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Quando chegar o momento...
Lars Säfströmautor
Dia da Pátria
Brasil, seus filhos hoje aqui estão, de mãos dadas, vibrantes, com toda a força que a união encerra, nessa mistura de raças, nessa grandeza de pensamentos.
Uma questão de ponto de vista
Semana passada estava passando em frente à ABBR – um centro de reabilitação física para pessoas de todas as idades, aqui no Rio de Janeiro – quando um ônibus parou na minha frente e, ao abrir a porta traseira, vi que saía de lá um moço forte, de rosto marcante e sem as pernas. Tinha dois cotos que ficavam no início das coxas. Fiquei observando a movimentação do rapaz e permaneci ali parada em frente à escada, pronta para ajudá-lo quando fosse necessário, mas não foi. Ele era tão ágil que não dava brecha. De repente puxou uma cadeira de rodas dobrável – que parecia ser bem leve –, ajustou-a e colocou atrás de si. Depois, usando os braços como se fossem muletas, foi descendo degrau por degrau e já no último virou-se pegou a cadeira e colocou-a na calçada.
Bullying na escola: o que fazer?!
Jeanne de Fátima Cunha de Oliveira
Fórum Nacional da Educação
O Fórum Nacional da Educação (FNE) foi criado em 2010, por Portaria do MEC, e depois incorporado à Lei nº 13.005/14, que definiu o Plano Nacional da Educação (PNE).
Formação continuada: entre as práticas e os saberes docentes
Marcelo Gomes da Silva
Diabruras da literatura infantojuvenil
José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882 - São Paulo, 04 de julho de 1948) foi um dos mais influentes e representativos escritores brasileiros do século XX. Foi um relevante editor de livros e autor de importantes traduções. Seguindo ao precursor Figueiredo Pimentel (Contos da Carochinha) da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto de sua obra de livros infanto-juvenis, que constitui aproximadamente metade da sua produção literária.
A educação e os meios de comunicação
Não creio que exista dúvida sobre o importante papel da mídia nos dias atuais. Sabemos de sua importância no campo da socialização de informações, da ressonância em publicidade no que toca ao cenário das políticas públicas, à democratização das informações e à necessidade de liberdade de sua ação no que se refere ao fortalecimento dos pilares da democracia. Não obstante sua importância, a mídia como veículo de informação na educação vem se revestindo, nas últimas décadas, de roupagens constrangedoras, complexas e perigosas.
A Geografia Cultural: novas perspectivas para a ciência geográfica e sua importância na escola
Pouco se fala na escola acerca dos subcampos científicos. A normatização do currículo torna o conteúdo a ser estudado homogêneo e excessivamente esquemático. A utopia de um didatismo eficiente coaduna com mentes acríticas e com pouca exploração científica. Na ciência geográfica não é diferente. Desde o fim do século XIX, a Geografia se espraia pelo viés humanista com vigor e vislumbra não apenas o espaço de ação do homem, mas também os produtos dessa ação no espaço e no tempo. Daí surgem os territórios que configuram identidades e pertencimentos sociais. Os grupos, portanto, necessitam do espaço para se reordenar, se reconhecer e exercer sua cultura.
Funk: cultura popular e o preconceito linguístico
José Geraldo Rocha