Edição V. 8, Ed. 10 - 18/03/2008

A escola dos meus sonhos não existe

Frei Betto, militante político de esquerda desde a ditadura militar e grande pensador do Brasil, filósofo dos tempos atuais, divulgou um texto no jornal O Estado de S. Paulo, intitulado "A escola dos meus sonhos", no qual faz sérias críticas à educação escolar tradicional, mas colocava-se cheio de esperanças e profetizando uma educação totalmente voltada para a vida e sem preconceitos.

Leia este artigo

Aula de samba

Boa parte dos estudantes já ouviu falar em Tiradentes, mas os detalhes da Inconfidência Mineira certamente ficarão mais vivos na memória se forem conhecidos a partir de algo que desperte sua curiosidade e quebre a rotina. Pensando no potencial de atração que a música exerce sobre os jovens, ainda que não seja exatamente o estilo que eles mais ouçam em iPods e MP3, 4, 5..., a cantora Mart’nália e seu irmão, Martinho Filho, filhos do sambista Martinho da Vila, realizaram o projeto Aula de samba – a História do Brasil através do samba.

Leia este artigo

Lei de Diretrizes e Bases da Educação: novos problemas e novos desafios

O exercício da cidadania no Brasil é muito precário (Vlasman, 1998), se compararmos com os centros mais avançados de nosso planeta. Especialmente nas camadas mais populares de nossa sociedade urbana, que vive hoje o inchaço da explosão demográfica, observamos um total sentido de letargia de nossas escolas, provavelmente alimentadas pelas parcas respostas dos frutos conquistados de seu trabalho. Vivemos em um país que ainda procura sua identidade maior. Pesam de maneira contrária os quase quatro séculos de escravidão emoldurados por uma história longeva de autoritarismo mandonista, simbolizados por um conjunto complexo de famílias nucleares que convivem na mais absoluta diversidade. Não só nossa terra, mas nossa formação social, mesmo a urbana, é de profundos contrastes.

Leia este artigo

Aprendendo a aprender

Cada vez gosto mais de fazer o que faço, trabalhando no que acredito – o que, reconheço, é um privilégio para poucos – ou seja, trabalhar com professores por esse Brasilzão afora. E trabalhar numa perspectiva desafiadora – que é "convencer" meus colegas de que os computadores, além de não morderem, podem ser fantásticos aliados para a aprendizagem dos nossos alunos – é melhor ainda.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco