Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Métodos de ensino da orientação e mobilidade para pessoa com deficiência visual
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo foi produzido com base em relatos de experiência de professores de Orientação e Mobilidade (OM) do segundo segmento do Ensino Fundamental a respeito das estratégias empregadas durante as aulas de OM. Tem o propósito de elencar mecanismos de ensino que facilitem a autonomia e a locomoção de pessoas com deficiência visual (cegas e com baixa visão) e de pessoas com outra deficiência associada à perda da visão. Além do ensino das técnicas de guia vidente, autoproteções (superior e inferior) e a bengala longa, também é importante que a pessoa com deficiência visual tenha acesso a outras tecnologias assistivas.

Resolução de problemas nos processos de ensino de Matemática na Educação Básica: uma proposta com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A resolução de problemas matemáticos é uma metodologia de ensino-aprendizagem que proporciona aos estudantes a construção do seu pensamento matemático. Este estudo objetivou investigar como essa metodologia, proposta por George Pólya, auxilia os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na mobilização de conhecimentos matemáticos para a resolução de vários tipos de problemas. A pesquisa foi qualitativa e de campo, com estudantes de uma escola municipal de Muqui/ES. Os dados foram analisados utilizando as quatro fases da teoria do processo de resolução de problemas definidos por Pólya.

O modelo educacional baseado no sistema econômico capitalista sob as bases do racismo patriarcal: é possível exterminar as opressões?
Política Educacional

Este artigo tem como objetivo analisar as opressões postas pelo racismo patriarcal que criam as desigualdades no modelo educacional capitalista. Tem-se como problemática a seguinte questão: é possível exterminar as opressões advindas do racismo intersectado pelo patriarcado, já que o sistema econômico capitalista usa a escola para manutenção e reprodução das desigualdades que estruturam e influenciam as posições das mulheres e meninas em nossa sociedade? Para tanto, foi realizada pesquisa de campo e bibliográfica, com abordagem metodológica da teoria da interseccionalidade junto à teoria histórica dialética.

A psicossexualidade infantil: contribuições da teoria psicanalítica em Sigmund Freud
Psicologia e Educação Infantil

O presente artigo apresenta a temática da psicossexualidade infantil a partir das contribuições da obra de Sigmund Freud, que articulou teórico-clinicamente as bases da teoria psicanalítica. Para o autor, a sexualidade humana é uma potência que não se limita, como preconizavam teorias, inclusive médicas, à vida adulta, mas se circunscreve como psicossexualidade que abarca a infância. A teoria freudiana contribui para entendermos o desenvolvimento humano em sua integralidade. De fato, a perspectiva freudiana marcou de forma revolucionária o século XX e, ainda hoje, mantém relevância.

Residência Pedagógica: uma experiência que deu certo
Matemática, Educação a Distância e Formação de Professores

Este trabalho é um relato do período de regência escolar no Programa da Residência Pedagógica desenvolvido no Ensino Fundamental II no município de Ibipeba/BA. A pesquisa buscou compreender quais elementos motivam o processo de aprendizagem de estudantes dos anos finais do Fundamental acerca do conteúdo múltiplos e divisores de números inteiros. O objetivo era analisar qual procedimento metodológico foi utilizado em sala de aula para melhor compreensão dos conteúdos, a fim de identificar a melhor motivação para entendimento e analisar maneiras que ajudem os alunos a alcançar melhores resultados.

Construção de textos por meio das narrativas de crianças com deficiência visual
Educação Especial e Inclusiva

Este relato de experiência é fruto de um recorte da pesquisa de mestrado profissional na temática da deficiência visual realizada em sala de aula do Instituto Benjamin Constant. A pesquisa aconteceu no segundo ano do Ensino Fundamental, tendo quatro alunos cegos como público-alvo. O processo de alfabetização no sistema Braille norteou os conceitos que embasaram a pesquisa, trazendo uma metodologia específica. Partindo desse princípio, foram realizadas atividades com brincadeiras significativas, a fim de construir um texto com as narrativas dos alunos. Com isso se questionou: como o brincar pode auxiliar na alfabetização das crianças com deficiência visual?

Educação e recursos educacionais digitais
Computação e Tecnologias e Instituição Escola

Este artigo busca compreender os recursos educacionais digitais (RED) e examinar a relevância deles para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica. A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica exploratória, com buscas realizadas em diversas bases, como: Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. O presente estudo destaca a importância das tecnologias da informação e comunicação no contexto educacional, enfatizando o papel dos RED conforme discutido por variados autores.

Racismo Ambiental no ensino de Química: produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual
Química e Educação Especial e Inclusiva

Este trabalho aborda a construção de um recurso didático acessível para pessoas com deficiência visual, centrado na temática do Racismo Ambiental, destacando a importância de discutir questões socioambientais relevantes. O material grafotátil foi avaliado por dois revisores cegos e por um aluno da Educação Básica do Instituto Benjamin Constant. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se a entrevista semiestruturada e a observação não participante. O tratamento dos dados foi realizado com o auxílio do software Iramuteq, resultando na formação de diferentes categorias e subcategorias.

Ser professor da Educação Infantil: formação e desvalorização profissional
Formação de Professores

O estudo aborda a formação docente e as trajetórias profissionais de professores de Educação Infantil em uma creche pública da Baixada Fluminense. Ele traz algumas reflexões a respeito das políticas educacionais, das condições de trabalho e da importância de compreender os saberes/fazeres de professores em seus cotidianos. Dialogar a respeito dessas especificidades implica questionar as concepções de infância, os diferentes fazeres na creche e a responsabilidade do Estado no reconhecimento da Educação Infantil como instância educativa. A discussão incorpora os relatos de professoras de uma creche pública em uma roda de conversa.

Abordagem STEAM: uma proposta de letramento científico em contexto de Educação Infantil
Educação Infantil

Diante do desafio de buscar diferentes práticas do ensino de Ciências que se contraponham ao olhar tradicional de uma educação mecanicista e reprodutora de conteúdo está a abordagem STEAM. Nessa perspectiva, o presente estudo procurou, por meio da revisão de bibliografia dos últimos dez anos, compreender o ensino de Ciências na Educação Infantil voltado para o letramento científico e para abordagem STEAM. Os resultados apresentados contribuíram para a legitimação de abordagens criativas, propondo vivências e experiências significativas para o ensino de Ciências.