Edição V. 8, Ed. 10 - 18/03/2008

A escola dos meus sonhos não existe

Frei Betto, militante político de esquerda desde a ditadura militar e grande pensador do Brasil, filósofo dos tempos atuais, divulgou um texto no jornal O Estado de S. Paulo, intitulado "A escola dos meus sonhos", no qual faz sérias críticas à educação escolar tradicional, mas colocava-se cheio de esperanças e profetizando uma educação totalmente voltada para a vida e sem preconceitos.

Leia este artigo

Aula de samba

Boa parte dos estudantes já ouviu falar em Tiradentes, mas os detalhes da Inconfidência Mineira certamente ficarão mais vivos na memória se forem conhecidos a partir de algo que desperte sua curiosidade e quebre a rotina. Pensando no potencial de atração que a música exerce sobre os jovens, ainda que não seja exatamente o estilo que eles mais ouçam em iPods e MP3, 4, 5..., a cantora Mart’nália e seu irmão, Martinho Filho, filhos do sambista Martinho da Vila, realizaram o projeto Aula de samba – a História do Brasil através do samba.

Leia este artigo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação: novos problemas e novos desafios

O exercício da cidadania no Brasil é muito precário (Vlasman, 1998), se compararmos com os centros mais avançados de nosso planeta. Especialmente nas camadas mais populares de nossa sociedade urbana, que vive hoje o inchaço da explosão demográfica, observamos um total sentido de letargia de nossas escolas, provavelmente alimentadas pelas parcas respostas dos frutos conquistados de seu trabalho. Vivemos em um país que ainda procura sua identidade maior. Pesam de maneira contrária os quase quatro séculos de escravidão emoldurados por uma história longeva de autoritarismo mandonista, simbolizados por um conjunto complexo de famílias nucleares que convivem na mais absoluta diversidade. Não só nossa terra, mas nossa formação social, mesmo a urbana, é de profundos contrastes.

Leia este artigo

Aprendendo a aprender

Cada vez gosto mais de fazer o que faço, trabalhando no que acredito – o que, reconheço, é um privilégio para poucos – ou seja, trabalhar com professores por esse Brasilzão afora. E trabalhar numa perspectiva desafiadora – que é "convencer" meus colegas de que os computadores, além de não morderem, podem ser fantásticos aliados para a aprendizagem dos nossos alunos – é melhor ainda.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Atenção: Submissão de artigos

Prezados autores, prezadas autoras,
estamos realizando uma atualização de nosso sistema editorial. Por isso, a revista Educação Pública não estará temporariamente recebendo novos trabalhos para publicação. Vale ressaltar que os artigos já recebidos estão em processo de avaliação e, se selecionados, serão publicados.

Quando o sistema voltar a funcionar normalmente - o que esperamos que aconteça muito em breve - retomaremos o processo de submissão de novos trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.

14/10 a 18/12 | Festival do Filme Científico

De 14 de outubro a 18 de dezembro, o Brasil recebe a segunda edição do Science Film Festival, festival de cinema dedicado à promoção da ciência e da educação científica por meio do audiovisual. O tema deste ano é sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) – a seleção de filmes voltados a professores, estudantes e público geral aborda questões que duramente afetam o planeta hoje, como mudanças climáticas, biodiversidade, inovação e tecnologia, energias limpas, entre outras. No Brasil, a mostra traz 14 vídeos de países como Tailândia, Alemanha, Chile e Canadá, todos dublados ou legendados para o português brasileiro, destinados a crianças e adolescentes.

site do evento

17 a 20/11 | XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco