Biblioteca
Filtrar os artigos
Entre contos e tabus: a sexualização infantil em "Pele de asno", de Charles Perrault
Língua Portuguesa e LiteraturaEste artigo tem como objetivo analisar o conto Pele de asno, de Charles Perrault, observando os aspectos de sexualidade que conduzem ao abuso sexual infantil. Considerando seu contexto social e histórico, propomos uma leitura atualizada que destaca o papel da comunidade escolar na identificação e denúncia de situações semelhantes às descritas no conto. Também são apresentados aspectos jurídicos que ampliam a compreensão do tema. Para essa pesquisa qualitativa, utilizamos estudos de Stakonski e Silva, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o dossiê Violência Sexual, além de Castelani e outros autores.
Educação do Campo e Fundeb Permanente em Alegre/ES: desafios contemporâneos para a equidade e justiça social
Política EducacionalEste artigo examina a implementação do Fundeb Permanente na Educação do Campo em Alegre/ES sob a ótica da equidade e da justiça social. Com abordagem qualitativa, que inclui estudo documental, estudo de caso, revisão bibliográfica e entrevistas, a pesquisa revela desafios como infraestrutura precária, falta de recursos pedagógicos, ausência de currículo específico e desconhecimento sobre o Fundeb por parte de educadores e da comunidade. Destaca-se, ainda, o fechamento de 57 escolas rurais entre 2013 e 2024.
A pedagogia do aprender a aprender e a sua relação com as plataformas digitais na educação
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste ensaio discute a relação entre a pedagogia do aprender a aprender e a plataformização do ensino nas redes de Educação Básica. Por meio de uma análise bibliográfica, argumenta-se que essa pedagogia, embora apresente um discurso de autonomia e desenvolvimento de competências, tem contribuído para a inserção de interesses privados na educação pública. Conclui-se que, ao priorizar competências individuais e práticas descontextualizadas, a pedagogia do aprender a aprender fragiliza a formação crítica dos estudantes e favorece a lógica capitalista na educação.
Sequência Fedathi em Estatística Aplicada no Curso Técnico em Administração
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Política EducacionalEste artigo propõe uma intervenção pedagógica para o ensino de Estatística Aplicada no Curso Técnico em Administração, integrando a metodologia da Sequência Fedathi à estratégia de projetos de aprendizagem, com a inserção da linguagem R como ferramenta de aprendizagem. Utilizam-se mapas conceituais como recurso para o design da intervenção, abordagem ainda pouco explorada na literatura. A proposta incorpora estratégias ativas e recursos tecnológicos, como ambientes virtuais de aprendizagem e ferramentas em nuvem, visando ao desenvolvimento de competências analíticas, pensamento crítico e autonomia discente.
A Psicopedagogia baseada em evidências: narrativas de vivências a partir do estágio clínico psicopedagógico
Saúde, Psicologia e Educação Especial e InclusivaO artigo apresenta as vivências do estágio clínico em Psicopedagogia, destacando a importância da adoção de práticas baseadas em evidências para a efetividade das intervenções. Essa abordagem considera fatores cognitivos, emocionais, sociais e pedagógicos e utiliza metodologias como entrevistas diagnósticas, testes psicomotores, atividades lúdicas, tecnologia educacional e terapia assistida. Os resultados indicaram avanços significativos nas habilidades cognitivas, emocionais e sociais dos alunos atendidos, apesar de desafios como a resistência inicial e a escassez de recursos.
Da teoria ao jogo: estratégias de gamificação para o ensino de Inglês
Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraEste artigo explora a gamificação como estratégia pedagógica para o ensino de Língua Inglesa, com foco em sua aplicação prática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando plataformas como Kahoot e Quizizz, a intervenção gamificada contemplou o ensino do verbo to be e do present continuous, promovendo engajamento e melhores resultados de aprendizagem. Fundamentado em teorias de Vygotsky, Csikszentmihalyi e Kapp, o trabalho evidencia os benefícios da gamificação na motivação e na aprendizagem significativa.
A Química do dia a dia mostrada a partir de imagens programadas no Scratch
QuímicaMuitas vezes já se ouviu, e mesmo já se falou: para que serve estudar isso ou aquilo? Na Química é recorrente que se pergunte para que serve seu estudo e onde se aplica. Isso é resultado de aulas descontextualizadas com o mundo real e com o mundo do aluno, mas, por outro lado, a Química está presente em tudo que se conhece. O objetivo deste trabalho foi aproximar o aluno do estudo da Química partindo de exemplos simples e cotidianos que contam a história e evolução da Química e sua inserção em nosso mundo. Trabalhou-se com imagens lúdicas e manipuláveis programadas em Scratch, disponibilizadas em código aberto e acessível para modificações.
Potencialidades do podcast educativo no Ensino Fundamental
ComunicaçãoO uso de podcasts como ferramenta pedagógica no Ensino Fundamental tem se destacado como estratégia inovadora para promover uma aprendizagem mais dinâmica, acessível e personalizada. Este artigo investiga as potencialidades deles na Educação, destacando sua eficácia em engajar os alunos, melhorar a retenção de informações e estimular a aprendizagem autônoma. Os podcasts, ao oferecer conteúdos em formato auditivo, atendem a diferentes estilos de aprendizagem e possibilitam a revisão contínua do material, o que favorece uma maior assimilação dos conceitos abordados.
Jogos e brincadeiras na Educação Infantil: reflexões sobre a prática docente
Educação InfantilO presente estudo tem por objetivo investigar a contribuição dos jogos e brincadeiras para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil em escolas da cidade de Crateús/CE. Tomando por base pesquisa bibliográfica e de campo, é feita uma análise de como essas práticas são utilizadas e de que forma favorecem o desenvolvimento integral das crianças. Fundamentada em autores como Rodrigues, Caroline e Lima, esta pesquisa torna evidente que o jogo e a brincadeira, além de promover aprendizagens significativas, fortalecem a mediação docente e a socialização infantil.
Cine Campus Cedro: uma experiência com cinema no Instituto Federal de Educação do Ceará
Instituição Escola, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política EducacionalEste texto visa resgatar as atividades do projeto Cine Campus Cedro, iniciativa de cinema e educação no espaço do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em um campus no interior do estado entre 2016 e 2024. Seu objetivo principal é sensibilizar os participantes para temas socioculturais por meio de obras cinematográficas. Ao todo, foram exibidos oitenta filmes de vários gêneros e nacionalidades, com média de 40 pessoas por sessão. Cada exibição era seguida de debate conduzido por algum/a professor/a, técnico/a da instituição ou profissional externo.
