Edição V. 8, Ed. 25 - 08/07/2008

Socorro, meus netos estudam numa escola moderna!

Constantemente, incessantemente, ouvem-se agressões à escola pública tradicional, como se ela fosse um aparelho manual de fabricação de monstros. Sobrevivente feliz desse "tipo" de escola, sou testemunha ocular, porque estudei nela e quero relatar o que se passou ali.

Leia este artigo

Licenciando do Cederj faz análise e propostas para os cursos de formação continuada de professores de Biologia e Ciências

No último dia 23 de junho, Carlos Henrique de Souza Alves, matriculado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e inscrito no Pólo Paracambi da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, apresentou a defesa e teve aprovada sua monografia de conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que tem o título Avaliação dos cursos de formação continuada de professores de Biologia e Ciências, com uso de EAD e TICs oferecidos pela Fundação CECIERJ.

Leia este artigo

Biblioteca escolar: ranços e avanços

Pensar sobre a importância da biblioteca escolar hoje para o processo de ensino-aprendizagem constitui repensar a própria prática de leitura na escola. Isso porque sabe-se que a biblioteca guarda os mais diversos tipos de livros e que, teoricamente, estão todos à disposição do aluno sempre quando precisar. No entanto, não é isso que de fato acontece.

Leia este artigo

Nélida Piñon fala sobre a obra de Machado na abertura de mostra na ABL

No dia 26 de junho, foi inaugurada na Academia Brasileira de Letras a exposição Machado Vive!, reunindo objetos de e sobre Machado de Assis, como alguns manuscritos, móveis, primeiras edições de suas obras. “Se esta é a casa da memória, nada mais justo do que renovar as lembranças de um dos maiores de nossos escritores”, afirmou Cicero Sandroni, presidente da ABL, ao dar início à sessão solene, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral Filho e do ministro Eros Grau, do STF.

Leia este artigo

Fiojovem

A Fiocruz lançou uma área em seu portal especialmente voltada para o público de 12 a 18 anos – o Fiojovem. O objetivo principal é debater com jovens e adolescentes temas relacionados à saúde e à pesquisa científica e tecnológica. Os textos são acompanhados de espaços interativos que estimulam o diálogo e a reflexão.

Leia este artigo

Os desafios do entendimento comparativo: conhecendo a colonização das Américas para fazer um exercício histórico

As características da exploração das colônias espanholas na América foram inicialmente voltadas para a extração do ouro e da prata, seguida do uso da mão-de-obra nativa pelas encomiendas, onde se destacavam os adelantados. Nas colônias, o exclusivo comercial havia comandado todas as ações metropolitanas.

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco