Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: quando o brasil foi descoberto
Limpar filtros
Educação e partilha: a Escola no documentário "Pro Dia Nascer Feliz"
Cinema, Teatro e TV

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a escola como peça formada e formadora da repartição das partes e dos lugares, a partir do documentário Pro dia nascer feliz, tendo como base a noção de partilha do sensível de Rancière (2009) e a relação entre política e estética de Freire e Freire e Shor. Para isso, optou-se por dividir a reflexão em duas partes, uma da escola pública e outra da escola particular, cada uma feita a partir de dois estudantes. Percebe-se o quanto a escola é uma instituição complexa e heterogênea: quando pública, lidando com a escassez de recursos e com a vulnerabilidade social dos alunos; quando particular, tentando disfarçar a sua missão de garantir a manutenção de uma partilha desigual.

Ensino investigativo de Botânica em livros didáticos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental a partir da BNCC
Botânica, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A BNCC destaca o letramento científico como mecanismo para tornar os alunos ativos no processo de ensino-aprendizagem em ciências. O objetivo desta pesquisa foi analisar a abordagem investigativa de Botânica em livros didáticos do Ensino Fundamental com base na BNCC. Dentre os problemas identificados destaca-se a falta de atividades práticas, a falta de perspectiva evolutiva que favoreça a compreensão das características de cada grupo e seus processos adaptativos e a falta de contextualização do conteúdo, que o aproxime da realidade do aluno.

As teorias do cinema e o contexto escolar

Quando se introduziu, na história do cinema, a expressão “linguagem cinematográfica”, tratou-se de postular a existência do cinema como meio de expressão artística, com o propósito de provar que o cinema era uma arte; logo, que deveria ser dotado de uma linguagem específica, que fosse, por exemplo, diferente da literatura e do teatro.

As contribuições da dança (do ventre) no ensino-aprendizagem para crianças: uma óptica neurocientífica
Sociologia, Formação de Professores e Dança

A dança é um sólido componente educativo, que auxilia nas diversas esferas do desenvolvimento infantil; com o avanço das neurociências, tornou-se ainda mais evidente a importância incontestável que ela possui. Este estudo traz sugestões de práticas e objetiva compilar as diversas contribuições da dança no processo de ensino-aprendizagem para crianças, difundir os diversos benefícios possíveis de serem conquistados pelos praticantes dessa arte, de maneira a servir de inspiração para educadores da área; propõe também transformar a visão ultrapassada de que dançar se resume a copiar passos prontos cuja concepção tradicional entende que apenas o corpo trabalha, numa clara manutenção do dualismo cartesiano a fundamentar o conceito de corpo/mente.

Desafios metodológicos da produção historiográfica moderna do cérebro de obra

Em todo o mundo têm sido criados institutos de pesquisa, programas de estudos e laboratórios de estudos historiográficos do tempo presente que lutam por uma maior atenção ao seu fazer científico.

Mostra de Física de Partículas no 3º ano do Ensino Médio: um incentivo ao protagonismo do aluno
Física

É importante que temas de Física Moderna sejam trabalhados no Ensino Médio, por propiciar ao aluno melhor entendimento do mundo que o cerca e contextualizar a Física. A área de Física de partículas é uma das mais promissoras para o século XXI e suas descobertas são sempre notícia. O objetivo do trabalho foi introduzir conhecimentos de estrutura da matéria para abordar aos conceitos discutidos no curso de Eletricidade no 3o ano do Ensino Médio. Os alunos foram divididos em grupos que pesquisaram, elaboram ideias e apresentaram seus trabalhos, procurando proporcionar compreensão dos assuntos.

A Educação Matemática nos desafios do saber fazer do docente no ensinar e avaliar os discentes nos anos iniciais
Matemática

O presente trabalho serve como ferramenta para os docentes terem um novo olhar sobre o ensino da Matemática de maneira processual e contínua. O docente deve realizar um diagnóstico identificando a bagagem dos discentes em relação ao conteúdo a ser trabalhado. O objetivo geral deste trabalho é investigar como está sendo processada a forma de ensinar e avaliar do docente para que possa atingir suas habilidades e competências. No referencial teórico, Paulo Freire descreve a Pedagogia da Autonomia e os saberes necessários à prática educativa; além de Nilda Alves, Sergio Lorenzato e Jussara Hoffman.

Um exercício reflexivo-argumentativo: a escolha de um modelo historiográfico dentro das possibilidades mais utilizadas na academia
História

O estudo da história da Escola Normal Carmela Dutra, localizada na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que teve como modelo, em sua criação, o renomado Instituto de Educação, pensado por Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo em 1932.