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Identidade docente: a formação de professores como requisito imprescindível para a qualidade da educação
Formação de Professores

O presente trabalho busca refletir sobre a importância da formação continuada de professores para a qualidade da educação. A prática docente requer saberes para que o processo pedagógico seja permanentemente significativo. Logo, pensar a formação continuada é pensar na qualidade do ensino, na associação entre teoria e prática, que servirá de subsídio para o exercício crítico, pois a formação é imprescindível para a melhoria da prática docente diante dos desafios existentes na educação.

Igualdade de gênero no ambiente escolar
Direito, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento, Outras Mais Específicas, Política Cultural e Política Educacional

É pela educação que o mundo pode ser transformado. As escolas devem ser refúgio para as crianças, especialmente para aquelas que vivem em cidades e bairros marginalizados, afetados pelas desigualdades sociais. É vital que a comunidade acadêmica realize pesquisas para compreender a escala e o alcance da desigualdade de gênero relacionada ao ambiente escolar e para desenvolver políticas a fim de eliminá-las. Construir a igualdade de gênero na escola é evitar que ocorram processos de discriminação. Nesse contexto buscamos analisar as posturas de meninos e meninas no ambiente escolar e as ações dos educadores e programas que estão sendo desenvolvidos para a discussão de gênero.

Debates decorrentes das “duas culturas”: caminhos para uma educação igualitária por Charles Snow e Zygmunt Bauman
Filosofia, História, História da Educação e Política Educacional

Bauman e Snow, grandes nomes do cenário sociológico internacional, são de grande importância para este trabalho; eles contribuem para que consigamos entender como nos posicionar com relação a esse distanciamento entre as ciências humanas e as exatas. Servirão de aporte teórico, comparando ideias e estudos relacionados a sociedade, cultura e educação.

Archaea: o domínio dos extremos
Biologia e Biociências

A evolução é um processo que envolve o surgimento de novas espécies de organismos; é um tema da filogenia. Uma importante ferramenta que é utilizada na determinação das relações evolutivas são os RNAs ribossomais, justamente por comporem os ribossomos que estão presentes em todas as células.

Docência em Biologia com as ferramentas de autoria na internet
Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O estudo dos conteúdos de Biologia na formação básica é elementar para o entendimento dos processos relacionados à vida em todas as suas formas e à sua interdependência com o ambiente físico. No contexto da aprendizagem sobre Biologia, considerando que as novas gerações já têm contato com aparatos digitais desde a tênue infância, o professor deve realizar o planejamento munido de estratégias compatíveis com essa realidade. Os alunos têm dificuldade de assimilação e aprendizagem por meio de métodos de ensino com recursos tradicionais, uma vez que eles não despertam seu interesse, ao se abster do uso das tecnologias da informação e comunicação presentes do contexto atual. Os professores muitas vezes não conseguem criar tais materiais devido ao desconhecimento das ferramentas para tais fins. O objetivo deste trabalho é verificar o desempenho dos alunos no aprendizado de Citologia após o uso de ferramentas autorais nas aulas de Biologia. Para atingir tal objetivo, foi realizado um estudo de caso em uma escola para avaliar o efeito da aplicação das ferramentas de autoria na internet nas aulas. Os resultados mostram que a média das notas dos alunos aumentaram nas avaliações; além disso, a média das notas da turma participante do projeto mostraram-se maiores do que a da turma não participante.

O xadrez como alternativa pedagógica no âmbito escolar
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho visa investigar as potencialidades do jogo de xadrez no âmbito escolar; foi desenvolvido em uma revisão narrativa dividida em três tópicos: cognitivo, pedagógico e a inserção do xadrez na escola. Foi possível constatar que o xadrez é uma boa ferramenta pedagógica para o professor utilizar, pois é capaz de estimular o raciocínio lógico, a abstração, a socialização e autoestima dos alunos. Para implementá-la no ambiente escolar, é necessário planejamento mais detalhado, pois o professor deve saber a parte técnica para utilizar o jogo pedagogicamente; as turmas precisam estar divididas por nível de habilidade e não por idade.

O papel do profissional de apoio no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física
Educação Especial e Inclusiva

A política de Educação Inclusiva visa atender a diversidade; nessa direção, tem orientado os sistemas de ensino a desenvolver estratégias para oferecer educação com qualidade para todos os alunos. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o papel do profissional de apoio no processo de inclusão escolar de alunos com deficiência física. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica. Identificaram-se pontos relevantes acerca da atuação do profissional de apoio frente ao processo de inclusão escolar desses alunos.

Dificuldades de aprendizagem? A escola do século XIX se arrasta até o século XXI
Antropologia, Filosofia, Sociologia, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

As dificuldades de aprendizagem ganham mais espaço com o passar dos dias e o avanço do conhecimento científico, chamando mais a atenção de pais, professores e profissionais envolvidos na área, devido ao grande número de “diagnósticos” que têm sido fechados. Diante dessa problemática, precisamos avaliar se os casos são fruto de dificuldades de aprendizagem ou de ensinagem. O modelo de escola, as metodologias de ensino e os modelos de sala de aula são praticamente os mesmos desde o século XIX e vêm se arrastando até os dias atuais.

Por que ler Carolina Maria de Jesus: ecos da escrita de si como resistência e protagonismo feminino na literatura brasileira
Artes Plásticas, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

O presente trabalho tem por objetivo discutir a relevância da figura feminina negra como emblema de resistência na literatura brasileira dos anos 1960. Analisa-se, para tanto, alguns aspectos da obra Casa de Alvenaria (1961), de Carolina Maria de Jesus: (a) espaço x tempo; (b) tempo x corpo feminino que escreve; (c) a voz de um eu que se autorrepresenta à borda dos fatos através da escrita autobiográfica. Visa-se demonstrar como o discurso e a ornamentação estética da obra de Carolina Maria de Jesus compõem um cenário de redução de desigualdade na literatura brasileira, na medida em que se constitui por meio de um ato de resistência literária e cultural da autora como mulher negra e favelada.

Violência contra a mulher: relatos e informação
Cidadania e Comportamento

Apesar da Lei Maria da Penha e da ampla divulgação nas mídias, ainda é alarmante a estatística de casos de violência doméstica e familiar. As raízes dessa violência contra a mulher vêm desde a Antiguidade: nos primórdios da humanidade já se estabelecia uma divisão social na qual a mulher era submissa ao homem.