Edição V. 7, Ed. 6 - 06/02/2007

Difícil não é a poesia

Poesia não é difícil ... pois bem. Poesia não é difícil é o título de uma obra do escritor, crítico e tradutor, Carlos Felipe Moisés. O título, mais do que sugestivo, produz um desafio no leitor que enfrentar aquelas páginas. Mas antes que vocês, meus prezados leitores (porque ouvir também é ler...) imaginem que se trata de uma obra pesada e chata, afirmo, sem medo de errar, que são páginas mais doces e afetivas do que se possa imaginar.

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Soluções simples para ensino público de qualidade

Ouvir, acolher, e ao mesmo tempo exigir, impor limites e cobrar responsabilidades, essas atitudes simples podem provocar mudanças significativas no processo de ensino-aprendizado. É claro que, em alguns momentos, essa postura gera angústias, contradições... Afinal, a matéria prima do professor é o ser humano e quem se arrisca por essa vereda está sujeito às dores e delícias da complexidade humana. Mas o resultado desse comprometimento está sendo reconhecido e fazendo a diferença em escolas que mostram o valor de soluções simples para problemas aparentemente sem respostas.

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Acorrentados – A Fábula da TV

Ela está no centro da sala, cada vez ocupando mais espaço em telas de 29, 42 polegadas, com som e imagem "de cinema", contando histórias, sejam elas fictícias ou reais. Não é isso a televisão? Uma "contadora de histórias" iluminada, que se tornou a rainha do lar e atrai para si a atenção de todos, crianças, jovens, adultos e velhos, que já não se lembram porque estão ali. Assistir à televisão faz parte do cotidiano, é um hábito que se repete todos os dias e, como hábito, é algo automático sobre o qual não se pensa. Ou melhor, não se pensava.

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Recife ferve nos 100 Anos do Frevo

Voltei, Recife Foi a saudade Que me trouxe pelo braço Quero ver novamente "Vassoura" Na rua abafando Tomar umas e outras E cair no passo ...

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A História e seus dilemas: a indiferença entre os homens e sua própria história

A discussão aqui proposta trata-se do pleonástico tema sobre as formas de ensinar e aprender história, que por muitos anos temos debatido sobre os métodos que possam consubstanciar essa até então utopia pedagógica que é fazer a conexão entre texto e contexto, aluno e cidadão, acabar com essas dicotomias, esses hermetismos. Amalgamá-los é o cerne dos nossos debates alusivos aos ranços positivistas, factuais, episódicos. Onde a história se apresenta de forma teatral e, o que é pior, num teatro onde os papéis já foram pré-estabelecidos, nos restando apenas a introjeção do papel que nos foi outorgado.

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