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A Lei de Proteção ao Patrimônio Genético
Artigo publicado na revista Ciência e Cultura (SBPC), nº 3, jul/ago/set 2003
Manuel Bandeira e a melancolia de Clavadel
Dizia Valéry, de acordo com a lírica da severidade formal praticada por Mallarmé, que "uma poesia deve ser uma festa para o intelecto". Por sua vez, o surrealista André Breton formularia outro princípio, oposto ao primeiro; segundo ele, "uma poesia deve ser a derrocada do intelecto". Ambas as assertivas datam de 1929 e atestam tendências polarizadoras da poesia moderna. No entanto, coincidem "no tocante à fuga da mediocridade humana, ao afastamento do concreto normal e dos sentimentos usuais", substituídos por
Hans Christian Andersen
É comum que grandes artistas vivam suas vidas em um mundo à parte onde nem sempre se pode perceber a diferença entre a obra e vida pessoal do artista. No caso de Hans Christian Andersen, isso foi levado a um extremo pouco conhecido pela maioria das pessoas que admiram sua obra. Mais que o conhecido escritor de contos de fadas, Andersen foi um criador compulsivo e obcecado pela fama.
Recursos e adaptação de materiais didáticos para a inclusão de alunos com deficiência visual no ensino de Matemática
MatemáticaRecursos básicos possibilitam práticas pedagógicas inclusivas para o ensino da Matemática, especialmente voltadas àqueles alunos com deficiência visual matriculados em escolas regulares.
Relações de gênero no contexto histórico social, educacional e artístico
História da Educação e Artes PlásticasNeste artigo, buscamos a abordagem de referências históricas sobre as conquistas femininas no contexto histórico e social brasileiro. Argumentamos também sobre a falta de visibilidade que rodeia o universo feminino e a representatividade da mulher como musa nas obras de arte. Destacamos as habilidades das mulheres artistas e a forma como elas repassavam suas concepções e suas vivências em suas obras. Em seguida tratamos a importância das abordagens de gênero na escola, os direcionamentos que podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica, bem como o uso da cultura visual como método para ser usado nas aulas.
Brincadeira e Psicomotricidade: encontros na Educação Infantil
Educação FísicaAs brincadeiras são essenciais no desenvolvimento da criança; são uma prática cultural que existem há muitos anos. Nos espaços de Educação Infantil, entretanto, são realizadas aquelas em que o professor assume o papel de coordenador, em que o objetivo é mais de aprender do que apenas brincar, antecipando conteúdos. O movimento também é importante para a criança – e a Psicomotricidade deve ser inserida nas práticas cotidianas desses espaços.
A sequência de Fibonacci e aplicações
MatemáticaO presente trabalho destaca a sequência de Fibonacci e o número de ouro presentes em vários contextos. O objetivo do trabalho é apresentar a intrínseca presença dos números de Fibonacci no meio ambiente, na produção artística e no mercado financeiro nas bolsas de valores, por exemplo. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a sequência de Fibonacci, considerando sua definição, propriedades e aplicabilidade. Assim, constatou-se que a sequência de Fibonacci presente em elementos naturais ou nas criações humanas apresenta harmonia visual e estética.
Explorando as Caixas Misteriosas para vivenciar o método científico com alunos do Ensino Médio em uma escola de São Gonçalo/RJ
Vivências de Sala de AulaEste artigo é um relato de experiência da aplicação de um experimento chamado Caixas Misteriosas, realizado com estudantes do Ensino Médio de um colégio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro no contexto de um projeto de pesquisa fomentado pela Faperj e desenvolvido em uma parceria da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e o Colégio Estadual Walter Orlandine. Pelo relato da vivência em sala de aula desse experimento, destaca-se o incentivo ao processo investigativo realizado pelos estudantes e ao trabalho em grupo, na oportunidade de abordagem de uma prática envolvendo o método científico.
Propostas para o desenvolvimento da integração disciplinar e de uma educação transformadora
Filosofia, História, Formação de Professores, Instituição Escola e Política CulturalEste trabalho visa mostrar a fragmentação de conteúdos e conhecimentos em disciplinas escolares. É uma educação sem comunicação, vista por autores como meio para formação de especialistas, porém quase incultos muitas vezes. Vemos a formação de literatos, humanistas que desconhecem as Ciências Naturais e as suas relações. Estudar propostas de trabalho no contexto escolar, seguindo a perspectiva transdisciplinar, é ideia para discussões do presente e para o futuro. A proposta neste artigo é defender um ensino efetivo, igualitário e prazeroso, espaço no qual alunos e professores possam produzir projetos, propostas e ideias.
Dilma Rousseff e a Educação via pharmakós da mídia brasileira
Cidadania e ComportamentoUma pátria educadora deve primar por se reinventar eticamente, participar da política, tornar as pessoas mais responsáveis; mas a mídia, que não incorpora essas ideias, está sendo a principal entidade educacional do país.