Edição V. 10, Ed. 12 - 06/04/2010

Ser professor!

A educação no Brasil passa por um momento de extrema transformação. Desde os novos teóricos mundiais, com conceitos metodológicos que focalizam o lado humano e insere a pedagogia como processo científico na busca do entendimento das formas do ato de educar, transformando a criança no futuro cidadão, estamos por um lado, quebrando barreiras arcaicas do tradicionalismo que se reveste atualmente de dialógico e que persiste na bagagem metodológica de dogmáticos magísteres, e que acabarão, com o tempo, se convertendo à nova ideologia pedagógica, que vislumbra a gênese de novos paradigmas sócio-educativos em nossa nação. Porém, grandes são as dificuldades enfrentadas na educação pública, que não são previstas ou conjecturadas pela nova pedagogia, pois vivenciar tais situações é uma árdua tarefa unicamente nossa: professores/educadores do ensino fundamental básico, que, diariamente, convivemos com inúmeras adversidades ao processo de ensino-aprendizagem. Tais situações têm como gênese a comunidade, a família, o discente e a política nacional de uma maneira geral (Camêlo, entre outros, 2009).

Leia este artigo

O enigma como desafio: notas sobre “Casa tomada”, de Julio Cortázar, e A menina morta, de Cornélio Penna

Entrevistado por Omar Prego em 1991, Julio Cortázar explica seu conto “Casa tomada” como um pesadelo. "A única diferença entre o sonho e o conto é que, no pesadelo, eu estava sozinho. (...) Mas, de repente, o escritor entrou em ação. Percebi que aquilo não podia ser contado com um personagem só, tinha que vestir (...) o conto com uma situação ambígua, uma situação incestuosa (...) um caso em que o fantástico não é algo que eu comprove fora de mim, mas que vem do meu sonho" (1991, p. 52).

Leia este artigo

No tempo da poesia

O filósofo pensa o Ser, o poeta nomeia o sagrado. Isso um dia foi dito por Martin Heidegger para provavelmente explicar seu interesse especial pela poesia de Hölderlin, Rilke e Trakl - todos filhos de uma mesma linhagem de poesia alemã.

Leia este artigo

Jogo decisivo

Luiz Fernando de Carvalho

Leia este artigo

A importância da doença na vida segundo Nietzsche

Neste texto faço uma reflexão sobre a condição de estar enfermo, com dores e variados desprazeres físicos, e de como que, por meio da experiência com a ocasião de estar doente, é possível que sejam reveladas características humanas fundamentais e desenvolvidas certas habilidades. Trata-se de uma condição em que se pode aprender sobre si mesmo, em que elementos aparecem para a compreensão sobre o sentido da existência no mundo consigo e com os outros, de modo que pretendo afirmar que a presença da doença na vida é imprescindível, até mesmo para que possamos entender melhor e determinar o quanto vale e o que significa estar sadio e as motivações de nossas ações e relações com os outros.

Leia este artigo

Curiofísica

O blog Curiofísica, criado em 2007, tinha o propósito inicial de tratar, obviamente, de Física. Mas deu tão certo que se expandiu e agora trata de diversas ciências. Tal interdisciplinaridade já está presente no próprio perfil dos responsáveis pela manutenção do blog: dois físicos, uma nutricionista, um cientista da computação, uma advogada e uma bióloga. A Física trabalhada no blog, longe de ser um aglomerado de formas ininteligíveis, mostra um universo bem próximo e acessível que faz com que todos entendam não só esta temida disciplina como a química, a medicina, o direito, a tecnologia entre outras. Os exemplos trazidos pelos textos, além de serem de fácil compreensão, acendem nossa curiosidade.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

16/08/24 Sucesso nos rankings de educação

Leia aqui


06/06/24 Cai a diferença das notas de alunos de escolas privadas e públicas no Enem

Leia aqui


29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Conversa Sobre Educação

A série Conversa sobre Educação entrevistou Daniel Salvador, editor chefe da revista eletrônica EAD em Foco, publicada pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj. A publicação tem como principal finalidade difundir a produção acadêmica de pesquisadores da área de Educação a Distância do Brasil e do exterior. A entrevista está disponível no canal Eureka! Cecierj.

Veja aqui

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco