Edição V. 9, Ed. 44 - 24/11/2009

O futuro não chega nunca

Tinha por ele a afeição que se devota aos pais, mas não éramos sequer amigos – como um adolescente, ou menos que isso, poderia dizer-se amigo do pai de seus amigos? Tomado por turbulências interiores e fricções com o mundo, talvez ele sequer prestasse atenção em mim – ainda que queiram, meninos não mudam o voo de pássaros selvagens – mas ficou inscrito nos meus afetos e sua imagem resta indelével na minha memória.

Leia este artigo

Canto de viver e sonhar

(Ridimúin – Jangada aérea)

Leia este artigo

O conto da Microsoft

Em 2003, a Microsoft lançou mundialmente o projeto Parceiros na Aprendizagem, em que planejou e executou durante cinco anos uma série de iniciativas educacionais em diversos países do mundo. No Brasil, três programas formam o conjunto principal da atuação da empresa na educação pública brasileira: Aprendendo em Parceria (AP), Gestor Escolar e Tecnologia (GET) e Aluno Monitor (AM), este último o principal dos programas em execução até hoje no país. Ele promove a formação dos alunos em conceitos básicos de tecnologia a partir do conceito da multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos. O primeiro estado que aderiu à iniciativa foi a Paraíba, em 2004, exemplo seguido por Goiás, Pernambuco, São Paulo e que tem atualmente 67 outras parcerias, entre elas secretarias de Educação municipais e estaduais, além de organizações não-governamentais (Ongs).

Leia este artigo

O que significa avaliar alguém no ensino superior?

Venho colaborando há algumas semanas com artigos para esta revista de educação, mas até então não tinha tratado diretamente de experiências no interior da sala de aula. Quero, com este texto, por meio de uma experiência pessoal de docência em uma universidade pública, suscitar uma reflexão sobre as condições de muitas universidades no Brasil e problematizar o sentido de sua própria denominação como “universidade”.

Leia este artigo

A flacidez das notícias: um trabalho sobre a ética e seriedade do jornalismo

Hoje em dia, ao abrirmos o jornal ou darmos uma navegada por determinados sites de notícias na internet, é difícil identificar o que pode realmente ser considerado notícia e o que é encheção de lingüiça. Boa parte dos cadernos dedicados à cultura foi transformada em publicação de mexericos sobre a vida de celebridades, em que discussões acerca dos rumos da arte contemporânea têm importância secundária diante de acontecimentos relevantes como o fato de a apresentadora A não estar mais com o cantor B, de a modelo C ter ficado de pileque na festa da promoter D e de a atriz E ter escolhido o homem-aranha como tema da festa de aniversário de seu filho, F. O problema não são as fofocas em si, mas sim o espaço que elas vêm ganhando na mídia, tomando lugar das notícias que podem fazer alguma diferença, provocar uma reflexão, uma atitude, uma mudança em nossas vidas.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco