Edição V. 9, Ed. 6 - 17/02/2009

Uma aventura de carnaval com João do Rio

Oh! uma história de máscaras! quem não a tem na sua vida? (João do Rio)

Leia este artigo

O Presente

Como repousar no presente, no risco do “instante-já”, se o mundo e a vida nos são apresentados como algo ordenado, controlado, em que devemos é nos ocupar do futuro, das questões práticas, e não ficar perdendo tempo com a imaginação? O desafio de receber o presente e gozá-lo em sua plenitude talvez seja o que mais nos aproxima da delicada experiência de viver a liberdade. Desafio porque a entrega demanda esforço, “o instante é de um escuro total”. Assim o livro de Clarice Lispector, cuja leitura é presente imenso. Mesmo diante da narrativa explosiva, que foge aos padrões da linearidade confortável das telenovelas, o convite é irresistível, oportunidade única de tirar os sapatos apertados, desligar a televisão, o celular, colocar o computador em estado de espera, recostar na poltrona e se lançar na “palavra-placenta” de uma escritora que tão bem sabia convocar o leitor a viver a dor e a delícia dessa entrega:

Leia este artigo

A coleta seletiva feita por um seleto coletivo

“Não adianta nada, dentro do caminhão eles misturam tudo.” “Você acha que com isso vai salvar o planeta?.” “Não tenho tempo para ficar separando lixo.”

Leia este artigo

Universidade, ciência e desenvolvimento

O ensino superior privado cresceu muito no Brasil nos últimos anos – e não apenas no sentido quantitativo: as instituições privadas estão ganhando também em qualidade. Engana-se quem continua acreditando que as faculdades particulares estão interessadas apenas no lucro. Há educação de qualidade em muitas dessas instituições; grandes centros de ensino e pesquisa começam a se firmar, e a migração de professores doutores para as universidades privadas é uma constante. Algumas das melhores universidades do mundo são pagas – Harvard (fundada no ano de 1646) é um exemplo –, e o Brasil caminha nesse sentido (a barreira do vestibular há de ceder lugar a um novo obstáculo, o preço das mensalidades. Só estudará em algumas das melhores instituições quem puder pagar, como já acontece em boa parte do mundo). 

Leia este artigo

Atenção: Submissão de trabalhos

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Educação: Tem o poder de transformar

O Centro de Estudos “O bem viver e a resiliência dos povos indígenas no cuidado com a Amazônia" recebeu os representantes dos povos indígenas
- Iolanda Pereira da Silva, do Povo Macuxi;
- Michel Oliveira Baré Tikuna, do Povo Baré e Tikuna;
- e o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida;
- e o coordenador do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental, Marcos Wesley de Oliveira.

Veja o video

Caminho para a liberdade

"A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele."
Hannah Arendt (1906-1975).

Educadores brasileiros

Dermeval Saviani

"A educação é uma atividade que supõe a heterogeneidade no ponto de partida e a homogeneidade no ponto de chegada."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco