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Figuras de mistério
Filosofia, Teologia e Língua Portuguesa e Literatura

Mediante expressões literárias, torna-se possível confundir experiências individuais e coletivas de tal modo que os seres humanos construam os sentidos de suas existências ao, simultaneamente, aprofundar os horizontes de entendimento em pleno diálogo com as tradições a que todos estamos submetidos. Desse modo, em constantes analogias com a História da Filosofia e da Literatura, nas interfaces entre metáforas e metonímias, apresentam-se sonhos e realidades a partir das entrelinhas da existência humana nas manifestações do ser. Figuras mitológicas e utópicas, poesia e prosa poética estão presentes neste texto.

Proposta de projeto pedagógico utilizando tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas de Educação Física no Ensino Médio
Saúde e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta a proposta de um projeto pedagógico para as aulas de Educação Física no Ensino Médio voltado para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação. O projeto objetiva trabalhar com as informações encontradas nas redes sociais sobre atividade física. Os alunos deverão confirmar ou refutar essas informações, objetivando conscientizá-los e capacitá-los para checar a veracidade por meio de fontes confiáveis de pesquisa, estimulando a formação do senso crítico para as informações que acessam na internet.

A preferência pelo Inglês no Enem: um estudo de caso no interior do Amazonas
Língua Estrangeira e Política Educacional

O presente artigo é resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas, cujo objetivo é ensinar as técnicas de leitura em Língua Inglesa para os alunos do 3º ano do Ensino Médio na Escola CETI de Coari/AM. Aplicou-se um questionário e houve tratamento dos dados à luz da Análise de Conteúdo. Os alunos que optaram por fazer a prova do Enem em Língua Inglesa afirmaram que escolheram essa língua devido ao fato de a professora da disciplina optar por uma metodologia ativa, além de terem facilidade em compreender textos em inglês.

Cultura de paz nas escolas com base na Comunicação Não Violenta
Comunicação e Direito

A comunicação não violenta (CNV), termo cunhado pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, é fruto de anos de estudos e de pesquisas inspirados nas suas experiências com o clima de violência escolar. Pela relevância da temática e a necessidade de promover uma cultura de paz e de justiça, foi estruturado o Congresso de Cultura de Paz nas Escolas com Base na CNV. O evento capacitou professores de escolas de Uberlândia/MG e região. Promoveram-se debates e trocas de experiências entre profissionais das escolas, além de uma oficina sobre a temática.

Ciências e Artes: Educação Ambiental e interdisciplinaridade na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo traz reflexões acerca da contribuição da interdisciplinaridade, por meio da Arte e da Ciência, como ferramenta para a Educação Ambiental no Ensino Infantil. A união das disciplinas auxilia o ser humano a compreender o mundo ao seu redor. O tema da interdisciplinaridade nos permite integrar disciplinas com um objetivo comum, facilitando o ensino-aprendizado dos alunos. Cada uma das disciplinas colabora para a valorização da Educação Ambiental junto a crianças, o que poderá fazer com que o mundo se torne um lugar melhor.

Feira de Ciências do Agreste Sergipano: um instrumento para melhoria da educação científica de estudantes da Educação Básica
Química

Este trabalho visa socializar as características da Feira de Ciências do Agreste Sergipano (Fecase) e apresentar os resultados obtidos na formação científica de estudantes da Educação Básica. A abordagem qualitativa foi adotada como percurso metodológico, e os dados foram coletados por meio de registros das ações do projeto, além da aplicação de questionários respondidos por 21 participantes. Os resultados revelam a necessidade de maior integração entre as ações da Universidade e da escola e apontam para a aprendizagem de conceitos químicos e o desenvolvimento de competências e de habilidades pelos estudantes.

A voz do professor como caminho formativo: narrativas, reflexão e supervisão na escola
Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo busca compreender como narrativas (auto)biográficas de professores podem subsidiar práticas de formação continuada mais reflexivas e contextualizadas a partir da atuação do supervisor escolar. Parte-se do pressuposto de que a formação docente é um processo contínuo, coletivo e situado que se constrói baseado em experiências compartilhadas no cotidiano da escola. A pesquisa fundamenta-se em produções acadêmicas acerca da constituição da identidade docente. Dar voz aos docentes fortalece os vínculos profissionais e amplia as possibilidades de transformação da prática pedagógica, contribuindo com a educação democrática.

A importância da Matemática Financeira nos anos finais do Ensino Fundamental em contexto com as finanças cotidianas
Matemática

Este trabalho, objetivando mostrar a importância da Matemática Financeira conectada à Educação Financeira, esquematiza uma abordagem contextual inspirada nas finanças cotidianas, sendo uma metodologia didática inserida no ensino e na aprendizagem da Matemática Financeira para os anos finais do Ensino Fundamental. O professor desenvolverá atividades contextuais encontradas no comércio local, nas faturas de cartão de crédito, talões de água e energia, compras parceladas e compras nas plataformas digitais, simulando problemas cotidianos e buscando a execução pela melhor solução, formando cidadãos conscientes.

Ensino de Biologia para estudantes com TEA: os professores e as políticas públicas
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

Este artigo discute o papel do professor de Biologia no ensino de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA), de acordo com as legislações que garantem os direitos desses estudantes. A inclusão deles requer preparação adequada dos professores para lidar com as especificidades. É importante que o professor compreenda as características do TEA para adaptar o processo de ensino de acordo com as suas necessidades individuais. O papel do professor de Biologia é fundamental para a aprendizagem desses estudantes, pois ele é o responsável por criar um ambiente de aprendizagem acolhedor e inclusivo.

Ensino de História: ferrovias em Minas Gerais e direito à cidade, uma reflexão a partir da história local
História

Este texto contribui para reflexões que envolvem o ensino da História na Educação Básica. Ele se articula a partir da associação de saberes e de desafios que o trabalho com a história local, como campo de conhecimento, implica a quem se dedica fazê-lo e suas aproximações às áreas de pesquisa com a ideia de direito à cidade. Propomos a utilização das ferrovias que atravessam grande parte dos municípios mineiros como caminho possível para dar significado ao ensino de História, entendido como a aquisição de parte do direito à cidade. Desenvolvemos essa associação a partir da compreensão de que tanto a aquisição do conhecimento como a compreensão do direito à cidade implicam possibilidades de formação e exercício de cidadania.