Edição V. 9, Ed. 7 - 03/03/2009

Entre confetes e serpentinas, o carnaval de Pernambuco é demais!

Ainda sob a influência de Momo, e depois de passar esses dias de folia, podemos afirmar que algumas características no carnaval de Pernambuco são inquestionáveis: a alegria e a irreverência do folião, a duração da festa (que ultrapassa o tradicional tríduo momesco) e a multiculturalidade das manifestações desse ciclo.

Leia este artigo

Liberdade na guerra

Este ano, ao completar meus vinte e três anos, ganhei de presente de um querido amigo o livro Poesia liberdade, de Murilo Mendes. Confesso que até então nunca tive muito interesse pela poesia desse autor que começou seu percurso literário escrevendo nas revistas modernistas Terra Roxa, Outras Terras e Antropofagia. Mas, ultimamente, esse presente tem sido lido atentamente e, a cada dia, mais acolhido entre as minhas leituras constantes. No que tange ao contexto do livro, vale informar que, como alguns outros livros do poeta, foi publicado sob o impacto da guerra, refletindo a inquietação de Murilo diante da situação do mundo. Em poemas como “Naturezas mortas”, “Elegia nova” e “As lavadeiras” verificamos vestígios dessa reflexão, permitindo-nos pensar na convivência paradoxal da liberdade que propõe o poeta com a guerra que o mundo oferecia.

Leia este artigo

Mulher

Há pouco mais de noventa anos, em São Petersburgo, começava a Revolução Soviética, em sua fase registrada na História como Revolução de Fevereiro. Seu estopim foram as manifestações pelo Dia Internacional da Mulher, que, no calendário juliano (então em vigor no Império Russo), caía em 23 de fevereiro. Foram as mulheres, as tecelãs, que tomaram a iniciativa do processo que resultaria na vitória dos sovietes em 7 de novembro (24 de outubro pelo calendário juliano). Como começou?

Leia este artigo

Portal do Professor

O Portal do Professor é uma espaço para o profissional de educação estar ligado à rede educacional renovando seus conhecimentos, aprimorando suas aulas e dividindo experiências com seus colegas de área.

Leia este artigo

Educação e pandemia

Educação e pandemia

Artigos publicados na revista Educação Pública sobre a pandemia

Acesse aqui

Pandemia e Educação na imprensa

26/10 Educadora defende a inclusão da aprendizagem colaborativa na formação escolar

Leia aqui


15/09 Precursor e de contribuição "incomparável": como acadêmicos estrangeiros enxergam Paulo Freire

Leia aqui


31/08 Entre as principais medidas para enfrentar a crise, escolas disponibilizaram materiais pedagógicos impressos, e criaram grupos em aplicativos e redes sociais para facilitar a comunicação

Leia aqui

Seção Divulgação Científica

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Citação

"É melhor construir salas de aula para o Menino do que celas e patíbulos para o Homem."
Eliza Cook (12/1818 – 09/1889)

Educadores e Educadoras

Célestin Freinet

"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola."

Twitter da revista

Siga-nos no Twitter @educacaopublica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco