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Uso das TDICs na inclusão de um aluno autista: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa objetivou analisar o uso das TDICs no processo de inclusão escolar de um aluno com laudo de autismo na turma do 3º ano de uma escola particular em Contagem/MG. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi observação participativa. O método escolhido foi um estudo de caso. Os resultados apontam avanço na aprendizagem da criança com o uso da tecnologia em sala de aula, com jogos matemáticos e a comunicação alternativa.

A paternidade e a maternidade na construção da identidade do adolescente e a evasão escolar
Psicologia e Instituição Escola

Este trabalho verifica a repercussão que a paternidade e a maternidade acarretam na vida de adolescentes e a evasão escolar devido à gravidez precoce. Para isso foi utilizada a entrevista semiestruturada, com dois jovens do sexo masculino e dois do sexo feminino que tinham 15 e 18 anos quando seus filhos nasceram. A conclusão baseia-se nos dados levantados pela amostra estudada e na análise do material coletado; é possível verificar que a gravidez “interrompe” a vida por um período curto, principalmente da adolescente grávida. A família, em alguns casos, ajuda o casal adolescente; o casamento vem como forma de amenizar a situação.

Erros da escrita: previsibilidade e atipicidade em sujeitos com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este estudo traz à tona a análise realizada durante acompanhamento de atividades do Núcleo Saber Down da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Dentre os objetivos deste trabalho estão a verificação de estratégias pedagógicas e terapêuticas que visam ao desenvolvimento da aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down (SD). Fazemos uma reflexão sobre a Educação Especial e o processo de inclusão da pessoa com deficiência. Por conseguinte, realizamos uma breve reflexão sobre o indivíduo com SD e o processo vivenciado no Núcleo Saber Down. Entre os resultados, observamos que os erros cometidos por alunos com SD não são tão atípicos, uma vez que são perfeitamente explicáveis à luz da Fonética e da Fonologia; ademais, observarmos que os indivíduos com SD são muitas vezes excluídos do processo de ensino e de aprendizagem, principalmente na fase de aquisição da leitura e da escrita. Concluímos que as atividades do Núcleo são de extrema importância para a comunidade do Sudoeste da Bahia, mas que precisam agregar em seu contexto o uso de tecnologias como instrumentos que podem ampliar as perspectivas de inclusão de crianças, jovens e adultos com SD.

Mapeamento nas aulas de Educação Física em situações adversas: do ensino remoto ao retorno presencial
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O trabalho compara e analisa as práticas de mapeamento realizadas durante o percurso do Pibid/Educação Física, marcado pelas mudanças e impactos promovidos pelo modelo remoto de ensino adotado e sua transição para o modelo presencial, decorrentes da pandemia; toma como empiria as narrativas e os registros produzidos por alunos da escola e bolsistas do Pibid, interpreta os dados produzidos a partir das formulações de Neira e Nunes acerca do Currículo Cultural de Educação Física e reafirma a importância da escola como criadora de currículo comprometido com a valorização da vida e da diferença no contexto do seu território.

O uso do Winplot como software educativo no ensino da função quadrática
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O Winplot é um software que se apresenta como excelente ferramenta computacional cuja principal função é plotar gráficos. Além disso, permite trabalhar os gráficos de forma dinâmica. A investigação foi concebida metodologicamente, conforme pressupostos de uma pesquisa bibliográfica, com abordagens qualitativas, destacando o objetivo de apresentar as principais contribuições e os desafios do software Winplot no ensino da função quadrática. A pesquisa teve interlocuções com autores como Sousa, Lins e Abreu, Valentim e Oliveira e Pereira. O estudo mostrou que o uso do Winplot possibilita aprendizagens para discentes e docentes.

Ditadura, medo e política

Lembrar e, mais até, descobrir a verdade são uma necessidade da vida humana. Afinal, somos sujeitos de história; queiramos ou não, é nossa sina como humanos. Trata-se de agir e no agir significar, seja pelo objetivo que buscamos, seja pelas convicções que nos movem ao agir. Conscientemente, nada escapa ao crivo ético que carregamos dentro de nós, ao menos quando sabemos que somos responsáveis pelo que fazemos ou deixamos de fazer. Ou, ainda pior, pelo que aceitamos fazer o que outros nos impõem de algum modo.

Proposta de modelo de curadoria de recursos educacionais digitais para utilização na Educação Básica: uma perspectiva antirracista
Formação de Professores

A efetiva implementação de uma educação antirracista no Ensino Básico ainda é uma necessidade e uma questão relevante na área da Educação. Assim, este artigo tem como objetivo definir critérios para escolher, criar ou adaptar recursos educacionais digitais (RED) a fim de implementar uma educação antirracista. Para tal, foram realizadas revisão de literatura e análise documental. As análises responderam à questão norteadora desta pesquisa; os RED são uma possibilidade real de material pedagógico em prol de uma educação antirracista, mas sua utilização e adaptação depende da curadoria do professor ou professora.

O seu silêncio também machuca!
Educação Infantil e Formação de Professores

O racismo é uma condição real na nossa sociedade, e todos os educadores devem adotar práticas que garantam a igualdade racial. O racismo é uma agressão social em todas as idades, porém muito mais marcante na infância. Nas escolas e creches, é preciso prevenir atitudes racistas destacando a diversidade humana em cartazes, pinturas, objetos e textos, de modo que as crianças se sintam contempladas, reconhecidas e valorizadas em suas características e possam se desenvolver. O relato apresentado aqui é mais um exemplo.

Abordagem da Educação Financeira em discussões sobre organização e planejamento financeiro com estudantes da EJA
Matemática, Economia e Cidadania e Comportamento

As variações das taxas de juros, a insegurança das fontes de renda informais e a carência de um planejamento financeiro impedem que alguns indivíduos ascendam financeiramente. O presente texto busca apresentar a experiência de desenvolvimento de uma atividade de extensão em Educação Financeira com estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em algumas unidades escolares da rede pública de ensino da Educação Básica no município de Feira de Santana/BA, com a finalidade de discutir a organização e o planejamento financeiros individuais e familiares desses indivíduos.

Configuração da Educação Especial em Cachoeiro de Itapemirim/ES
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

A política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil é resultante da luta dos movimentos sociais na tentativa de garantir o cumprimento do direito à educação a todos. Neste estudo, almejamos analisar a sua política no município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa do tipo documental, a partir da análise do Plano Municipal de Educação e da Portaria Municipal nº 881/10, que o município articula à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, a fim de assegurar a oferta da Educação Especial na rede de ensino do município.