Edição V. 9, Ed. 1 - 06/01/2009
MEC estuda reformulação do Ensino Médio
Não é de hoje que as autoridades educacionais têm problemas para definir o papel do Ensino Médio na formação do estudante brasileiro. Há duas vertentes principais, muitas vezes conflitantes: a profissionalização em nível técnico e a preparação para a graduação. Para solucionar esse impasse, várias experiências foram realizadas, nos 12 anos da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96), mas nenhuma apresentou resultados satisfatórios.
Leia este artigoSaramago e os objetos desconfiados
Saramago é um nome. Saramago é uma teimosia. Uma escrita que não desiste de seu escritor. Há que viver. Há que ser teimoso. “Se tens de escrever, escreverás”, afirmou, recentemente, o Prêmio Nobel de Literatura de 1998, José Saramago. Se tens de imaginar, imaginarás, meu novo leitor. O que é a matéria de uma narrativa? Do que ela é feita? O que é um assunto? O quanto pode a imaginação?
Leia este artigoLer o escrito e escrever o lido: Luiza Neto Jorge
Como mensurar o valor de um presente que muda nossa vida? Pode ser um apartamento, uma viagem a Paris, uma flecha certeira enviada por Vênus... Certamente mudam a vida. Mas quando se trata do que ganhamos quando lemos algo que nos leva para um lugar íntimo e até então desconhecido, e com total surpresa vemos que estar nele é estar em (e com) todo mundo? Um recanto especial, como repouso sobre nuvem fina e ligeira a nos carregar para o arco-íris do mundo, entre raios de sol e o cinza chumbo da tempestade iminente. Algo próximo a um dos mais célebres, e complexos, conceitos da teoria da arte: o sublime kantiano. Tal presente é imensurável.
Leia este artigoInterdisciplinaridade e especialização: duas faces da mesma moeda
A cada vez maior especialização das disciplinas e a tentativa de pôr em prática a interdisciplinaridade são dois fenômenos – aparentemente opostos – bastante debatidos e presentes no atual cenário da educação no Brasil.
Leia este artigoLeituradiaria.com
Um bom e interessante modo de os professores de literatura incentivarem seus alunos a adquirir o hábito de ler é leituradiaria.com. Simples de manusear, sem muitas entradas e saídas, com um menu principal objetivo, o site é um ótimo estimulante à leitura dos alunos, bem como de pais que não possuem tempo de visitar bibliotecas e/ou livrarias. A divisão é bem sucinta, contendo, um menu dividido em Título, Autor e Gênero, este por sua vez subdividido em seções como Auto, Conto, Filosofia, Política etc.
Leia este artigoI Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores
Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.
O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Citação
"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)
Educadores e Educadoras
Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."