Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Uso de TDIC durante o ensino não presencial no programa Se Liga na Educação
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Diante da urgência pedagógica gerada pela pandemia da covid-19 entre 2020 e 2021, a educação demandou adaptações nas metodologias ativas utilizadas. Tendo como preceito constitucional que a educação é direito de todos e que o Estado deve ofertá-la, este estudo tem como objetivo apresentar uma solução encontrada pelo governo de Minas Gerais para minimizar as desigualdades educacionais geradas no período de isolamento: a utilização das TDIC. Este artigo relata experiências aliadas ao esforço de uma equipe de especialistas, jornalistas e técnicos na produção do programa Se Liga na Educação.

Uma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina
Formação de Professores

Desde 2015, com a reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), a disciplina Educação em Ciências e Biologia I (ECB I) vem desenvolvendo uma formação docente a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico, propostos por Nascimento Jr. Eles envolvem a dimensão conceitual, sócio-histórica, ontológica e epistemológica da Biologia e foram elaborados pelo autor a partir da análise do movimento histórico dessa ciência. Em 2018, a disciplina agregou a essa proposta formativa a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desenvolvida por Saviani.

O uso do lúdico no processo de ensino-aprendizagem de Matemática na Educação Básica
Matemática e Formação de Professores

Este artigo propõe uma revisão da literatura sobre práticas lúdicas no ensino de Matemática para o Ensino Fundamental II, com foco na criação de maquetes e outras ferramentas que podem ajudar os alunos a construir seu próprio aprendizado. No Brasil, a educação enfrenta desafios diversos por causa de questões políticas, culturais, econômicas e sociais, além de dificuldades na prática como o desinteresse dos alunos por certas disciplinas e problemas no relacionamento professor-aluno, afetando o processo educativo. O papel do professor é fundamental, exigindo habilidades que vão além do conhecimento científico.

A influência da cultura Maker no ensino-aprendizagem de História: relato de experiência
Ecologia e Meio Ambiente, História e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como foco apresentar o relato de experiência sobre a utilização da cultura Maker na aprendizagem de História para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental numa escola municipal de Pilar/AL. A sua proposta é mostrar como a cultura Maker pode influenciar na aprendizagem da disciplina, descrevendo os procedimentos utilizados nas aulas para o desenvolvimento dos projetos com materiais recicláveis, culminando na Feira Maker. Por meio de pesquisa-ação, observou-se que os alunos aprenderam como descartar o lixo doméstico e como reutilizar materiais recicláveis.

A Literatura Infantil na construção do processo de escrita com crianças na fase pré-escolar
Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este texto relata a experiência de uso da Literatura na construção do processo de ensino da escrita, destacando como essa prática tem se tornado promissora no desenvolvimento da linguagem de crianças da EI com cinco anos de idade. Focamos em dois projetos literários desenvolvidos em 2019 em um CIEP no Jacaré, bairro da Zona Norte do Rio de Janeiro. O relato possibilitou observar que os projetos com leitura literária criam condições favoráveis para o desenvolvimento do processo da leitura e da escrita, apoiado em mediações, intervenções e interações, com as temáticas trazidas pela Literatura e entrelaçadas com experiências de vida das crianças.

A observação de aves como estratégia de Educação Ambiental para alunos do Ensino Médio
Biologia e Biociências

A observação de aves pode contribuir para sensibilizar estudantes sobre a importância da conservação da avifauna. Neste trabalho, apresentamos uma atividade de observação de aves realizada com alunos do Ensino Médio de um colégio estadual localizado em Arraial do Cabo/RJ. Durante o projeto, foram observadas 27 espécies de aves, pertencentes a 10 ordens e 19 famílias diferentes. A avaliação do projeto foi realizada por meio de questionário. Participaram 49 estudantes, dos quais 94% afirmaram ter gostado da atividade; 57% consideraram a atividade como muito boa e 39% como boa.

Recursos tecnológicos para promover e preservar o ensino e a cultura tradicional do povo Xukuru de Ororubá em Pesqueira/PE
Instituição Escola

A etnia Xukuru do Ororubá é uma comunidade indígena localizada em Pesqueira, no agreste de Pernambuco. A resistência dos ensinamentos e da cultura da etnia são suas maiores riquezas; os rituais, as crenças e suas atividades mantêm a ancestralidade e os conhecimentos ativos e hereditários. Este trabalho reflete sobre os recursos tecnológicos para prevenção e promoção do ensino e da cultura tradicional do povo Xukuru do Ororubá. Foram examinados estudos publicados em língua portuguesa nos últimos vinte anos, acessados por meio de bancos de dados eletrônicos. A cultura de um povo e a propagação do ensino tradicional para gerações futuras podem ser conduzidas e ampliadas com os recursos tecnológicos existentes.

O pensamento estudantil sobre racismo estrutural movido por imagens de redes complexas hologramáticas
Instituição Escola e Fotografia

O Brasil foi construído por mãos negras; após tantos séculos de evolução tecnológica e científica no mundo, o negro no Brasil ainda sofre exclusão. O presente trabalho tem o objetivo de decolonizar o pensamento de jovens estudantes do Ensino Médio. Fizemos um ensaio com 113 alunos do Ensino Médio, na faixa etária de 14 a 22 anos, em que lançamos mão do conceito de imagens-pensamento. A análise dos pontos mais fixos da rede complexa concluiu que a cristalização baseada nas imagens analisadas foram: escravidão e racismo; essas palavras tiveram valor semântico no grupo.

O ensino de Ciências: o uso da metodologia por investigação
Formação de Professores

O artigo relata uma oficina de formação continuada para professores com formação em Ciências em Redenção/PA, focada na metodologia ativa de ensino por investigação. A formação envolveu dezesseis professores e incluiu atividades práticas no uso de ferramentas como nuvens de palavras para identificar desafios na implementação de metodologias ativas. Os resultados indicaram recepção positiva, embora a superlotação das salas ainda seja uma barreira. A pesquisa destaca a importância da formação contínua dos professores para o aprimoramento do ensino de Ciências, incentivando a participação ativa e o desenvolvimento de habilidades no ensino-aprendizagem.

A(s) matemática(s) no Currículo Mínimo do Curso Normal em escolas estaduais do Rio de Janeiro
Matemática e Formação de Professores

Este artigo promove uma análise da inserção da disciplina de Matemática no currículo do Curso Normal, particularmente em instituições de ensino estaduais localizadas no Rio de Janeiro. Apesar de as discussões acerca dos currículos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia serem amplamente difundidas, identifica-se uma lacuna significativa nos estudos relacionados ao currículo do Curso Normal, programa de formação de nível médio para professores. Este estudo se propõe a investigar como a Matemática é abordada no currículo e discutir os impactos dessa presença na formação dos professores.