 50 - 18/12/2007

Conscientização: passos lentos a caminho de um mundo melhor

Muitas vezes, sem que se note, pequenas alterações comportamentais vão ocorrendo ao longo dos anos. Até que chega um dia em que alguém olha para trás e se dá conta de tais mudanças.

Leia este artigo

BIFURCAÇÕES ENTRE DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: DO DISCURSO À PRÁTICA SOCIAL

O termo didática, para a maioria dos professores, remete a técnicas de ensino que deveriam ser aplicadas em sala de aula a fim de que se conseguisse aprendizagem dentro dos ditames da Pedagogia. Contudo, na História da Educação, a palavra didática e seu espectro de pesquisa vêm passando por inúmeras transformações, o que gera consequentemente várias visões e problemas os mais variados na concepção da ciência, promovendo assim a apatia por parte de uns e a instigação por outros.

Leia este artigo

Prece da criança

Senhor, estou muito assustado, estão nos fazendo medo, fico até cansado de pensar um jeito de proibir os adultos de matar os passarinhos, de acabar com os rios, de poluir os mares. Tudo que o Senhor fez é tão bonito, até me irrito quando vejo guerras dominando alguns lugares. Quero sonhar com uma escola feliz, com professores sorrindo, e uma nota que dê para passar... É isto que sempre quis... Ah! Quero minha família unida, segurança para brincar na praça, a imensa graça de dormir sabendo que se há alguém na rua vai poder voltar. Amém.

Leia este artigo

De volta às raízes

Existe um engano recorrente e difundido de que, em sua origem, a palavra aluno significaria "sem luz". Isso se funda na ideia fato de que esta palavra teria se originado da reunião do prefixo grego de negação "a" com a palavra latina "lúmen", luz. Logo, aluno seria alumen, sem luz. A partir daí, foi construído um discurso de que caberia ao professor iluminar esses pequenos seres com seu conhecimento.

Leia este artigo

Hoje é meu dia

Estava em pé, parada, olhando no espelho. Pensava na minha maturidade e no que os anos fazem conosco fisicamente. Enquanto admiro uma ruga e outra, faço caretas ao espelho para vê-las melhor.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco