Edição V. 8, Ed. 8 - 04/03/2008

CUBA

Naquele momento, o desejo de Quincy Adams ainda não era conquistar a ilha; era preservá-la. Por isso deu ordem ao seu embaixador em Madri que comunicasse ao governo espanhol a “repugnância americana a qualquer tipo de transferência de Cuba para as mãos de outra potência”.

Leia este artigo

Educação sem culpa

O atraente título (La faute à Fidel!)sugere tratar-se de um filme sobre política. Mas a riqueza da história da pequena Anna (Nina Kervel), que vê sua vida transformada pelo repentino engajamento político dos pais, Marie (Julie Depardieu) e Fernando (Steffano Accorsi), está justamente no fato de a cineasta Julie Gavras voltar sua lente para algo mais amplo que uma possível ode aos barbudos comunistas: a complexidade do humano, exposta na relação entre pais e filhos.

Leia este artigo

O centro das atenções é o ser humano

Denise Vilardo é coordenadora pedagógica do Graham Bell, um colégio de Ensino Médio Técnico do Rio de Janeiro que funciona em sistema de cooperativa de educadores e tem uma proposta pedagógica experimental, bem diferente de outras escolas, técnicas ou não. Nesta entrevista, Denise fala sobre sua concepção de educação e sua aplicação no dia-a-dia da escola que coordena.

Leia este artigo

Harry Potter: construindo opiniões

Apresento aqui o projeto que desenvolvi em 2007 com a 7ª série da escola municipal em que trabalho, em Jacaraci-BA, como proposta para uma leitura crítica dos livros de um personagem que vem sendo notícia em todos os meios de comunicação: Harry Potter.

Leia este artigo

A música no cotidiano de sala de aula do professor de história

Ao longo dos anos, a História vem sendo ensinada em aulas especificas de maneira tradicional, o que torna o saber limitado. Discussões são travadas em relação à formação do professor de História e o cotidiano de sala de aula, haja vista a necessidade de realizar mudanças radicais.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco