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A avaliação segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Formação de ProfessoresA avaliação é um processo que deve ser incorporado à prática do professor para valorizar experiências, manifestações, descobertas e conquistas dos estudantes, na opinião de José Luis Monteiro da Conceição.
A importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil
Educação InfantilO artigo reflete sobre a importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil, objetiva discutir a inserção de atividades motoras que ajudam no desenvolvimento da criança em idade escolar. Tal abordagem é de grande relevância para analisar a importância de avaliar e relacionar atividades físico-motoras na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil, permitindo aos educadores uma reflexão sobre sua prática pedagógica, a fim de contribuir no desenvolvimento físico-motor e consequentemente refletir tal desenvolvimento na aprendizagem do aluno. O artigo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica.
Dicas para o trabalho com jornais no Ensino Médio
Os estudos linguísticos realizados com perspectiva textual vêm ganhando espaço desde a década de 1980 e se consagrando no ensino de língua. Nesse período, começou-se a repensar esse ensino e, desde então, novas teorias e técnicas foram criadas no sentido de procurar ensinar língua com base em textos.
Exclusão social e negros na PM
A exclusão social ocorre quando um indivíduo (ou um corpo social), podendo participar de um determinado conjunto de relações de produção, é colocado na condição de excluído social na hierarquia de valores. Pela recusa, afasta-se também do referencial que a ordena, e acaba assumindo a condição de excluído social.
As culturas infantis nas instituições escolares - visibilidade e valorização
Formação de ProfessoresO espaço escolar possibilita a criação de novos saberes a partir das culturas infantis por aproximar os conteúdos formais do currículo à curiosidade das crianças. Abrir espaço para esses grupos proporcionará uma rotina mais democrática.
A importância da Matemática Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto com as finanças cotidianas
MatemáticaEste trabalho, objetivando mostrar a importância da Matemática Financeira conectada à Educação Financeira, esquematiza uma abordagem contextual inspirada nas finanças cotidianas, sendo uma metodologia didática inserida no ensino e na aprendizagem da Matemática Financeira para os anos finais do Ensino Fundamental. O professor desenvolverá atividades contextuais encontradas no comércio local, nas faturas de cartão de crédito, talões de água e energia, compras parceladas e compras nas plataformas digitais, simulando problemas cotidianos e buscando a execução pela melhor solução, formando cidadãos conscientes.
A leitura e a escrita na promoção da cidadania: uma experiência da Biblioteca do IFRO/RO no Abrigo de Menores de Ji-Paraná
Cidadania e ComportamentoEste trabalho relata as ações do Projeto Leitura Cidadã desenvolvidas pela biblioteca do Instituto Federal de Educação de Rondônia, que envolveu crianças em situação de vulnerabilidade social acolhidas no Abrigo Municipal de Crianças e Adolescentes de Ji-Paraná/Rondônia. O objetivo principal foi promover ações de estímulo à leitura com o intuito de contribuir para fortalecer a cidadania e a autonomia daqueles menores. Foram desenvolvidas atividades como Hora do conto, Leitura compartilhada e Produção de textos, dentre outras.
Entrevista com Lara Sayão – especialista em Ensino Religioso
A importância do ensino religioso nas escolas tem sido ainda mais questionada pelos educadores brasileiros desde que decidiu-se que as escolas públicas deveriam oferecer ensino religioso, por um acordo firmado entre o Brasil e o Vaticano. Afinal, num país em que a diversidade religiosa é uma realidade, não há como negar que essa diversidade também se reflete no universo escolar. E ainda são muitas as dúvidas em torno deste assunto.
Intertextualidade e paródia no mito de Odisseu e Penélope
Língua Portuguesa e LiteraturaEm seu livro The Penelopiad, Margaret Atwood apropria-se do mito de Penélope e Odisseu e o reinventa, questionando a teoria do culto da deusa proposta pelo antropólogo Robert Graves; quem narra a história é Penélope.
Elaboração de experimentos para feira de ciências: uma proposta no âmbito do PIBID
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma das formas possíveis de trabalhar conteúdos ministrados em sala de aula é com feiras de ciências, nas quais, além do estudo de fenômenos, ocorre uma abordagem histórico-filosófica e os alunos são incentivados a pesquisar e a elaborar apresentações orais e experimentos. Nesse contexto, é importante a colaboração de alunos PIBID.