Edição V. 7, Ed. 50 - 18/12/2007

Conscientização: passos lentos a caminho de um mundo melhor

Muitas vezes, sem que se note, pequenas alterações comportamentais vão ocorrendo ao longo dos anos. Até que chega um dia em que alguém olha para trás e se dá conta de tais mudanças.

Leia este artigo

BIFURCAÇÕES ENTRE DIDÁTICA E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: DO DISCURSO À PRÁTICA SOCIAL

O termo didática, para a maioria dos professores, remete a técnicas de ensino que deveriam ser aplicadas em sala de aula a fim de que se conseguisse aprendizagem dentro dos ditames da Pedagogia. Contudo, na História da Educação, a palavra didática e seu espectro de pesquisa vêm passando por inúmeras transformações, o que gera consequentemente várias visões e problemas os mais variados na concepção da ciência, promovendo assim a apatia por parte de uns e a instigação por outros.

Leia este artigo

Prece da criança

Senhor, estou muito assustado, estão nos fazendo medo, fico até cansado de pensar um jeito de proibir os adultos de matar os passarinhos, de acabar com os rios, de poluir os mares. Tudo que o Senhor fez é tão bonito, até me irrito quando vejo guerras dominando alguns lugares. Quero sonhar com uma escola feliz, com professores sorrindo, e uma nota que dê para passar... É isto que sempre quis... Ah! Quero minha família unida, segurança para brincar na praça, a imensa graça de dormir sabendo que se há alguém na rua vai poder voltar. Amém.

Leia este artigo

De volta às raízes

Existe um engano recorrente e difundido de que, em sua origem, a palavra aluno significaria "sem luz". Isso se funda na ideia fato de que esta palavra teria se originado da reunião do prefixo grego de negação "a" com a palavra latina "lúmen", luz. Logo, aluno seria alumen, sem luz. A partir daí, foi construído um discurso de que caberia ao professor iluminar esses pequenos seres com seu conhecimento.

Leia este artigo

Hoje é meu dia

Estava em pé, parada, olhando no espelho. Pensava na minha maturidade e no que os anos fazem conosco fisicamente. Enquanto admiro uma ruga e outra, faço caretas ao espelho para vê-las melhor.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco