Educação de surdos
Eduardo Beltrão de Lucena Córdula
Fruto da produção dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) de alunos de graduação de Letras – Libras da UFPB, Modalidade EaD, nasce a sequência de artigos ora publicados na revista Educação Pública, trazendo à luz da educação nacional esse tema de relevante interesse para a sociedade e para os processos de inclusão escolar, com foco na inserção dos alunos surdos no ensino formal e, ao mesmo tempo, sua relação com a família e a comunidade em que estão inseridos.
Nesse viés, desde a relação da criança surda com seus pais ouvintes e de crianças ouvintes com seus pais surdos, passando pelo processo de alfabetização até chegar ao Ensino Fundamental, explorando a política vigente na educação do sujeito surdo, sua cultura e linguagem pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), bem como o processo de aprendizado em Libras e português (bilinguismo) e finalizando com a importância do intérprete na atualidade, estes artigos trazem diversas vivências, percepções e diálogos sobre a temática, desenvolvidos por graduados ouvintes e surdos para ampliar os saberes, as discussões e, ao mesmo tempo, sensibilizar a sociedade e os educadores nesse processo não apenas de incluir o sujeito, mas de amor e de reconhecimento das necessidades psicocognitivas e físicas do próximo, numa pedagogia de humanização do ser humano.
Artigos
A comunicação entre crianças surdas filhas de pais ouvintes
Desafios na comunicação da criança ouvinte filha de pais surdos
Os desafios no processo de alfabetização de alunos surdos
Dificuldades no processo de aprendizagem de alunos surdos no Ensino Fundamental 1
Inaplicabilidade de políticas educacionais para surdos(as)
Desafios e possibilidades no processo de avaliação do(a) aluno(a) surdo(a) no ensino regular
O ensino de Libras no Ensino Fundamental
A Libras e a escrita de sinais
A importância da literatura visual no processo de ensino-aprendizagem do aluno(a) surdo(a)
O ensino de Libras através do lúdico: uma revisão bibliográfica
Aquisição da linguagem do(a) aluno(a) surdo(a) através da ludicidade
O papel do intérprete de Libras no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)
Publicado em 25 de julho de 2017
Novidades por e-mail
Para receber nossas atualizações semanais, basta você se inscrever em nosso mailing
Este artigo ainda não recebeu nenhum comentário
Deixe seu comentárioEste artigo e os seus comentários não refletem necessariamente a opinião da revista Educação Pública ou da Fundação Cecierj.