Edição V. 9, Ed. 7 - 03/03/2009
Entre confetes e serpentinas, o carnaval de Pernambuco é demais!
Ainda sob a influência de Momo, e depois de passar esses dias de folia, podemos afirmar que algumas características no carnaval de Pernambuco são inquestionáveis: a alegria e a irreverência do folião, a duração da festa (que ultrapassa o tradicional tríduo momesco) e a multiculturalidade das manifestações desse ciclo.
Leia este artigoLiberdade na guerra
Este ano, ao completar meus vinte e três anos, ganhei de presente de um querido amigo o livro Poesia liberdade, de Murilo Mendes. Confesso que até então nunca tive muito interesse pela poesia desse autor que começou seu percurso literário escrevendo nas revistas modernistas Terra Roxa, Outras Terras e Antropofagia. Mas, ultimamente, esse presente tem sido lido atentamente e, a cada dia, mais acolhido entre as minhas leituras constantes. No que tange ao contexto do livro, vale informar que, como alguns outros livros do poeta, foi publicado sob o impacto da guerra, refletindo a inquietação de Murilo diante da situação do mundo. Em poemas como “Naturezas mortas”, “Elegia nova” e “As lavadeiras” verificamos vestígios dessa reflexão, permitindo-nos pensar na convivência paradoxal da liberdade que propõe o poeta com a guerra que o mundo oferecia.
Leia este artigoMulher
Há pouco mais de noventa anos, em São Petersburgo, começava a Revolução Soviética, em sua fase registrada na História como Revolução de Fevereiro. Seu estopim foram as manifestações pelo Dia Internacional da Mulher, que, no calendário juliano (então em vigor no Império Russo), caía em 23 de fevereiro. Foram as mulheres, as tecelãs, que tomaram a iniciativa do processo que resultaria na vitória dos sovietes em 7 de novembro (24 de outubro pelo calendário juliano). Como começou?
Leia este artigoAs neoamazonas e o moderno mundo econômico em transformação: onde surgem?
Mulher valente Roberto Barcellos e André Renato
Leia este artigoPortal do Professor
O Portal do Professor é uma espaço para o profissional de educação estar ligado à rede educacional renovando seus conhecimentos, aprimorando suas aulas e dividindo experiências com seus colegas de área.
Leia este artigoPesquise em nossa biblioteca
Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.
Novidades por e-mail
Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!
Clique aquiArtigos mais lidos no último mês
Educação na imprensa
16/08/24 Sucesso nos rankings de educação
06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem
29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos
29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?
05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças
30/05/23 Sobre o brincar…
15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História
03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?
X da revista
Seção Divulgação Científica
Conversa Sobre Educação
A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.
Veja aqui