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Atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Genética
Vivências de Sala de AulaEm Biologia, os conceitos de Genética são geralmente de difícil entendimento, sendo necessária a utilização de métodos diferenciados de ensino, como o uso de atividades lúdicas, para possibilitar melhor aprendizado e boa assimilação dos conteúdos abordados na teoria. O professor de Biologia pode inserir práticas com ludicidade em suas aulas, o que gerará resultados positivos; ao investir nesse tipo de abordagem, será válido o esforço de planejar, elencar objetivos e direcionar a execução da atividade em sala de aula. O objetivo deste trabalho foi analisar alguns resultados referentes à aplicação de uma atividade de palavras cruzadas envolvendo conceitos básicos de Genética para 105 discentes do Ensino Médio. Os resultados obtidos mostraram que a atividade possibilitou maior interação entre o conhecimento, o professor e o estudante e serve como atividade de reforço e fixação de conteúdos de Genética previamente desenvolvidos nas aulas e avaliação do aprendizado.
Dieta sem glúten e sem caseína para crianças com TEA: revisão literária
Nutrição e Alimentos, Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que exerce impacto significativo no desenvolvimento cognitivo infantil; sua etiologia permanece desconhecida, embora seja objeto de diversas hipóteses multifacetadas. O propósito deste estudo é explorar e analisar as mais recentes produções científicas relacionadas à nutrição, especificamente a dieta sem glúten e sem caseína (dieta SGSC), no contexto do tratamento de crianças com TEA. Além disso, busca-se fornecer informações e orientações essenciais para profissionais da Educação, cuidadores e pais e responsáveis para um adequado suporte nutricional durante o período escolar.
Inovação tecnológica e desenvolvimento da Cibercidade: O advento da Cibercidade
O objetivo desta conferência é evidenciar como o processo de inovação tecnológica que está ocorrendo nas cidades submetidas à lógica da globalização influencia o desenvolvimento e a passagem da cidade industrial para a cibercidade a partir de transformações territoriais, econômicas, sociais e culturais. As principais questões enfocadas serão: Como pode-se conceituar Cibercidade? Quais são as implicações das inovações tecnológicas no desenvolvimento da Cibercidade? Quais são os riscos e os vieses ideológicos que atrelam a ideia da expansão das inovações tecnológicas ao advento da Cibercidade?
Células-tronco: a medicina do futuro
Artigo publicado na Revista Ciência Hoje (SBPC), vol 29, nº 172, junho de 2001
Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa
Uma das tarefas do multiplicador do Núcleo de Tecnologia Educacional do PROINFO - MEC é avaliar crítica e criteriosamente os softwares de uso educacional, pois são eles que determinam as possibilidades de uso dos computadores na educação. Para iniciar uma discussão sobre os critérios para uma avaliação de softwares educativos torna-se necessária uma reflexão sobre o papel do computador nas escolas, a influência do mesmo no processo de aprendizagem dos alunos e uma contextualização do conceito de avaliação do ponto de vista construtivista.
O ceticismo em Último Capítulo, de Machado de Assis
Publicado pela primeira vez em 1883, dois anos depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas, o conto Último Capítulo integra a segunda fase de Machado de Assis, período que pode ser interpretado, entre outras leituras possíveis, como de amadurecimento da perspectiva cética. Neste artigo pretende-se demonstrar como o referido conto apresenta uma compreensão cética da realidade.
Parâmetros para a elaboração e desenvolvimento de jogos didáticos para o ensino de Química
Química e Vivências de Sala de AulaConsiderando a crescente utilização de jogos didáticos de Química como instrumento para construção do conhecimento, constatamos a importância da formulação de um guia com parâmetros para a elaboração e desenvolvimento de jogos didáticos, que possa ser utilizado como parâmetro metodológico. Este trabalho tem como objetivo apresentar parâmetros que podem ser seguidos. O jogo didático pode ser uma ferramenta de ensino que gera interesse, motivação e até diversão; pode auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, além de ser uma forma de cativar, encantar, motivar e de atrair o interesse dos/as alunos/as, tornando os assuntos e conceitos mais agradáveis. As principais dificuldades são: a limitação do tempo, a dificuldade de trabalhar em grupo e de escolher o tipo de jogo para montar. Foi possível construir um guia de acordo com a escolha da temática e conteúdo, os tipos de jogos, os materiais, a intenção pedagógica, a natureza do jogo, manual e regras, o papel do professor e a pesquisa para a elaboração do jogo.
A mulher seminua e o ódio ao Ocidente
No texto "A guerra de três mundos", tentei mostrar como a Irmandade Muçulmana, criada em 1928 por Hassan Al-Banna, lançou as bases teóricas do terrorismo islâmico contemporâneo, ao estabelecer que é obrigação de todo muçulmano lutar, sem medo da morte, para que o islamismo volte a um idealizado estado de pureza dos tempos do Profeta. Com o slogan "a morte na luta por Deus é a nossa grande esperança", o objetivo do grupo era reviver o califado, com a reunião de todas as nações muçulmanas reconvertidas. Apesar da repulsa ao Ocidente, a Irmandade acenava, porém, até o fim da década de 1940, com uma espécie de compromisso. No manifesto "Na direção da luz", Al-Banna disse: "As pessoas imaginam que a nossa maneira muçulmana de viver nos desconecta do Ocidente. E isso só serve para perturbar nossas relações políticas com eles justamente agora que estávamos para estabelecê-las. Nada é mais fantasioso. Porque os porta-vozes do Ocidente sempre disseram que todas as nações são livres para estabelecer seus próprios caminhos, desde que não infrinjam os direitos dos outros". Mas tudo isso iria mudar ainda na década de 50, com a aparição de Sayyid Qutb, principal ideólogo da Irmandade depois do assassinato de Al-Banna pelos agentes secretos do governo egípcio. Na verdade é Qutb, e não Al-Banna, quem é hoje o principal mentor dos atuais terroristas.
Diversão Trabalhosa (Hard Fun)
(Tradução: Leonardo Soares Quirino da Silva)
Capoeira e educação libertária para formação de sujeitos autônomos – as práticas de ensino nas rodas de rua do Rio de Janeiro
Antropologia, Sociologia e Educação Infantil
Apesar de ter sido perseguida por sua origem, a Capoeira passou a ser valorizada nos governos Vargas, sendo consumida até pelo turismo, com uma estética baseada em acrobacias, mas reduzindo seu caráter transgressor. Ao contribuir para desenvolver a autonomia das pessoas, a Capoeira tem muito a ver com Educação, pois pode ser aplicada nos ambientes formais e informais.