Edição V. 8, Ed. 45 - 25/11/2008

Assim não é, ainda que pareça

Quando foram expulsos do paraíso, Adão e Eva se mudaram para a África, não para Paris. Algum tempo depois, quando seus filhos já tinham começado a correr o mundo, foi inventada a escrita. No Iraque, não no Texas. Também a álgebra foi inventada no Iraque. Por Mohamed al-Jwarizm, há quase 1.200 anos, e as palavras algoritmo e algarismo são derivadas de seu nome.

Leia este artigo

Divulgando ciência na escola

Divulgar ciência dentro da escola, tornar os assuntos científicos cada vez mais próximos da comunidade escolar, disponibilizando através de jornais, programas exibidos na rádio escolar e Internet vários assuntos científicos foram os objetivos do projeto Divulgando Ciência na Escola, que trouxe antes de tudo inovação e incentivo ao estudo de Ciências no Colégio Estadual Jaime Queiroz de Souza, em Itaocara.

Leia este artigo

António Franco Alexandre

No início deste novembro de 2008, a crítica e ensaísta Rosa Martelo, da Universidade do Porto, apresentou na UFF a palestra Poesia, cidade e desfocagem, como parte das atividades do grupo de pesquisa “Poesia e Contemporaneidade”, coordenado por Celia Pedrosa e Ida Alves. Na ocasião, Rosa falou sobre duas obras do poeta António Franco Alexandre, Sem palavras nem coisas (1974) e Os objetos principais (1979).

Leia este artigo

A revolução das flores

Num vale florido, o perfume envolvia as abelhas que trabalhavam com muito entusiasmo, compondo um belo cenário com borboletas e beija-flores felizes.

Leia este artigo

Bichinhos de jardim

Para quem gosta de quadrinhos e sabe o valor do humor sutil das tirinhas, vale conferir o site Bichinhos de jardim, de Clara Gomes. Os bichinhos, publicados pela primeira vez em 2001, na Tribuninha – suplemento infantil do jornal Tribuna de Petrópolis, acabam de completar dois anos na Internet. Para comemorar tal data, Clara (a dona do jardim) apresenta uma seleção de desenhos antigos, como um de 1994, época em que o personagem principal era uma Jujuba gigante com um cachorro.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco