Biblioteca
Filtrar os artigos
Ingênito (Cabaz)
Seguir os passos a um lugar perdido na distância; entrar na dança de um ritual de acasalamento; sentir nas mãos o instintivo dom que vem de dentro; ouvir o som de vozes ecoadas; e nas entonações das poesias declamadas, revelar-se poeta.
Fórum Nacional da Educação
O Fórum Nacional da Educação (FNE) foi criado em 2010, por Portaria do MEC, e depois incorporado à Lei nº 13.005/14, que definiu o Plano Nacional da Educação (PNE).
Carta à minha Maria Luiza
Saudade tenho de ti Que és minha boa filha. Do céu do meu coração, Estrela que muito brilha.
Pesquisadora revela geografia de Machado de Assis
A professora Marta de Senna defendeu na palestra Várias histórias na capital imperial: Machado de Assis a tese que o principal romancista brasileiro fazia uso diferenciado dos espaços da cidade em seus contos e seus romances. O evento, que aconteceu no dia 4 de julho, faz parte da série de palestras Rio Capital Imperial, promovido pela Casa de Rui Barbosa.
Juan Ramón Jiménez (1881-1958)
Além do diálogo com o Modernismo, o início da atividade poética do espanhol Juan Ramón Jimenez, que em 1956 recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, foi marcado pela aproximação com o Simbolismo francês e com o Romantismo alemão. O poeta deixou sua terra natal – Moguer, Huelva – em consequência da guerra civil espanhola (1936-1939) e viveu nos Estados Unidos, Argentina, Cuba e Porto Rico. O poema “Me palpita el corazón” integra seu livro Estío, de 1915.
Bocage
No Brasil, o poeta português Manoel Maria Barbosa du Bocage virou sinônimo de piada adulta. Isso se deve, em boa medida, à sua produção de sonetos de inspiração erótica ou satírica. Nos duzentos anos da morte do poeta, a Biblioteca Nacional de Portugal criou o site Bocage 1765-1805, dividido em quatro partes: Eis Bocage..., Obra, Poemas e Cronologia.
Tecnologia promove inclusão
Computação e TecnologiasEntre professores
Outras Mais EspecíficasA vivência como professor é uma experiência que motiva e frustra, pois depende do outro, que é o aluno; certamente deixa marcas na lembrança dos estudantes, se possível como uma pessoa exigente.
Como fazer uma boa redação no vestibular
Política EducacionalCírculo social: bem ou mal?
Comunicação e Cidadania e ComportamentoCriamos nossas impressões sobre a vida no mundo virtual e no mundo real; não há impressões em geral, algo como tecnologia no cotidiano pessoal ou análise do cotidiano. Mas é importante percebermos como são as pessoas – tanto no mundo real como no virtual.