Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
A infância da Educação: o conceito devir-criança
Educação Infantil e História da Educação

O que é a infância? A pergunta ressoa sem parar. Será que conseguimos levar a interrogação até onde ela consiga, de verdade, fazermo-nos interrogar? Será que nos perguntamos mesmo pela infância? Será que conseguimos interrogarmo-nos sobre nossa relação com a infância, sobre o que somos em relação à infância? Será que algo infantil nos atravessa com a pergunta?

Sobrenatural

Vou contar uma história que tem algo de sobrenatural. É uma história muito simples, mas tenho medo de tocar nessas coisas do outro mundo, por menos importante que elas sejam. Tenho um medo que me pélo. Acho que de ser castigada, por colocar o nariz onde não devia. Mas, vá lá, vou me arriscar.

Mídia na Educação Infantil

No mundo globalizado de hoje, da era da informação e da comunicação, é preciso saber como e que recursos de mídia podem ser utilizados em nossas salas de aula, principalmente, quando se trata da primeira infância.

Trabalho de Campo: prática andante de fazer Geografia

Este texto resulta de uma longa prática e envolve uma histórica e permanente reflexão acerca do modo como se revelam novos conteúdos a cada nova ação que se realiza, como a intrusão num lugar onde um acontecimento comum, quase insólito, que parecia inexplicável, uma fábrica de casacos de pele de coelhos em uma propriedade rural, que desenvolve, entre outras, as culturas de trigo e soja, no interior do município de Sarandi (lugar selecionado como parte da programação do projeto de formação continuada desenvolvido com os professores da rede municipal no ano de 1995), no centro-norte gaúcho, e que deu significado à abordagem das relações entre o rural e o urbano.

O artista e a modelo: representações e transfigurações da natureza
Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

O artista e a modelo” é um filme que fala do processo de criação da arte e da vida, a importância da natureza na elaboração de uma obra, e as duas personas descobrem que, para se chegar ao conceito desejado, é preciso ultrapassar o ver. Torna-se quase uma outra visão do Gênesis

A dimensão socioespacial do ciberespaço: uma nota

Profª. Msc. Michéle Tancman Candido da Silva

De mocinhos, bandidos e Edu Lobo

Estive revendo Uma noite em 67, documentário dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, que mostra as cinco canções finalistas do Festival de MPB daquele ano na TV Record. Até aí, o público não precisaria pegar o DVD ver o filme: se sua conexão com a internet for boa o suficiente para acessar o YouTube, todas as músicas estão lá. Mas o filme traz bônus interessantes. A costura entre as músicas, as entrevistas da época e as entrevistas atuais com compositores e participantes da produção do festival dá uma ideia dos bastidores dessa disputa. E, pelas afirmações do então diretor responsável, Paulo Machado de Carvalho, a intenção dos produtores da TV Record era criar nos festivais uma pequena trama, com mocinhos e bandidos. Mas o êxito dessa ficção foi parcial, e a “culpa” desse quase malogro foi de Edu Lobo. Senão, vejamos.

O tratamento dado ao texto literário no campo educacional: o que mudou?
Língua Portuguesa e Literatura

A abordagem do texto literário no espaço escolar vem se modificando nos últimos tempos, deixando de servir para subsidiar práticas normativas (vinculado apenas a aspectos gramaticais) e passando a buscar os sentidos trazidos pela linguagem literária, valorizando as características e significados da obra.

O Hiato entre Cidadania e Poder

Em diferentes partes do mundo, estão sendo criados fatos e situações novas para a democracia que todas e todos, amantes da liberdade e dignidade humanas, precisamos encarar com urgência e ousadia. Alguns já falam até em crise da própria democracia. Provavelmente, é isto mesmo, uma crise política em gestação. Sua solução não é visível. Ainda é tempo de agir, evitando turbulências maiores e a volta de soluções fascistas e autoritárias. Mais que isto, são também componentes da crise os sinais que apontam para a possibilidade de um salto qualitativo com a radicalização da democracia como valor e ideal, como opção e proposta. Estamos, na verdade, diante de novos desafios para a cidadania, que tantas mulheres e tantos homens, mundo afora, lutam para por no centro. Nunca é demais lembrar quão recente e frágil é a democracia. Além do mais, a maior ameaça à globalização reinante do tudo pelo mercado vem exatamente de cidadãs e cidadãos em movimento, que dizem não e resistem.

Palavreando a Genética: uma atividade lúdica no ensino de Biologia
Biologia e Biociências

O professor é constantemente desafiado a tornar as aulas de Biologia mais cativantes e lúdicas, promovendo com eficiência nos alunos a busca do conhecimento. Jogos lúdicos possuem como principais objetivos tornar o assunto mais dinâmico e descomplicado, levando à interação entre os discentes dentro de sala de aula. Nesse sentido, esta proposta metodológica possui como principal objetivo a construção e a abordagem de um jogo envolvendo como tema central a Genética, área fascinante, porém ainda muito temida pelos alunos por conter termos e processos complexos e desafiadores. Neste jogo, os alunos terão como objetivo montar frases corretas e com sentido a partir das palavras do escopo da Genética.