Edição V. 8, Ed. 25 - 08/07/2008
Socorro, meus netos estudam numa escola moderna!
Constantemente, incessantemente, ouvem-se agressões à escola pública tradicional, como se ela fosse um aparelho manual de fabricação de monstros. Sobrevivente feliz desse "tipo" de escola, sou testemunha ocular, porque estudei nela e quero relatar o que se passou ali.
Leia este artigoLicenciando do Cederj faz análise e propostas para os cursos de formação continuada de professores de Biologia e Ciências
No último dia 23 de junho, Carlos Henrique de Souza Alves, matriculado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e inscrito no Pólo Paracambi da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, apresentou a defesa e teve aprovada sua monografia de conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que tem o título Avaliação dos cursos de formação continuada de professores de Biologia e Ciências, com uso de EAD e TICs oferecidos pela Fundação CECIERJ.
Leia este artigoBiblioteca escolar: ranços e avanços
Pensar sobre a importância da biblioteca escolar hoje para o processo de ensino-aprendizagem constitui repensar a própria prática de leitura na escola. Isso porque sabe-se que a biblioteca guarda os mais diversos tipos de livros e que, teoricamente, estão todos à disposição do aluno sempre quando precisar. No entanto, não é isso que de fato acontece.
Leia este artigoNélida Piñon fala sobre a obra de Machado na abertura de mostra na ABL
No dia 26 de junho, foi inaugurada na Academia Brasileira de Letras a exposição Machado Vive!, reunindo objetos de e sobre Machado de Assis, como alguns manuscritos, móveis, primeiras edições de suas obras. “Se esta é a casa da memória, nada mais justo do que renovar as lembranças de um dos maiores de nossos escritores”, afirmou Cicero Sandroni, presidente da ABL, ao dar início à sessão solene, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral Filho e do ministro Eros Grau, do STF.
Leia este artigoFiojovem
A Fiocruz lançou uma área em seu portal especialmente voltada para o público de 12 a 18 anos – o Fiojovem. O objetivo principal é debater com jovens e adolescentes temas relacionados à saúde e à pesquisa científica e tecnológica. Os textos são acompanhados de espaços interativos que estimulam o diálogo e a reflexão.
Leia este artigoOs desafios do entendimento comparativo: conhecendo a colonização das Américas para fazer um exercício histórico
As características da exploração das colônias espanholas na América foram inicialmente voltadas para a extração do ouro e da prata, seguida do uso da mão-de-obra nativa pelas encomiendas, onde se destacavam os adelantados. Nas colônias, o exclusivo comercial havia comandado todas as ações metropolitanas.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui