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O ambiente competitivo e a construção do conhecimento de frações no sexto ano
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é analisar a influência do ambiente competitivo na construção do conhecimento de um grupo de discentes do sexto ano do Ensino Fundamental no conteúdo de frações. A execução do estudo ocorreu em duas turmas de uma escola atendidas pelo mesmo professor. Em uma, o conteúdo foi apresentado da forma tradicional do docente; na outra, criou-se um ambiente competitivo. Após efetuadas a tabulação e a análise, constatou-se que na turma em que o conteúdo foi trabalhado de forma não competitiva a aprendizagem foi superior.

Erros da escrita: previsibilidade e atipicidade em sujeitos com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este estudo traz à tona a análise realizada durante acompanhamento de atividades do Núcleo Saber Down da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Dentre os objetivos deste trabalho estão a verificação de estratégias pedagógicas e terapêuticas que visam ao desenvolvimento da aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down (SD). Fazemos uma reflexão sobre a Educação Especial e o processo de inclusão da pessoa com deficiência. Por conseguinte, realizamos uma breve reflexão sobre o indivíduo com SD e o processo vivenciado no Núcleo Saber Down. Entre os resultados, observamos que os erros cometidos por alunos com SD não são tão atípicos, uma vez que são perfeitamente explicáveis à luz da Fonética e da Fonologia; ademais, observarmos que os indivíduos com SD são muitas vezes excluídos do processo de ensino e de aprendizagem, principalmente na fase de aquisição da leitura e da escrita. Concluímos que as atividades do Núcleo são de extrema importância para a comunidade do Sudoeste da Bahia, mas que precisam agregar em seu contexto o uso de tecnologias como instrumentos que podem ampliar as perspectivas de inclusão de crianças, jovens e adultos com SD.

Escola verde é escola segura: construindo um futuro sustentável
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho descreve a aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos com alunos do 3º ano do Ensino Médio, a fim de promover a conscientização sobre sustentabilidade e segurança no ambiente de trabalho, visto que, ao longo do tempo, tornou-se mais evidente e preocupante o aumento dos impactos ambientais e dos riscos à saúde. Os alunos foram desafiados a encontrar maneiras de sensibilizar a comunidade escolar e elaborar propostas concretas para melhorias nessas áreas. Os resultados foram positivos, evidenciando o impacto da Educação Ambiental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

A reabilitação da política no pós-64

Relatando certo contexto intelectual do imediato pós-64, Daniel Pécaut equaciona bem os dilemas de orientação que as esquerdas enfrentaram quando postas ante à nova circunstância do regime militar. O autor realça que então se teria formado, nessas áreas da oposição, considerável unanimidade em torno da interpretação segundo a qual a ruptura política de 1964 resultara do esgotamento do modelo de industrialismo via substituição de importações e que, hegemonizado por interesses e grupos atrasados, o novo regime encarnava um espírito conservador que o levaria para à estagnação econômica e a ter vida curta.

Educação Matemática de jovens e adultos em tempos de pandemia
Vivências de Sala de Aula

Este relato visa socializar experiências de elaboração e aplicação de oficina de juros simples e compostos no regime não presencial para a EJA adotada durante a pandemia da covid-19. A atividade ocorreu durante a participação na Residência Pedagógica e iniciou identificando estratégias do regime. Na elaboração, buscando uma proposta coerente com a realidade, levaram-se em consideração discussões a respeito do perfil dos estudantes e prejuízos causados pela excessiva formalização da Matemática. A oficina foi aplicada em uma escola estadual de Peçanha/MG e os resultados sugerem que a abordagem contextualizada favorece a participação.

O funcionamento dos ecossistemas: a natureza é macunaímica

Em 1992, escrevi um artigo com o título Macunaíma contra a Rainha Vermelha. Nele comparava o mundo mostrado nos livros Alice no País das Maravilhas e Alice através do espelho, do inglês Lewis Carroll, com o mundo mostrado no livro Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, do brasileiro Mário de Andrade. O trabalho foi enviado para uma revista brasileira de divulgação científica, pois um dos seus muitos editores tinha gostado do trabalho. Essa revista, como é norma em qualquer revista científica séria, enviou o trabalho para ser avaliado por um cientista de renome e posteriormente para um segundo cientista.

O plano gestor como instrumento na administração escolar
Instituição Escola

A gestão escolar cada vez mais ganha destaque na educação, pois por ela observam-se a escola e seus problemas educacionais e administrativos, onde alcança pela visão estratégica ações e soluções cabíveis. Vale ressaltar que a gestão escolar é uma mediadora, cujo objetivo final é a realização da aprendizagem efetiva e significativa dos alunos.

Letramento escolar: ultrapassando os muros da escola
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este artigo reflete sobre a relevância do letramento no âmbito escolar, enfatizando a leitura e a escrita, tendo como objetivo apresentar algumas discussões teóricas de autores que defendem a concepção de letramento como prática essencial no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos. Percebemos a importância do aprimoramento dos níveis de letramento no espaço escolar, desenvolvendo o senso crítico do nosso alunado, instigando a imaginação e proporcionando novos sentimentos, emoções e conceitos, refletindo assim sobre o que se lê, o que se vive, o que se vê; é feita uma leitura do mundo à sua volta.

O processo de gestão na educação escolar indígena: uma abordagem para a organização e o respeito aos conhecimentos tradicionais
Instituição Escola e Política Cultural

Esta pesquisa busca analisar e compreender os desafios e as possibilidades da gestão na educação escolar indígena, visando à valorização e ao respeito aos conhecimentos tradicionais. Como objetivos específicos, pretende-se investigar os princípios e as práticas de gestão atualmente adotados nas escolas indígenas; identificar os desafios enfrentados na promoção e na valorização dos conhecimentos tradicionais no contexto educacional formal; e propor diretrizes para uma gestão mais inclusiva e respeitosa da educação escolar indígena. A investigação revelou integração entre os conhecimentos tradicionais e os conteúdos curriculares.

Aprendizagem e avaliação: um processo intrínseco
Computação e Tecnologias

Este artigo tem a finalidade de analisar as relações existentes entre aprendizagem e a avaliação, as interseções presentes e a experiência das condições biológicas e sociais que interferem no processo de aquisição do conhecimento. Aprendizagem e avaliação se coadunam num mesmo processo em que é necessário interpretar o que ocorre nos espaços educacionais e o protagonismo de alunos e professores.