Edição V. 9, Ed. 44 - 24/11/2009

O futuro não chega nunca

Tinha por ele a afeição que se devota aos pais, mas não éramos sequer amigos – como um adolescente, ou menos que isso, poderia dizer-se amigo do pai de seus amigos? Tomado por turbulências interiores e fricções com o mundo, talvez ele sequer prestasse atenção em mim – ainda que queiram, meninos não mudam o voo de pássaros selvagens – mas ficou inscrito nos meus afetos e sua imagem resta indelével na minha memória.

Leia este artigo

Canto de viver e sonhar

(Ridimúin – Jangada aérea)

Leia este artigo

O conto da Microsoft

Em 2003, a Microsoft lançou mundialmente o projeto Parceiros na Aprendizagem, em que planejou e executou durante cinco anos uma série de iniciativas educacionais em diversos países do mundo. No Brasil, três programas formam o conjunto principal da atuação da empresa na educação pública brasileira: Aprendendo em Parceria (AP), Gestor Escolar e Tecnologia (GET) e Aluno Monitor (AM), este último o principal dos programas em execução até hoje no país. Ele promove a formação dos alunos em conceitos básicos de tecnologia a partir do conceito da multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos. O primeiro estado que aderiu à iniciativa foi a Paraíba, em 2004, exemplo seguido por Goiás, Pernambuco, São Paulo e que tem atualmente 67 outras parcerias, entre elas secretarias de Educação municipais e estaduais, além de organizações não-governamentais (Ongs).

Leia este artigo

O que significa avaliar alguém no ensino superior?

Venho colaborando há algumas semanas com artigos para esta revista de educação, mas até então não tinha tratado diretamente de experiências no interior da sala de aula. Quero, com este texto, por meio de uma experiência pessoal de docência em uma universidade pública, suscitar uma reflexão sobre as condições de muitas universidades no Brasil e problematizar o sentido de sua própria denominação como “universidade”.

Leia este artigo

A flacidez das notícias: um trabalho sobre a ética e seriedade do jornalismo

Hoje em dia, ao abrirmos o jornal ou darmos uma navegada por determinados sites de notícias na internet, é difícil identificar o que pode realmente ser considerado notícia e o que é encheção de lingüiça. Boa parte dos cadernos dedicados à cultura foi transformada em publicação de mexericos sobre a vida de celebridades, em que discussões acerca dos rumos da arte contemporânea têm importância secundária diante de acontecimentos relevantes como o fato de a apresentadora A não estar mais com o cantor B, de a modelo C ter ficado de pileque na festa da promoter D e de a atriz E ter escolhido o homem-aranha como tema da festa de aniversário de seu filho, F. O problema não são as fofocas em si, mas sim o espaço que elas vêm ganhando na mídia, tomando lugar das notícias que podem fazer alguma diferença, provocar uma reflexão, uma atitude, uma mudança em nossas vidas.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco