Biblioteca
Filtrar os artigos
O funcionamento dos ecossistemas: a natureza é macunaímica
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Filosofia e Língua Portuguesa e LiteraturaA ciência não é neutra; as interferências religiosas, ideológicas e culturais estão presentes na formulação de qualquer proposta de conhecimento. Ao comparar os mundos de Macunaíma e de Alice, é possível perceber a diferença: enquanto a obra de Carroll cita 37 espécies de seres vivos (excetuando os humanos), a de Mário de Andrade relaciona 371, dez vezes mais! E, ao contrário dos personagens de Alice, a natureza se aproxima mais do modelo macunaímico, de viver e se desenvolver com pouco esforço.
Produção de carta pessoal, expressando afetividade e gratidão
Língua Portuguesa e LiteraturaA experiência de troca de cartas entre alunos, professores e funcionários de uma escola levou à valorização e ao reconhecimento do trabalho dos profissionais e a uma prática de produção textual que recupera a afetividade no espaço escolar.
Accountability e a educação das relações étnico-raciais: do controle social à responsabilização
O direito público subjetivo à Educação Étnico-Racial é muito recente no ordenamento jurídico brasileiro, em especial, nas esferas de ensino federal, estadual, distrital e municipal. Este é um artigo inédito sobre o tema de controle na educação étnico-racial, inclusive objeto de solicitação dos educadores de como é realizado.
Dora, a aventureira e o ensino de Geografia na Educação Infantil
GeografiaUm desenho animado apresenta novas formas de utilizar a cartografia e usa a ludicidade para levar às crianças a importância de estudar, conhecer e ler mapas para as atividades do cotidiano.
Hein, é de bebês que estamos falando! Experiências pedagógicas de uma professora em um berçário
Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo é fruto de um esforço de aproximação com minha pesquisa de mestrado, as experiências docentes em berçários no município de Witmarsum. Nele exploro minhas experiências docentes em uma creche como fio condutor para um diálogo com a bibliografia especializada sobre a Educação Infantil. Parafraseando Paulo Freire, na formação permanente dos professores o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática. Este apresenta alguns anseios que permeiam minha experiência como professora de bebês e questionamentos que me incentivam.
A importância da Literatura Visual no processo de ensino-aprendizagem do(a) aluno(a) surdo(a)
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Língua Portuguesa e LiteraturaA Literatura Visual, em que predominam imagens estáticas ou dinâmicas, é de grande valia para a formação dos Surdos. A legislação prevê a inclusão dessas crianças e jovens com a oferta de educação bilíngue, em Libras e na modalidade escrita da língua portuguesa. Alguns escritores surdos já vêm se destacando.
A Educação em ambientes não escolares: um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaA educação não se limita apenas a espaços formais, devendo ser trabalhada em todos os lugares, pois é uma forma de garantir um melhor desempenho de um maior número de indivíduos. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão quanto à importância da Educação não formal para a socialização do indivíduo, consolidando um caráter humanizador e emancipador nesse tipo de formação. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica embasada em teorias relevantes ao tema proposto. Depreende-se que é muito importante entender que a formação do indivíduo não acontece somente nos ambientes escolares.
Educadores na LDB: gestores, técnicos e apoio escolar
Com o objetivo de estabelecer definições distintas entre os educadores, inclusive em relação ao Programa Nacional de Formação dos Profissionais da Educação, foi dada nova redação ao artigo 61 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
O jogo Ímã Orgânico como ferramenta didática no ensino de Química
Química e Vivências de Sala de AulaDesde a Antiguidade a humanidade se interessa por desafios lançados através dos jogos, pois entre suas finalidades temos prazer, divertimento, liberdade, voluntariedade, motivação, aprendizagem e socialização. O jogo faz parte do contexto histórico das civilizações desde tempos remotos.
Erros da escrita: previsibilidade e atipicidade em sujeitos com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalEste estudo traz à tona a análise realizada durante acompanhamento de atividades do Núcleo Saber Down da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Dentre os objetivos deste trabalho estão a verificação de estratégias pedagógicas e terapêuticas que visam ao desenvolvimento da aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down (SD). Fazemos uma reflexão sobre a Educação Especial e o processo de inclusão da pessoa com deficiência. Por conseguinte, realizamos uma breve reflexão sobre o indivíduo com SD e o processo vivenciado no Núcleo Saber Down. Entre os resultados, observamos que os erros cometidos por alunos com SD não são tão atípicos, uma vez que são perfeitamente explicáveis à luz da Fonética e da Fonologia; ademais, observarmos que os indivíduos com SD são muitas vezes excluídos do processo de ensino e de aprendizagem, principalmente na fase de aquisição da leitura e da escrita. Concluímos que as atividades do Núcleo são de extrema importância para a comunidade do Sudoeste da Bahia, mas que precisam agregar em seu contexto o uso de tecnologias como instrumentos que podem ampliar as perspectivas de inclusão de crianças, jovens e adultos com SD.