Edição V. 7, Ed. 9 - 06/03/2007

Dia 2 de fevereiro é dia de festa no mar!

Já não posso ser o primeiro a saudar Yemanjá, pois é de tarde. Mas tentei, à vera, ser o primeiro há 42 anos. Só que não dava. Eram muitos primeiros. Uma multidão cobria o Rio Vermelho. Cada vez que vou no bairro sinto uma grande emoção, apesar de todas as modificações por lá acontecidas.

Leia este artigo

As flores e espinhos do filme de João Jardim: Pro dia Nascer Feliz

Do mesmo diretor de Janela da Alma, este segundo longa de João Jardim Pro dia Nascer Feliz, também acaba abrindo janelas e penetrando na alma dos entrevistados, desta vez, adolescentes estudantes do ensino médio.

Leia este artigo

Projeto Vila Viva

Você reconhece a marca de um de tênis sem precisar olhar a etiqueta? E a marca de um carro, você é capaz de identificar à distância? Não é incrível que produtos como esses sejam facilmente identificáveis e nomes de árvores ou de passarinhos que estão à nossa volta, ao contrário, sejam completamente desconhecidos da maioria da população?

Leia este artigo

Países@

O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é, naturalmente, uma referência para professores de geografia e seus pupilos. Há 72 anos, o instituto pesquisa e publica dados sobre a realidade brasileira. A tarefa de consultar as informações, que poderia ser árdua e maçante, fica agradável em razão da preocupação da instituição em apresentar seus dados na internet em formato criativo e fácil de ser consultado, como no recentemente lançamento do banco de dados Países @.

Leia este artigo

Um Lugar que Conheço

A senhora May McKewon, de 68 anos, mora sozinha numa fazenda no noroeste do estado australiano de Nova Gales do Sul. Sua família vive nesse lugar desde 1800. São 2400 hectares nos quais a família cria gado. Há sete anos, o filho da Senhora McKewon deixou a propriedade para tentar a vida em outro lugar. Desde então ela vive sozinha, tentando alimentar seu gado para manter ativa a propriedade da família. Para espantar a solidão e passar o tempo, a Senhora McKewon escreve poesias. Numa delas, intitulada "Seca", ela escreve, "O sol queima a planície poeirenta. O vento quente arrasa e rasga. Não chove há anos, e os pastos estão secos". A fazenda da senhora McKewon mudou nos últimos anos. Não é mais o lugar que ela conheceu na infância. O clima foi alterado. Está mais quente, mais seco, e agora a Austrália enfrenta a pior seca dos últimos cem anos. A situação é desesperadora.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco