Edição V. 9, Ed. 12 - 07/04/2009
Um pouco de Psicologia experimental
Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais do comportamento humano. Como sua base inicial é a filosofia, muitas vezes esta ciência serve como pilar para o pensamento de Descartes, Bergson e Kant. O reconhecimento de sua legitimidade como ciência se dá a partir do trabalho Wilhelm Wundt, primeiro psicólogo e fundador da Psicologia moderna, cujas bases de trabalho são estruturalistas.
Leia este artigoTecnologia em sala de aula: dificuldades, soluções, caminhos
Conversei com César Bastos, Beth Bastos e Rosane Mello, três professores do curso de extensão em Informática Educativa da Fundação Cecierj, para conhecer suas experiências com alunos e de convivência com professores que estão interessados em utilizar recursos tecnológicos em sala – o que fazem para preparar suas aulas, que dificuldades encontram. Aproveitei para levantar algumas questões sobre a relação com os estudantes – já que estes estão mais predispostos a descobrir os encantos e recursos da tecnologia. Afinal, não adianta ficar só falando que o professor deve fazer isso ou aquilo; é bom saber o que ele tem feito e quais são suas dificuldades para levar os benefícios da tecnologia para a educação.
Leia este artigoInquieto, Einstein
Leitor, hoje vamos por outras sendas. Aproxime-se. Relativize-se.
Leia este artigoFilosofia para crianças, jovens e adultos em Caxias, no Rio de Janeiro
Em Caxias a Filosofia en-caixa?! A escola pública aposta no pensamento! é o curioso nome dado ao projeto de extensão de filosofia com crianças, jovens e adultos no município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo dessa iniciativa é redimensionar o papel da Filosofia na prática escolar e trazer novo sentido para seu ensino, dentro de um projeto político-pedagógico mais amplo, de uma escola interessada na formação de pessoas críticas, criativas e comprometidas com a transformação de si próprias e de sua realidade social. As influências passam por diversos nomes da Filosofia, como Foucault, Sócrates, Platão, Marx, Lipman, Paulo Freire e os teóricos de Frankfurt, entre outros.
Leia este artigoRevista Educação Pública, um espaço de reflexão e interação de educadores
A Revista Educação Pública, antigo Portal da Educação Pública, faz parte da Extensão da Fundação Cecierj e é um espaço de reflexão e interação de profissionais de educação que visa proporcionar diálogo de e com educadores. Para tal tarefa, a Revista se vale de oficinas, fóruns de discussão, divulgação e produção de textos educativos, científicos e/ou literários. O objetivo é valorizar o professor, oferecendo ferramentas para o aprimoramento de sua atividade profissional.
Leia este artigoAtenção: Submissão de trabalhos
A revista Educação Pública está aberta para submissão de trabalhos. Algumas normas foram reformuladas. Por favor, leia com atenção antes de enviar seus trabalhos.
É importante ressaltar que daremos prioridade à publicação de artigos e relatos que falem das experiências dos professores com as aulas a distância durante a pandemia e de trabalhos que tratem de temas ou relatem experiências relevantes para a Educação Básica no Brasil.
Educação e pandemia
Educação: Tem o poder de transformar
O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia"
recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.
Caminho para a liberdade
"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).
Educadores brasileiros
Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."