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Utilizando a raiz tuberosa de mandioca em aulas práticas de Biologia para estudantes do Ensino Médio
Botânica e Biologia e BiociênciasA mandioca é uma planta dicotiledônea pertencente à família Euphorbiaceae, de grande importância; sua raiz tuberosa serve como sustentáculo energético para mais de 700 milhões de pessoas no planeta, além de diversas outras utilidades na alimentação animal e na indústria. O trabalho possui como principal objetivo facilitar e motivar a aprendizagem dos alunos na disciplina de Biologia, no Ensino Médio, no que tange à área de Bioquímica por meio de duas atividades experimentais, utilizando como principal espécie a raiz tuberosa da mandioca.
Barradas no baile
Em um recente post de seu blog, a jornalista e colunista social Hildegard Angel falou sobre a festa de 14 anos do filho mais novo de um brasileiro que figura entre os homens mais ricos do mundo. Exceto pela riqueza do herdeiro, qual seria o interesse em relatar uma festinha de adolescentes, se há tantos eventos sociais de gente grande e de atores globais bombando na sociedade carioca? Somente o peculiar fato de que, devido ao excesso de menininhas se acotovelando para entrar na festa, utilizou-se um critério de seleção um tanto quanto primitivo (tosco?) para escolher quem entrava e quem ficava de fora, como se vê já no título do post: “Em festa do filho do Eike menina feia não entra!”. De acordo com a jornalista, a execução da tarefa deu-se de forma bastante simples e direta: os meninos apontavam e diziam: “Essa entra, essas não”, e os seguranças cumpriam as ordens.
Práticas de ensino e pesquisa nas Ciências da Natureza e suas tecnologias
Vivências de Sala de AulaO presente estudo é o resultado da investigação e aplicação de aulas práticas de Biologia e Química na compreensão, leitura, interpretação e desempenho escolar de alunos do Ensino Médio de uma escola pública. O objetivo foi mostrar que o desenvolvimento disciplinar realizado com as metodologias práticas estimula a pesquisa e agrega à interdisciplinaridade e à realidade dentro da construção do conhecimento. Este estudo desenvolveu-se mediante a elaboração de roteiro de entrevistas e questionários para aplicação em campo das visitas técnicas. Diante do exposto, concluiu-se que a interação existente entre prática e conceitos tradicionais das aulas de Biologia e Química depende da capacidade de criatividade, de condições fornecidas ao professor e da interação dele com o aluno e entre os alunos, sendo esse um dos componentes mais importantes para o sucesso do ensino-aprendizagem. Sem que haja convivência positiva entre esses sujeitos não há aprendizagem de qualidade.
"Relatos do Mundo": aspectos do filme que podem ser trabalhados na sala de aula
Formação de Professores e Cinema, Teatro e TVA linguagem cinematográfica já vem sendo usada por alguns educadores como um meio de enfatizar conteúdo a serem trabalhados na sala de aula. Um filme sensibiliza e acrescenta, muito além de deixar a aula mais lúdica pode contribuir com novas ideias e visão de mundo, estimulando os alunos no seu papel questionador e criativo e no seu posicionamento na sociedade. É importante pensar também no papel da arte e da leitura, que vai muito além do que podemos imaginar. Quem tem leitura de mundo pode acrescentar, dar ao outro mais autonomia e criatividade; esse é também o papel do professor.
Planejamento escolar: um guia da prática docente
Formação de ProfessoresPelo planejamento, é possível alcançar objetivos, com um conjunto de metodologias, recursos etc. Ele é indispensável em qualquer área profissional e principalmente na educação e contribui para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, que possibilite uma formação de qualidade voltada para a formação plena do cidadão.
O lugar da escola na pedagogia do MST
Quase ao mesmo tempo em que começaram a lutar pela terra, os sem-terra do MST também começaram a lutar por escolas e, sobretudo, para cultivar em si mesmos o valor do estudo e do próprio direito de lutar pelo seu acesso a ele. No começo não havia muita relação de uma luta com a outra, mas aos poucos a luta pelo direito à escola passou a fazer parte da organização social de massas de luta pela Reforma Agrária, em que se transformou o Movimento dos Sem Terra.
Bingo Pedagógico: possibilidade lúdica nas aulas de Artes Cênicas
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaCopiar sem objetivo não conduz à aprendizagem nem eleva a ampliação de conhecimentos outros; ao contrário, furta do alunado a possibilidade de exercitar a criatividade, a criticidade, o pensar livre e autônomo com ideias próprias daquele que busca aprender.
Jogadas de mestre
O primeiro livro de Ian McEwan que li foi Na Praia, e me arrebatou pela maestria do autor em manejar o ponto de vista. Nele, dois namorados em noite de núpcias, poucos anos antes da liberação sexual que mudaria os hábitos ingleses, estão às voltas com seus desejos e repulsas. O livro é só isso: o enfrentamento do momento crucial que para ele é o sublime, o gesto derradeiro de encontro do prazer por muito tempo reprimido; e para ela, o abjeto, o impensável momento por muito tempo adiado. O livro é, na verdade, tudo isso.
O colégio João Antônio
Chegando em Bacanaço ainda pego um ônibus de linha, pois o Colégio João Antônio fica no Distrito de Lima, próximo ao Grotão do Reino – uma das maiores favelas da região. O movimento na Estação às 6:30 h da manhã começa a efervescer. Hoje, comprei um saco de cajás maduros assim que saí do trem. Passei rapidamente por guichês cheios e, meio sem noção, recebi das mãos de um ambulante as frutinhas ácidas que mordo agora, diante do computador. Ao abrir a mochila, após todo um dia de trabalho, recebi no rosto aquele sumo cítrico, fermentado como as matérias que apodrecem nos terrenos baldios. Comprei-as num lance de vista, fazendo sinal para o ônibus que me levaria até o meu destino, esquecendo-me completamente delas no interior da bolsa logo que sentei e me deixei levar mais para dentro da zona norte do Rio de Janeiro.
Ciberalfabetização: um projeto pedagógico de Geografia
Este projeto de trabalho foi direcionado para adolescentes do segundo segmento do ensino fundamental, mas nada impede que também seja repassado a qualquer grau de ensino, desde que a clientela seja identificada no perfil de exclusão digital. Desta forma incluo neste grupo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou ainda membros da comunidade, que em horários alternativos queiram participar do curso.