Edição V. 9, Ed. 30 - 18/08/2009

Mídia na Educação Infantil

No mundo globalizado de hoje, da era da informação e da comunicação, é preciso saber como e que recursos de mídia podem ser utilizados em nossas salas de aula, principalmente, quando se trata da primeira infância.

Leia este artigo

A linguagem da animação na sala de aula

O uso da linguagem audiovisual em sala de aula é uma das mais conhecidas maneiras de ajudar o aluno a aprender um determinado conteúdo: vídeos de experimentos, documentários sobre a vida selvagem, filmes com temas relacionados a cidadania ou valores que servem de referência a formação crítica do aluno, entre outros.

Leia este artigo

Ideias saídas do conselho de classe

No conselho de classe da escola onde leciono, tantas foram as dúvidas, as questões, os pensamentos expostos que a discussão sobre as notas dos alunos teve que ficar para outro dia. Muito se falou das turmas problemáticas – três em especial. Por coincidência e – por que não? – por sorte, não dou aula para nenhuma delas. Aqueles que dão aulas para tais turmas foram unânimes quanto à indisciplina, o deboche, o desrespeito que certos alunos têm em relação aos outros colegas e aos professores. A professora de Inglês disse que assim que entra em tais turmas já começa a algazarra: os alunos não prestam atenção, não copiam, não têm a apostila. A professora de Física, além dessas reclamações, disse que em uma dessas turmas tem um aluno em especial que “leva a turma para o mau caminho”. Disse que quase toda aula ela se vê obrigada a tirá-lo de sala. Os outros professores que conhecem a referida turma, antes mesmo de a professora dizer de quem se tratava, já haviam falado em uníssono o nome do sujeito.

Leia este artigo

Você conhece a sua capacidade?

Embora algumas pessoas consigam ultrapassar os próprios limites e, assim, alcancem lugares privilegiados na vida, não significa que elas compreendessem tal possibilidade anteriormente. Isto é, ainda que houvesse vontade disponível para o crescimento, talvez lhes faltasse saber que era possível chegar lá, antes mesmo de obter bons resultados. Ao ser indagada sobre o seu sucesso, a maioria delas revela que não tinha ideia de que chegaria a tanto. (Em certas ocasiões, várias até descriam!)

Leia este artigo

Bliss

Assim como saudade, para a qual não há tradução exata em outro idioma, bliss é uma palavra da língua inglesa cujas traduções mais próximas para o português seriam: êxtase, felicidade absoluta, euforia. Mas nenhuma delas expressa a profusão de nuances da palavra original. Uma das possibilidades de conhecer as múltiplas tonalidades de bliss é ler Felicidade e outros contos, de Katherine Mansfield. Os oito contos magistrais que compõem o livro apresentam um sentimento distante do happy end em que todos são felizes para sempre; a felicidade aqui acontece em lampejos e carregada de uma densidade estranhamente familiar que a torna “quase insuportável”. 

Leia este artigo

I Colóquio Faetec de Professores Pesquisadores

Estão abertas também chamadas para submissão de proposta de mesa redonda e para coordenador de vídeo pôster (24) e coordenador de comunicação oral (24), nas seguintes áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O prazo de inscrição é até 31 de março, por meio do site: www.coloquiofaetec.com.br

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Magda Soares

"Para a criança, a complexa aprendizagem da língua escrita deve acompanhar seu desenvolvimento cognitivo, linguístico e mesmo motor, para a manipulação dos instrumentos e suportes da escrita."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco