Edição V. 8, Ed. 29 - 05/08/2008

Diálogos entre História e Educação: O ensino de História e a diversidade cultural

O presente artigo visa discutir o ensino de História como uma responsabilidade social, e os problemas que a escola brasileira enfrenta, em virtude da diversidade cultural presente em nosso país e, por conseguinte, não sabe lidar com as crianças e jovens dos estratos sociais mais pobres, constituídos, na sua grande maioria, de negros e mestiços.

Leia este artigo

A dor da gente não sai no jornal

Projeto Teatro do Oprimido nas Escolas difundiu técnica que leva à reflexão sobre situações do cotidiano

Leia este artigo

O que é dar uma "coisada na paradinha"?

Será que é coisa de velho? “Coisa” virou verbo mesmo – coisar? Uma “paradinha” seria um desfile em pequena escala? Só sei que fico esperando o desenrolar dos acontecimentos para poder entender o que vem a ser a tal “coisada na paradinha”. Quando um adolescente manda essa, é duro saber se está falando de sexo, limpeza de algum objeto, instalação de um programa no computador, fazer um cálculo, apontar o lápis...

Leia este artigo

Geomundo

Atenção professores de geografia! Este site da vez é para vocês. O que não quer dizer que os assuntos abordados nos inúmeros artigos recolhidos e cuidadosamente editados no Geomundo não tenham interesse para os estudiosos de outras áreas.

Leia este artigo

Carta à minha Maria Luiza

Saudade tenho de ti Que és minha boa filha. Do céu do meu coração, Estrela que muito brilha.

Leia este artigo

Juventude angustiada: família e escola são a esperança

Uma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) com 880 jovens carentes matriculados nas escolas públicas de Belo Horizonte-MG comprova o que se sabe de forma empírica: a família, os amigos e a escola são, para essa geração angustiada, a luz no fim do túnel e a chance de um futuro melhor. Esse é o tema da reportagem de Glória Tupinambás e Ingrid Furtado publicada em 12 de junho de 2008 no Estado de Minas.

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco