Edição V. 8, Ed. 6 - 19/02/2008

Competências e habilidades do professor : o que dizem as Diretrizes Curriculares para a formação inicial de professores para a Educação Básica ?!?

Retomo algumas questões que deixei em aberto no artigo Formação de professores pós-LDB para iniciar a discussão sobre diretrizes curriculares para formação de professores. Como promover a formação do professor dentro das competências e habilidades exigidas para o profissional do século XXI? Se a formação pedagógica é relevante para o exercício docente, que expectativas o profissional tem sobre sua natureza e suas formas de operacionalização? O que tem maior destaque na formação – a teoria ou a prática?

Leia este artigo

Preparação de pesquisas gera polêmica nas escolas

Nos últimos anos, a internet tem ocupado um espaço que era das enciclopédias, das obras científicas e dos livros didáticos. Com o fácil acesso às informações disponíveis na grande rede, uma pesquisa que antes fazia os alunos passarem dias procurando em livros agora está ao seu alcance em apenas alguns cliques do mouse. Além dos sites de busca, como o Google, o Yahoo! e outros, os estudantes podem consultar a Wikipédia, uma enciclopédia virtual com centenas de milhares de artigos disponíveis em 42 línguas. Essas facilidades na realização desse tipo de trabalho vêm gerando discussão quanto ao atingimento dos objetivos pedagógicos desejados quando foram pedidos esses trabalhos e quanto ao uso da internet como fonte confiável de informações.

Leia este artigo

Insólito-Parnasiano em "O Espelho", de Machado de Assis

Como Machado de Assis é um escritor dos entrelugares do fim de século XIX, a investigação ora publicada elucida os componentes fantásticos no universo poético, bem como algumas correlações entre romântico e parnasiano na estética machadiana, tomando O Espelho como microcosmo da obra.

Leia este artigo

Olhar diferente

A história da construção da nação brasileira é calcada na negatividade da participação dos primeiros povos que aqui viviam antes da chegada do colonizador e dos povos trazidos do continente africano. É perceptível, através dos tempos, a negação desses povos. Onde fica a badalada miscigenação? Onde se enquadra a famosa democracia racial sinalizada por Gilberto Freyre?

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco